Guia Pratico sobre Uso e Dependencia de Drogas

Guia Pratico sobre Uso e Dependencia de Drogas

(Parte 6 de 6)

Os problemas relacionados ao consumo do álcool só podem ser comparados aqueles causados pelo consumo do tabaco e pela prática de sexo sem proteção1. As complicações relacionadas ao consumo de

20518001 miolo 01.06.06 08:39 Page 48 álcool não estão necessariamente relacionadas ao uso crônico2. Intoxicações agudas, além de trazerem riscos diretos à saúde, deixam os indivíduos mais propensos a acidentes3. Desse modo, os problemas relacionados ao consumo de álcool podem acometer indivíduos de todas as idades. Eles devem ser investigados por todos os profissionais de saúde, em todos os pacientes. O diagnóstico precoce melhora o prognóstico entre esses indivíduos4. Aqueles que possuem um padrão nocivo de consumo devem ser motivados para a abstinência ou a adoção de padrões mais razoáveis de consumo. Para aqueles que possuem diagnóstico de dependência de álcool, o encaminhamento para um serviço de tratamento especializado deve ser recomendada.

que recebe maior atenção dos pesquisadores5Muitas

características, tais como gênero, etnia, idade, ocupação, grau de instrução e estado civil, podem influenciar o uso nocivo de álcool, bem como o desenvolvimento da dependência ao álcool6. Aincidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres7. O mesmo se repete entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, declinando com a idade8.

Os dados citados acima estão em consonância com pesquisas conduzidas no Brasil: o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas9. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) entre estudantes do 1°e 2°graus de 10 capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre esses, 50%

Há algumas considerações acerca do consumo de álcool que merecem atenção da prática clínica diária (quadro 1). Para que sejam contempladas, faz-se necessário a implementação de procedimentos de avaliação e triagem por profissionais de saúdedirigidas ao uso, abuso e dependência álcool.

49GUIA PRÁTICO •

20518001 miolo 01.06.06 08:39 Page 49

(Parte 6 de 6)

Comentários