Principais remédios homeopáticos

Principais remédios homeopáticos

(Parte 1 de 5)

Os principais remédios homeopáticos

A homeopatia emprega mais de dois mil remédios diferentes, extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais. Conheça aqui os principais e as características de cada um deles.

A relação que se segue descreve os principais remédios homeopáticos e suas características fundamentais. Quando não for possível encontrar um medicamento que apresente exatamente a sintomatologia buscada, pode-se usar aquele que mais se aproxima das características do doente a ser tratada. Nos casos mais complexos, no entanto, é essencial ouvir a opinião de um médico homeopata experiente. Para os casos simples e corriqueiros, como resfriados, gripes, pequenas inflamações, cólicas, etc., pode-se escolher um ou mais remédios e aplicá-los independentemente de um maior aprofundamento na questão da individualização pormenorizada do medicamento.

Aceticum acidum

Profunda anemia com sintomas hidrópicos (retenção anormal de líquido), dificuldade na respiração, vômitos, grande transpiração, inapetência, urina pálida e abundante, sensação alternada de calor. Olheiras profundas e escuras. Grande sensibilidade ao frio, violenta dor no estômago seguida de suores frios na fronte. Sede violenta, insaciável, acompanhada de fraqueza e emagrecimento. Inspiração seguida de tosse.

Aconitum napelus

A angústia mental, a ansiedade, a agitação e o medo da morte são muito característicos. Doentes jovens e sangüíneos (que têm aumento da massa sanguínea), de vida sedentária, mãos quentes e pés frios, com agravação à tarde e à noite. Dores insuportáveis, alternadas ou associadas com entorpecimento e formigamento. Dores de ouvido. Sensação de peso doloroso por trás do esterno. Enfarte. Irregularidade menstrual produzida por medo; mulheres sanguíneas. O primeiro remédio em todas as moléstias agudas precedidas de arrepios e febre.

Actea racemosa

Usado para combater o abordo em mulheres reumáticas; facilita o parto quando tomado alguns dias antes. De modo geral, os principais sintomas que indicam esse remédio são: agitação e dor, com sensação de abrir ou de fechar no cérebro ou na cabeça. Útil em todas as formas de alteração menstrual, lumbago, reumatismo, torcicolo. Indicado para pessoas que falam em demasia, desconfiadas, que sofrem de dor de cabeça ligada à menstruação. Um dos sinais mais típicos é a constante alternância entre problemas de ordem física e psicomentais ou afetivos.

Aesculus hippocastanum

Especialmente eficaz no tratamento de hemorróidas. Prisão de ventre. Sensação de inchaço no reto, a dor se agrava quando a pessoa anda ou se inclina. Moléstias do fígado associados às hemorróidas, com dor mas sem hemorragia.

Agaricus muscaria

Sobressaltos e contrações involuntárias das pálpebras e de vários músculos. Nevralgia facial (como se agulhas de gelo picassem o nervo doente), língua trêmula (prejudicando a fala). Pestanejar nervoso. Perda de sangue pelas fossas nasais. Coceira nervosa no nariz, vermelhidão com comichão ardente dos ouvidos, pés e mãos como se estivessem queimados por geada. Frieira que coçam e ardem demais e erupções da pele. Excitação sexual cerebral, com impotência física.

Agnus castus

Apatia e impotência sexual, em especial dos homens, senilidade precoce nos moços por abusos sexuais, impotência provocada por gonorréias repetidas, neurastenia sexual, idéia de morte próxima. Um remédio importante para torcedura e mau jeito. Falta de leite nas mulheres recém-paridas.

Allium cepa

Coriza com lacrimejamento brando e contínuo, dor de cabeça, opressão na raiz do nariz, espirros, laringite catarral e tosse espasmódica (o doente evita tossir e leva a mão a garganta, parecendo que a tosse vai despedaçá-lo). Dores nevrálgicas como um "fio", nevrite traumática crônica depois de amputação, paralisia facial à esquerda e nevrites pós-operatórias. Eficaz nas feridas dos pés causadas pelo atrito dos sapatos. Poderoso remédio nas cólicas flatulentas das crianças. Agravação à tarde e ao ar quente, melhora ao ar livre e fresco. Cólicas com gases.

