Power Point 2007 e 2010

Power Point 2007 e 2010

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INTRODUÇÃO Programa utilizado para criação e apresentações de Slides. Para iniciá-lo basta clicar no botão Iniciar da barra de tarefas do Windows, apontar para Todos os TELA DO POWERPOINT ELEMENTOS DA TELA DO POWERPOINT 1 – Botão do Microsoft Office Ele substitui o menu Arquivo (versões anteriores) e está localizado no canto superior esquerdo do programa. Ao clicar no Botão do Microsoft Office , serão exibidos comandos básicos: Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.

Programas, selecionar Microsoft Office e clicar em Microsoft Office PowerPoint 2007. Ou Microsoft Office PowerPoint 2010.

2 – Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Localiza-se no canto superior esquerdo ao lado do Botão do Microsoft Office (local padrão), é personalizável e contém um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento.

É possível adicionar botões que representam comandos à barra e mover a barra de um dos dois locais possíveis.

3 – Barra de Título

Exibe o nome do programa ( Microsoft PowerPoint) e, também exibe o nome do documento ativo.

4 – Botões de Comando da Janela

Acionando esses botões, é possível minimizar, maximizar e restaurar a janela do programa PowerPoint.

5 – Faixa de Opções

A Faixa de Opções é usada para localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa. Os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como gravação ou disposição de uma página. Para diminuir a desorganização, algumas guias são exibidas somente quando necessário. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente é exibida quando uma imagem é selecionada.

1) Guias 2) Os grupos em cada guia dividem a tarefa em subtarefas. 3) Os botões de comando em cada grupo executam um comando ou exibem um menu de comandos.

6 – Painel de Anotações Nele é possível digitar as anotações que se deseja incluir em um slide.

7 – Barra de Status

Exibe várias informações úteis na confecção dos slides, entre elas: o número de slides; tema e idioma.

8 – Nível de Zoom Clicar para ajustar o nível de zoom.

CRIAR APRESENTAÇÕES Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2007 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados. Para iniciar uma nova apresentação basta clicar no Botão do Microsoft Office, e em seguida clicar em Novo . Então escolher um modelo para a apresentação (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Office Online). Depois de escolhido o modelo clicar em Criar. CRIAR APRESENTAÇÕES Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2007 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados. Para iniciar uma nova apresentação basta clicar no Botão do Microsoft Office, e em seguida clicar em Novo . Então escolher um modelo para a apresentação (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Office Online). Depois de escolhido o modelo clicar em Criar.

SELECIONAR SLIDE Para selecionar um slide, basta clicar na guia Slide no painel à esquerda. LAYOUT

Para alterar o Layout do slide selecionado, basta clicar na Guia Início e depois no botão Layout, escolha o layout desejado clicando sobre ele.

INSERIR TEXTO Antes de inserir o primeiro texto é necessário conhecer a aplicação de algumas teclas: BARRA DE ESPAÇOS Permite a inserção de espaços em branco. SHIFT Só funciona quando pressionada simultaneamente com outra tecla. Serve para fazer letras maiúsculas e acessar a segunda função da tecla, por exemplo: para digitar o sinal “@”, deve-se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e 2. DEL ou DELETE Apaga os caracteres que estão à direita do ponto de inserção. BACKSPACE Apaga os caracteres que estão à esquerda do ponto de inserção. ← → ↑ ↓ Movimentam o ponto de inserção (cursor) pelo texto. ENTER Cria uma nova linha. CAPS LOCK Trava as maiúsculas. Todas as letras digitadas aparecerão em caixa alta. Para fazer a acentuação, deve-se digitar a tecla de acento e depois a letra a ser acentuada. Quando a tecla correspondente ao acento for pressionada, não sairá nada na tela; só depois que for digitada a letra é que ela aparecerá acentuada. INSERIR TEXTO Antes de inserir o primeiro texto é necessário conhecer a aplicação de algumas teclas: BARRA DE ESPAÇOS Permite a inserção de espaços em branco. SHIFT Só funciona quando pressionada simultaneamente com outra tecla. Serve para fazer letras maiúsculas e acessar a segunda função da tecla, por exemplo: para digitar o sinal “@”, deve-se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e 2. DEL ou DELETE Apaga os caracteres que estão à direita do ponto de inserção. BACKSPACE Apaga os caracteres que estão à esquerda do ponto de inserção. ← → ↑ ↓ Movimentam o ponto de inserção (cursor) pelo texto. ENTER Cria uma nova linha. CAPS LOCK Trava as maiúsculas. Todas as letras digitadas aparecerão em caixa alta. Para fazer a acentuação, deve-se digitar a tecla de acento e depois a letra a ser acentuada. Quando a tecla correspondente ao acento for pressionada, não sairá nada na tela; só depois que for digitada a letra é que ela aparecerá acentuada.

Para inserir um texto no slide clicar com o botão esquerdo do mouse no retângulo (Clique para adicionar um título), após clicar o ponto de inserção (cursor será exibido).

Então basta começar a digitar.

FORMATAR TEXTO Para alterar um texto, é necessário primeiro selecioná-lo. Para selecionar um texto ou palavra, basta clicar com o botão esquerdo sobre o ponto em que se deseja iniciar a seleção e manter o botão pressionado, arrastar o mouse até o ponto desejado e soltar o botão esquerdo. Com o texto selecionado basta clicar nos botões para fazer as alterações desejadas:

1 – Fonte Altera o tipo de fonte

2 – Tamanho da fonte Altera o tamanho da fonte

3 – Negrito

Aplica negrito ao texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+N.

4 – Itálico

Aplica Itálico ao texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+I.

5 – Sublinhado

Sublinha o texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+S.

6 – Tachado Desenha uma linha no meio do texto selecionado.

7 – Sombra de Texto Adiciona uma sombra atrás do texto selecionado para destacá-lo no slide.

8 – Espaçamento entre Caracteres Ajusta o espaçamento entre caracteres.

9 – Maiúsculas e Minúsculas

Altera todo o texto selecionado para MAIÚSCULAS, minúsculas, ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas.

10 – Cor da Fonte Altera a cor da fonte.

1 – Alinhar Texto à Esquerda

Alinha o texto à esquerda. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+Q.

12 – Centralizar Centraliza o texto. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+E.

13 – Alinhar Texto à Direita

Alinha o texto à direita. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+G.

14 – Justificar

Alinha o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme o necessário, promovendo uma aparência organizada nas laterais esquerda e direita da página.

15 – Colunas Divide o texto em duas ou mais colunas.

INSERIR SÍMBOLOS ESPECIAIS Além dos caracteres que aparecem no teclado, é possível inserir no slide vários caracteres e símbolos especiais. 1. Posicionar o cursor no local que se deseja inserir o símbolo.

2. Acionar a guia Inserir. 3. Clicar no botão Símbolo.

4. Selecionar o símbolo. 5. Clicar em Inserir e em seguida Fechar.

MARCADORES E NUMERÇÃO Com a guia Início acionada, clicar no botão , para criar parágrafos com marcadores. Para escolher o tipo de marcador clicar na seta. Com a guia Início acionada, clicar no botão , para iniciar uma lista numerada. Para escolher diferentes formatos de numeração clicar na seta.

INSERIR NOVO SLIDE Para inserir um novo slide acionar a guia Início e clicar no botão . Depois clicar no layout desejado. EXCLUIR SLIDE Para excluir um slide basta selecioná-lo e depois clicar no botão , localizado na guia Início. LIMPAR FORMATAÇÃO Para limpar toda a formatação de um texto basta selecioná-lo e clicar no botão , localizado na guia Início.

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