Notas de Fenômenos de Transporte

Notas de Fenômenos de Transporte

Prof. André Vitor BonoraFACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Introdução

O estudo em Fenômenos de Transporte (FT) faz parte dos currículos básicos profissionalizantes dos cursos de Engenharia e de diversos outros cursos, como Metereologia, Oceanografia, Aeronáutica, Metalurgia, Siderurgia, Agronomia, entre outros.

É de fundamental importância que o aluno, aqui sempre tratado como futuro engenheiro, esteja sempre preparado a aplicar os conhecimentos estudados em FT nas mais diversas situações do cotidiano, como será mostrado no início desta apostila, no capítulo 1, onde se fará uma pequena introdução à FT, bem como se revisar os conhecimentos básicos de cálculo numérico e equações diferenciais.

Além disto, com o intuito de evidenciar os imensos esforços despendidos pelos mais renomados cientistas que, ao longo de muitos séculos, deram sua contribuição para que FT possa cada vez mais ser conhecida e aplicada, esta apostila faz uma justa homenagem a estes grandes personagens da nossa história, publicando seus nomes e suas fotos, onde forem devidamente citados.

Não se pode deixar de agradecer as prestimosas contribuições de várias pessoas que, ao longo de vários anos de companheirismo e dedicação, auxiliaram o autor desta apostila para que a mesma fosse devidamente elaborada, para o benefício dos futuros engenheiros, alunos dos cursos de Engenharia desta faculdade. Entre estas pessoas destacam-se o prof. José Alberto Deluno, digníssimo diretor desta faculdade, o prof. Dr. Carlos Alberto Gasparetto, digníssimo coordenador do curso de Eng. Mecânica desta faculdade, o prof. Dr. José Antonio

Prof. André Vitor BonoraFACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba

de Milito, digníssimo coordenador do curso de Eng. Civil desta faculdade, o prof. Msc. Arlindo Garcia Filho, digníssimo coordenador do curso de Eng. Elétrica desta faculdade, a profa . Dra. Andréa Lúcia Braga Vieira Rodrigues, digníssima coordenadora do curso de Eng. da Computação desta faculdade e os alunos Danielle Momberg França e Alex Seiji Shiguemoto, do curso de Eng. Civil, digníssimos monitores da cátedra de FT no período 2005 – 2006.

Comentários