Allium sativum

Gripe com ou sem febre, manifestando-se por ataque intenso das vias respiratórias com dor e vermelhidão dos olhos que lacrimejam, corrimento nasal abundante, dores opressivas na raiz do nariz, espirros, tosse, rouquidão, paladar e olfato perdidos. Perturbações devido ao abuso da alimentação e dispepsia (dificuldade de digerir) com fermentação, bronquite crônica com profusa e difícil expectoração mucosa e hálito fétido. Hemoptise (expectoração sanguinolenta), tuberculose pulmonar, dilatação dos brônquios com expectoração fétida e gangrena pulmonar.

Aloë socotrina

Maus efeitos da vida sedentária. Congestão venosa dos órgãos da bacia. Perda de firmeza no esfíncter, hemorróidas com muco, diarréia matutina e flatulenta, precedida de grande ruído intestinal. Fezes mucosas ou gelatinosas precedidas de cólicas que continuam durante a evacuação e cessam logo após. Reto dolorido depois da evacuação, queda do reto nas crianças, incontinência de fezes, mesmo quando estas são bem constituídas. Agravação pela manhã. Piora também com hábitos sedentários, tempo seco e quente, depois de comer ou beber, de pé ou andando. Melhora ao ar livre.

Alumen

Medicamento de grande ação sobre os vasos, constipação do ventre, secura e constrições. Dor no alto da cabeça, como se tivesse um peso, e que melhora apertando a região com a mão. Amígdalas enfartas. Palpitações ao se deitar sobre o lado direito. Desejo violento e ineficaz de evacuar, o reto parece não poder expulsar as fezes, colo do útero endurecido. Glândulas endurecidas. Hemoptises. Hemorragias. Úlceras da pele com a base endurecida. Varizes. Ausência de cabelos ou pêlos no corpo (alopecia).

Alumina silicata

Eficaz nas desordens nervosas crônicas. Dores de cabeça que melhoram com o calor. Entorpecimento dos membros, formigamento ao longo dos nervos. Corizas freqüentes com ulcerações no nariz. Tosse espasmódica. Piora com o ar frio, depois de comer e ficando em pé.

Ambra grisea

Para pessoas nervosas e agitadas, que sofrem de vertigens e têm poucas reação orgânica. Insônia em pessoas franzinas e fracas. Idosos que esquecem as coisas mais simples. Entorpecimento de partes do corpo. Tendência à queda de cabelo e unhas frágeis. Cãibras nas mãos. Sensação de frio na barriga. Tosse espasmódica.

Amyl nitrosum

Desejo de estar ao ar livre. Convulsões como as epitéticas. Batimentos do coração e carótidas. Dificuldade de respirar (dispnéia) e tosse sufocante. Asma, soluço e bocejo. Suores anormais depois da gripe. Cefaléia da menopausa. Ansiedade, como se algo estivesse por acontecer.

Anacardium occidentale

Usado como tônico nos estados de debilidade orgânica ou nervosa, em especial na diabetes insípida. Anafrodisia (falta de apetite sexual) e vermes intestinais.

Anacardium orientale

Desconfiança. Grande alívio depois de comer. Debilidade senil e de origem sexual. Perda da memória, especialmente nos velhos esgotados. Delírio religioso com preocupação de salvar a própria alma. Duas vontades opostas. Ofende-se facilmente. Insônia do alcoolismo. Mau hálito. Dor no estômago. Evacuação difícil mesmo para fezes moles.

Antimonium crudum

Agravação pela água fria, interna ou externamente. Caracterizado por uma língua revestida de camada espessa e branca como leite (saburra). Extrema irritabilidade e enfado. Sono durante o dia. Remédio clássico dos problemas gástricos simples. Muitos gases depois de comer. O cheiro de comida provoca náuseas. A criança vomita o leite coalhado e logo sente fome. Reumatismo que torna a planta dos pés muito sensível, unhas fendidas e quebradiças. Rachaduras nos cantos da boca, com crostas e sangramento. Diarréia aguda. Hemorróidas que emanam um muco semelhante à claro de ovo. Erupções nos órgãos genitais.

