Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Informática

Apresentação no Incitel do Artigo Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia Uma Análise de Currículo

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2012

Compartilhado em 23/11/2012

wellington-cassio-faria-8
wellington-cassio-faria-8 🇧🇷

4.5

(37)

129 documentos

1 / 19

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Informática, somente na Docsity! Luiz Felipe Simões de Godoy Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel luizfelipe@inatel.br Wellington Cássio Faria Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel wellingtonf@gec.inatel.br “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Introdução: Cálculo I Criação de uma cultura no meio acadêmico que o insucesso dos alunos na disciplina é um fato natural. A reprovação nos primeiros períodos de engenharia tem se tornado uma rotina. Banalização do processo de ensino e aprendizagem. Cenário: Metodologia: Entrevistas com Professores Estas entrevistas tiveram o intuito de aproximar os conhecimentos ensinados em Cálculo de suas aplicações nas disciplinas avaliadas. Disciplinas dependentes do Conteúdo de Cálculo I. Análise das ementas das disciplinas do curso, destacando aquelas disciplinas que contemplam aplicações do Cálculo. Conteúdos de Cálculo I Revisão do projeto pedagógico do curso de Engenharia Elétrica, extraindo a ementa e cronograma de assuntos ministrados na disciplina Cálculo I. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Análise do Plano Pedagógico: Conteúdos de Calculo I Funções Limites Derivadas Ordinárias Integrais Simples “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Análise das Disciplinas que contemplam Calculo I: Disciplinas dependentes do Conteúdo de Cálculo I. NB 207 - Física I NB 002 - Cálculo II NP 201 - Circuitos Elétricos I NB 003 - Cálculo III NB 208 - Física II NP 202 - Eletrônica Analógica I NB 209 – Física III NP 007 - Sinais e Sistemas NB 006 - Probabilidade e Estatística EE 201 - Circuitos Elétricos II NP 006 - Eletromagnetismo NP 004 - Controle de Sistemas Dinâmicos 21 Disciplinas EE 007 - Processos Estocásticos EE 210 - Sistemas de Comunicações II EE 205 - Linhas de Transmissão e Micro-ondas EE 015 - Comunicações EE 206 - Antenas e Propagação EE 014 - Comunicações Ópticas EE 011 - Sistemas de Comunicações III EE 012 - Sistemas de Radioenlace Digital EE 013 - Sistemas de Radiodifusão Digital “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Análise Das Entrevistas: Professores de disciplinas avaliadas. Maiores dificuldade dos alunos na aplicação do Cálculo. Detectar elementos que podem ser aperfeiçoados, acrescentados ou suprimidos na disciplina Cálculo I. Professores de Cálculo I. Prioridade de conteúdos no ensino. Conteúdos preteridos . Dificuldade dos alunos na aprendizagem de Cálculo. Detecção de conteúdos de grande importância. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Conclusões: Aparentemente os alunos não atribuem muito valor ao estudo da disciplina de Cálculo I, por não compreender sua importância para o ensino da engenharia. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Conclusões: Os conteúdos de Cálculo I que foram mais detectados como ferramentas de aplicação nas disciplinas avaliadas foram a Derivada e a Integral, mais especificamente, seus tratamentos ou operações. Já os conceitos e definições destes conteúdos, não foram mencionados pelos professores das disciplinas avaliadas. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Conclusões: Os professores de Cálculo foram unanimes em afirmar que a carga horária destinada a revisão dos conteúdos, relativos ao ensino fundamental e médio, é muito pequena. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Referência Bibliográficas: • LAUDARES, João Bosco; LACHINI, Jonas. Educação Matemática: a prática educativa sob o olhar de professores de Cálculo. Belo Horizonte:FUMARC, 2001. •LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. São Paulo: Harbra, 1994. • MACHADO, Silvia Dias de Alcântara. et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. •M.H.C. Soares de Mello, J.C.C.B. Soares de Mello, A.J.S. Fernandes, “Mudanças no ensino de Cálculo I: Histórico e Perspectivas”, Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), 2001, Porto Alegre - RS. •M.H.C. Soares de Mello, M.R. Vaz, J.C.C.B. Soares de Mello “Capacitação do professor de engenharia: Uma experiência e um projeto”, Anais Eletrônicos do VI Encontro de Educação em Engenharia, 2000, Itaipava – Petrópolis, Rio de Janeiro. “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.” Analise Final: 26 18 35 41 60 20 39 41 Funções Limites Derivadas Integrais Plano de Ensino em Horas Plano de Ensino 2011 Plano de Ensino 2012 “O Cálculo Diferencial e Integral e Suas Aplicações no Ensino da Engenharia: Uma Análise de Currículo.”
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved