(Parte 1 de 2)

1 Conceito Os diversos conceitos de relatório sempre têm em vista o relato oral ou exposição escrita e a relação dos principais fatos colhidos por comissão ou pessoa encarregada de estudar determinado tema. Relatório é, pois, a narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou.

Pode ser acompanhado de estatísticas, gráficos, tabelas, etc. Sua linguagem deve ser clara, objetiva e simples.

2 Estrutura 2.1 Capa Tanto quanto a folha de rosto, é idêntica à capa da monografia. Deve conter:

• Nome do autor.

• Título.

• Local e data. Relatórios curtos dispensam a capa e o sumário (Veja o modelo no item 3)

2.2 Folha de rosto

Deve conter os mesmos dados da capa, acrescidos da informação, no terço interior, à direita da folha, sobre a natureza do trabalho (relatório), objetivo (avaliação provisória ou aprovação em disciplina), nome da disciplina e da instituição.

Na linha seguinte do mesmo local dos dados acima, deve constar o nome do orientador, que, às vezes, é o próprio professor da disciplina que solicitou o relatório. (Modelo no subitem 3.2)

2.3 Seções

São adequadas às necessidades do fato a ser relatado; varia, portanto, sua forma. A maioria dos relatórios possui as seguintes seções: 1ª) sumário 2ª) introdução 3ª) corpo 4ª) conclusões

5ª) recomendações; 6ª) referências bibliográficas 7ª) anexos

Sumário

Relaciona capítulos e demais partes do relatório, como na monografia (títulos, subtítulos, etc.).

A paginação conta a partir da folha de rosto, mas só é numerada a partir da introdução. Dispensado nos relatórios curtos.

Introdução

Delimitação do tema, objetivo geral e objetivos específicos. Justificativa (motivos do trabalho). Também chamada de apresentação, faz referência à disposição legal ou à ordem superior que deu origem ao relatório e faz breve menção ao assunto que vai ser relatado. A finalidade é enunciar o propósito do relatório. Descrever para o leitor a finalidade do relatório.

Corpo Parte na qual são descritos os fatos e pormenores. Deve indicar: a) data; b) local; c) processo ou método adotado na apuração; d) discussão, apuração e julgamento dos fatos, conteúdos pesquisados; e) interpretação dos resultados: informar se os objetivos do trabalho foram ou não atingidos e como e por que isso ocorre.

Conclusões

Devem referir-se às informações apresentadas. Evidenciar as conquistas alcançadas com o trabalho; indicar as limitações e sucessos do mesmo.

Recomendações

Fundamentadas nas conclusões. Devem oferecer soluções aos problemas expostos anteriormente, caso a finalidade seja essa. Essas recomendações (ou sugestões) devem ser, como o próprio relatório, concisas, práticas e objetivas.

Referências bibliográficas Observar as normas técnicas atualizadas da ABNT.

Anexos

São documentos ou informações como gráficos, tabelas, estatísticas que complementem os assuntos relatados ou mesmo comprovem as afirmações do relatório, mas que não sejam imediatamente necessárias ao corpo do relatório.

3 Modelo de relatório 3.1 Capa

Obs.: todos os dados da capa devem ser no tamanho 16 ou 18, nas fontes times new roman ou arial, e centralizados. O título do trabalho deve ficar no terço posterior da capa. Esses mesmos dados, acrescidos da apresentação, abaixo do título, constam da folha de rosto.

3cm

INSTITUTO
3cm2cm
RELATÓRIO

(centralizado)

3.2 Folha de rosto

Centralizar e usar letra tamanho 16

Centralizar ou alinhar à direita e usar letra tamanho 10 ou 12

Obs.: O tamanho das letras, assim como ocorre com as da capa, pode ser 16 ou 18, padronizadas com as dela; 2) a apresentação abaixo do título pode ser alinhada à direita e com letras no tamanho 10 ou 12, como exemplo abaixo.

Centralizar e usar letra tamanho 16

Centralizar ou alinhar à direita e usar letra tamanho 10 ou 12

3cm SEBASTIÃO DA SILVA RODRIGUES

3cm2cm
RELATÓRIO

(centralizado)

Relatório das atividades de pesquisa e exposição em aula exigido como requisito parcial à aprovação na disciplina Comunicação Oral e Escrita, do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal

Rural da Amazônia (UFRA). Orientadora: professora Cíntia Cardoso

3cm SEBASTIÃO DA SILVA RODRIGUES

3cm2cm
RELATÓRIO

(centralizado)

Relatório das atividades de pesquisa e exposição em aula exigido como requisito parcial à aprovação na disciplina Comunicação Oral e Escrita, do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Orientadora: professora Cíntia Cardoso

Ilustríssimo Sr
Honrados com a designação de V. Sa. para integrarmos a Comissão de, incumbida de apurar
os fatos observados na visita a, no período de ..., após a conclusão dos trabalhos, apresentamos-lhe o

3.3 Relatório simplificado (Introdução ou apresentação) presente relatório (apresentação e sumário).

(Corpo do relatório)

4 Sugerimos _ (recomendações)

1 _ (título do item) _ (exposição do assunto) 1.1 _ (título do subitem) _ (desenvolvimento do assunto) 2 _ (título do item) _ (exposição do assunto) 3 Conclusão Ante o exposto, concluímos que _ (considerações finais) Atenciosamente,

Belém, _ dede 20__.

Nome/cargo/assinatura

Observações: 1) Em página à parte, apresentar as referências, conforme normas da ABNT. 2) Se houver anexos, os mesmos deverão ser acrescentados após as referências e constarão do sumário dos relatórios mais extensos. 3) Todas as expressões entre parênteses constantes do presente modelo servem apenas para orientação do trabalho. Não devem, pois, ser escritas no corpo do mesmo. 4) As formas usuais de cortesia para o fecho do relatório simplificado são as normas do ofício.

Emprega-se o tratamento “Atenciosamente” para as pessoas em geral e “Respeitosamente” para as altas autoridades ou superiores.

Referência

OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 5. ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2008.

(Parte 1 de 2)

Comentários