Antimonium tartaricum

Acúmulo excessivo de mucosidade no peito, com expectoração difícil e insuficiente. Opressão. Dispnéia. Suores frios. Face pálida ou azulada. Grande sonolência. Bronquite e asma pulmonar. Face coberta de suor frio. É um remédio valioso para a forma catarral das asmas, lumbago e fotofobia (horror a luz). Peso no cóccix. Pode ser dado na varíola desde o começo.

Apis mellifica

É o grande remédio para os edemas (inchações pálidas e cor de cera) sem inflamação. Dores picantes que pioram com o calor.

Argentum metallicum

Vertigem com sensação de estar envenenado, vertigem ao ver a água correr. Dores de cabeça que aumentam lentamente e desaparecem de repente. Remédio das cartilagens. Emissões de esperma sem ereção.

Argentum nitricum

Indicado para crianças secas e enrugadas como idosos. Dor de cabeça profunda ou que incide num dos lados da cabeça (hemicrania). Sensação de dilatação em alguma parte do corpo. Sensação de cabeça muito avolumada. Medo de andar só. Fotofobia. Medo de lugares muito freqüentados. Melancolia e depressão mental. Tremor em todo o corpo. Hipocondria. Neurastenia.

Arnica montana

É o grande remédio das machucaduras e contusões ou dos maus efeitos de pancadas ou quedas antigas, seja na cabeça ou em qualquer parte do corpo. Nos casos agudos, usada em baixas dinamizações, é útil para uso imediato nas dores por contusão ou pancada. Como medicamento de fundo, é indicado quando a pessoa sente alívio ao ficar recostada e com a cabeça baixa; tudo parece piorar à noite, tanto os sintomas físicos como os mentais ou emocionais. Muito útil no tratamento das dores pós-cirúrgicas, na apoplexia (hemorragia, trombose ou embolia cerebral) e nas hemorragias pulmonares.

Arsenicum album

Periodicidade dos sintomas. Grande prostração agravada pelo frio e pelo repouso. Inquietação e angústia. Malignidade. Pele seca e escamosa, com herpes ou qualquer dermatose. Prurido ardente e violento agravado à noite, provocando dor de agulhas quentes. Psoríase (doença que provoca erupções avermelhadas na pele, em forma de disco e com escamas prateadas), pitiríase (diversas dermatoses que provocam escamas que se esfarelam), urticária e eczema. Lábios secos. Lacrimejamento ardente. Sede freqüente de pequenas quantidades de água. Hidropisias com grande sede. Pleurisia.

Asa foetida

Pessoas fracas e nervosas. Leite escasso nas mães. Úlceras profundas com pus ralo e fétido. Extrema sensibilidade ao toque. Grande acúmulo de gases no estômago e nos intestinos, oprimindo a respiração. Pulsação na boca do estômago.

Aurum iodatum

Paralisia parcial de nervos ou músculos. Espasmo da laringe. Afecções valvulares. Arteriosclerose. Pericardite crônica. Quistos no ovário.

Aurum metallicum

Sentimento de indignação e desespero. Melancolia com tendência ao suicídio, desgosto com a vida. Crianças apáticas, inertes de fraca memória. Mau hálito. Dor de cabeça mais forte à noite. Psicastenia (afecção mental caracterizada por depressão, ansiedade, tendência a manias e perda do sentido de realidade). Arteriosclerose com dores noturnas atrás do esterno. Atrofia dos testículos em rapazes. Puberdade retardada. Deslocamento da retina.

Bacillinum

Extrema facilidade em resfriar-se. Emagrecimento rápido e notável, apesar de comer bem. Tristeza e irritabilidade nervosa. Grande fraqueza e suores noturnos. Eczema da borda da pálpebra.

Baptisia tinctoria

Grande prostração. Todas as exalações e excreções são fétidas. Ar triste e embrutecimento da face. Depressão mental. Incapacidade de pensar. Calafrios, dores pelo corpo e iritabilidade nervosa. Distração mental ao responder uma pergunta. Intolerância à pressão.

