ProModel éuma poderosa ferramenta de simulação para modelar todos os tipos de sistemas de manufatura , abrangendo desde pequenos job shops e células de manufatura atéprodução em grande escala e sistemas de manufatura flexível.

ProModel éum software desenvolvido para Windowscom uma interface gráfica intuitiva.

ProModel permite o trabalho em grupo, possibilitando que diferentes partes do modelo sejam implementadas por diferentes grupos e posteriormente sejam agrupadas em um grande modelo final.

O processo de se executar a modelagem de um sistema usando ProModelcomeça por definir:

Locais:lugar imóvel de processamento ou armazenamento num sistema, para o qual entidadessão movidas para serem armazenadas, processadas ou tomar novo roteiro.

-podem ser simples(comportam apenas uma entidade de cada vez) ou múltiplos (comportam mais de uma entidade simultaneamente).

-podem possuir regras de entrada e saída: as regras de entradasão usadas para selecionar qual a próxima entidade a ser manipulada caso exista mais de uma destas com essa possibilidade, as de saídasão usadas num local de capacidade múltipla para determinar a ordem com que deixarão o mesmo.

Entidades:éum item, como um produto em fabricação, que é processado no modelo.

-elas sofrem operaçõescujos resultados são novas entidades, como reunião, divisão e conversão.

-podem receber atributosque podem ser testados para a tomada de decisão ou para se obter estatísticas específicas.

Atributos:Entidades e locais podem receber atributosde valor inteiro ou real. -são geralmente empregados para representar características das entidades tais como cor, número de vezes que foi retrabalhada, tempo de operação da entidade para locais específicos.

Variáveis:As variáveis são usadas para tomadas de decisão e cálculo de estatísticas. -podem assumir valores reais ou inteiros.

-quando se utiliza um contador,énecessário definir uma variávele vincular o contador a esta.

Processos:a lógica de um processo define qual a operação e o roteamentopara cada tipo de entidade em cada local do sistema.

-Os tempos de operação ou serviço, requisições de recursos, lógicas de processamento, relações de entrada e saída, condições de roteamento e tempos de movimentação podem ser descritos.

-Os tempos de operaçãopodem ser descritos por formas variadas como constantes, distribuições probabilísticas,resultados de funções, valores de atributos, resultados de sub-rotinas, ou por uma expressão contendo uma combinação destas formas.

PROCESSOS click

Recursos:podem ser pessoas, ferramentas, veículos ou qualquer outro objetoque possa ser usado para transportar materiais entre dois locais, realizar uma operação sobre um material em um local, ou realizar manutenção

Chegadas:édefinido o mecanismo de determinação dos momentos em que uma entidade éintroduzida no sistema.

1.Material disponibilizado no site http://www.professores.uff.br/cecilia - “ Pro Model Apostila”

Comentários