Projeto de Software

Projeto de Software

(Parte 1 de 3)

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

Trabalho de Engenharia de Software

Trabalho de Engenharia de Software2

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

Índice

Parte IIntrodução4

61 Problema abordado
62 Análise do problema/negócio
63 Especificação de requisitos
64 Requisitos funcionais e não-funcionais

Parte IIRequisitos de software6

81 Diagrama de caso de Uso
102 Diagrama de sequência
103 Diagrama de banco de dados
114 Diagrama de classes

Parte IIIDesenho (projeto) de software8

141 Como está agrupado o código referente ao projeto
142 Padrão de documentação

Parte IVImplementação de software14

161 Teste de software

Parte VTeste de software16

Parte VIAspectos gerencias de desenvolvimento de software 18

18
1Ferramentas utilizadas (IDEs, compiladores,) no

desenvolvimento do projeto

192 Descrição desenvolvimento das atividades
211 Tela Inicial
212 Consultar projeto
223 Seleção de tipo de informação
224 Necessidade do cliente
235 Requisitos dos clientes
246 Normas requisitos projeto
257 Consultar influência no projeto
268 Consultar influência no projeto (Todos Requisitos)

Parte I Parte I

Trabalho de Engenharia de Software4

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

1 Introdução

Este trabalho faz parte da disciplina de Engenharia de Software ministrado pelo professor Carlos Michel Betemps.

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma aplicação prática, dos assuntos abordado em sala de aula. Pelo qual desenvolvemos uma ferramenta de auxílio de projeto de cabines de tratores, neste se trata de um aplicativo para consulta das informações cadastradas na base de dados, onde todo o relacionamento das tabelas do banco de dados já foram definidas necessitando a consulta das informações cadastrada e sua impressão na tela do usuário.

Parte I Parte I

Trabalho de Engenharia de Software6

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

2Requisitos de software

Nesta seção está especificado os requisitos de software. 2.1 Problema abordado

Diante do atual processo de evolução das máquinas agrícolas, impulsionada em grande parte pela agricultura de precisão, os postos de operação vem empregando alta tecnologia. Em meio a este contexto, o modo como estas informações estão sendo disponibilizadas ao usuário, em conjunto com as características ergonômicas e de segurança no projeto de cabines, tornam-se aspectos importantes a serem averiguados, visto a quantidade de fatores envolvidos e as incompatibilidades encontradas.

Esta ferramenta é possível realizar consulta de informações. Para consulta dos dados fez-se o uso do servidor (Mysql), que com essa arquitetura foi possível criar uma interface de consulta. O software baseia-se em uma metodologia de projeto do produto específica para cabines, ainda, e abrange três fases, a de planejamento, projeto informacional e projeto conceitual, compostas por diversas atividades e ferramentas como, o Diagrama de Mudge, Matriz da Casa da Qualidade, Matriz Morfológica, entre outras. Os procedimentos, compostos por uma série de relacionamentos, são executados através de scripts em MySQL.

2.2Análise do problema/negócio

No problema encontrado os projetistas de cabines de máquinas agrícolas necessitavam de uma aplicação, para consulta on-line dos dados no banco de dados, referente ao projetos de cabines de máquinas agrícolas. Essa forma de consulta via web auxilia a praticidade de acesso das informações já cadastrada no banco de dados.

2.3Especificação de requisitos

As especificações do requisitos do projetos são: consultar projeto, consultar necessidade dos clientes, consultar requisito do cliente, consultar normas requisito de projeto, consultar requisitos de projeto.

2.4Requisitos funcionais e não-funcionais

Requisitos funcionais: consulta, gerar relatórios e impressão dos relatórios.

Requisitos não funcionais: fácil acesso, manuseio, segurança nas informações, estabilidade, alta performance .

Parte I Parte I

Trabalho de Engenharia de Software8

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

3Desenho (projeto) de software

Desenho referente ao diagrama do software que são: diagrama de caso de uso, diagrama de seguência, diagrama de banco de dados e diagrama de classe.

3.1Diagrama de caso de Uso

Segundo Bezerra (2007, p. 53), “o modelo de caso de uso é a representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele”. Este modelo é parte integrante da especificação de requisitos. Na verdade, o modelo de Caso de Uso molda os requisitos funcionais do sistema. Esse diagrama foi idealizado pelo engenheiro de software sueco, Ivar Jacobson na década de 1970, enquanto trabalhava no desenvolvimento de um sistema na empresa Ericson. Esse diagrama, embora usado com bastante intensidade nas etapas iniciais do processo de desenvolvimento de software, permeia praticamente todo esse processo, nesse sentido FOWLER (2000) relata que os diagramas de Caso de Uso dirigem todo o processo de desenvolvimento, eles fornecem a base da comunicação entre clientes e desenvolvedores no planejamento do projeto.

Segue o diagrama de caso de uso do projeto elaborado.

Desenho (projeto) de software9

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves Figura 1 - Diagrama de Caso de Uso

Trabalho de Engenharia de Software10

© 2012 Gledson Leite Leal, Melissa Simões, Rafael Martins Alves, Rodrigo Martins Alves

3.2Diagrama de sequência

Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objectos) num programa de computador. Como um projecto pode ter uma grande quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa informação de uma forma simples e lógica.

Segue o diagram de sequência do projeto desenvolvido.

Figura 2 - Diagrama de sequência 3.3Diagrama de banco de dados

Através deste diagrama poderemos representar, de forma sucinta e bem estruturada, todos os elementos essenciais abstraídos no processo de análise de sistemas. Denominamos entidade (retângulo) estes elementos. Atribuímos a cada entidade definida atributos pertinentes ao sistema. Desta forma, podemos definir conceitualmente que representaremos como entidades aqueles elementos no qual gostaríamos de armazenar dados – que por sua vez, são representados pelos atributos. Através do relacionamento (losango) representaremos o tipo de relação existente entre as entidades.

Desenho (projeto) de software11

(Parte 1 de 3)

Comentários