Barium carbonicum

Aversão pelos desconhecidos. Sonolência durante o dia. Perda de memória. Resfriados. Crescimento mental e físico atrasados. Feridas com cicatrização lenta. Crianças prematuramente envelhecidas e adultos infatilizados. Espasmos do esôfago. Ingurgitamentos e hipertrofias amigdalite aguda.

Barium muriaticum

Grande remédio de velhice. Arteriosclerose. Resfriados constantes e sensibilidade ao frio. Fraqueza mental. Indicado para todas as formas de mania em que há excessivos desejo sexual: ninfomania, satiríase (excitação sexual masculina mórbida). Otite média supurada ou não.

Belladona

Medicamento de efeito violentos, que produz sintomas agudos e repentinos. Dores e congestão com batidas visíveis dos vasos sanguíneos, calor ardente, sentidos muito aguçados, hipersensibilidade com intolerância à luz. O tipo Belladona é muito sensível, avermelhado, com tendência a engordar, às inflamações, à hipertrofia do útero, às doenças da bexiga, dos olhos, do cérebro, às hemorragias (principalmente nasais), convulsões e nevralgias. Febres fortes com pouco ou nenhum suor, mas com tez avermelhada.

Berberis vulgaris

Cabeça como que aumentada de volume. Dores irradiantes. Dores renais dilacerantes prolongandose pelos ureteres até a bexiga e uretra, cordões e coxas. Urina amarela, abundante e turva com depósito esbranquiçado ou avermelhado. Cólicas nefríticas ou cálculos biliares. Cólicas hepáticas. Hemorróidas com ardor e coceira no ânus após evacuar.

Blatta orientalis

Indicada em casos de asma crônica com crises freqüentes. Em altas dinamizações tem grande efeito como dissensibilizante em casos de alergias respiratórias. Bom remédio para a bronquite e a asma. Também aplicado na tosse que acompanha estes casos.

Borax

Pessoas excessivamente sensíveis aos ruídos. Medo ao descer ou ao executar movimentos de descida (escadas, cavalo, saltos, etc.). Sintomas psíquicos com alternância de choro e riso. Assim como a Actea racemosa, favorece o parto, podendo ser usado em conjunto com esta última. Recomendado para os casos de secreções que provocam sensação de água quente correndo, em especial nos corrimentos vaginais albuminosos abundantes. Regras muito dolorosas e profusas. Dores no seio que não está amamentado com nervosismo acentuado.

Bovista

Um dos principais sintomas deste remédio é a sensação de enorme aumento do volume da cabeça. Útil nas hemorragias uterinas congestivas e resquícios de sangue entre os períodos menstruais. Recomendado para os casos de urticária determinados por superexcitação nervosa e nas impigens. Os sintomas de Bovista pioram à noite ou de madrugada.

Bromum

Pessoas de constituição delicada, cabelos loiros, pele branca e olhos de cor azul-clara. Tumores duros. Paratidite (inflamação das parótidas, glândulas salivares localizadas abaixo e adiante de cada orelha), principalmente da parótida esquerda. Adenite (inflamação do gânglio linfático). Cancro nos seios. Amigdalites e bócio. Orquite (inflamação dos testículos). Alucinação, em especial no escuro. Coqueluche, com tosse seca e rouca. Vertigem congestiva com ansiedade mental, aliviada por perda de sangue pelas fossas nasais. Fisometria (emissão de gases pela vagina).

Bryonia alba

Agravação por qualquer movimento e alívio pelo absoluto repouso mental e físico. Respiração curta e acelerada. Tosse com dores no peito abalando a cabeça e partes do corpo. Face vermelha e quente. Escarros sanguíneos ou cor de tijolo. Necessidade de respirar longa e profundamente. Pneumonia. Muita sede. Catarro seco. Constipação sem vontade de evacuar, fezes secas e duras. Diarréia matutina. Profilático e curativo para o sarampo. Cabelos muito oleosos. Pessoas morenas de aspecto belicoso, facilmente irritável, robusta, mas com tendência a emagrecer. Caráter irascível e colérico. Dores agudas, lancinantes, atacando mais o lado direito do corpo.

(Parte 1 de 5)

Comentários