(Parte 3 de 6)

Propriedades organolépticas

São propriedades que certas substâncias têm de impressionar nossossentidos como: cor, sabor, odor e brilho.

25 Capítulo 1 dechumbo de massa 14,1g e volume 1cm3, mede-se sua densidadedividindo-se a massa pelo volume: 14,1g/1cm3ou 14,1g/cm3.

Dureza:é a resistência ao risco. Algumas substâncias podem ser menos resistentes ao risco que outras. Dizemos que o quartzo é mais duro que o aço e que este, é mais duro que o grafite.

Instrumento de aço riscando uma placa de grafite e fazendo o mesmo em um pedaço de quartzo.

grafite diamante

Formas cristalinas do carbono.

Propriedades funcionais

Referem-seàs características químicas das substâncias, isto é, à forma como reagem ou se comportam. As substâncias inorgânicas, por exemplo, são agrupadas em quatro funções químicas principais:ácido, base ou hidróxido, sal e óxido.

Osácidos receberam esse nome porque estimulam as células de nossa língua– papilas gustativas – produzindo o sabor ácido. Esse estímulo se deve a uma reação química. As bases produzem o sabor adstringente como o das frutas que ainda não estão maduras. Os sais são salgados e os óxidos não possuem sabor definido.

As respostas das questões com itens numerados devem ser dadas pela soma dos itens corretos. EXERCÍCIOS

1.Em frente a uma padaria leu-se a frase:

“Pão sem química”. a) Ela é correta? Por quê? b) Reescreva-a utilizando os conceitos de Química. 2.Identifique, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta apenas exemplos de matéria: a) o vácuo, o elemento químico oxigênio, o ar e a água do rio

Tietê. b) o vácuo, as estrelas, a Lua e o brilho de um metal polido. c) a luz, a água e a Terra. d) o ferro dos minérios, o som, a água e o ar. e) o minério de ferro e o ouro encontrados na natureza. 3.O aço inox é formado por uma liga de seis substâncias. Uma bandeja de aço inox pode ser considerada: a) um corpo natural. b) matéria. c) um corpo formado por várias substâncias. d) nada podemos afirmar sem conhecermos seu formato ou função. e) n.d.a.

26 Capítulo 1

4.Partículas distantes, próximas e parcialmente distantes são, respectivamente, as principais características de quais estados da matéria? a) estado sólido, estado líquido e estado gasoso. b) estado sólido, estado gasoso e estado líquido. c) estado gasoso, estado líquido e estado intermediário. d) estado gasoso, estado sólido e estado líquido. e) apenas com esses dados nada podemos afirmar. 5.Dos fenômenos citados a seguir, qual a alternativa que retrata apenas fenômenos químicos? a) reflexão da luz, formação de gelo e a combustão da gasolina. b) revelação de uma fotografia, processo digestivo e a fotossíntese. c) revelação de uma fotografia, quebra de um sólido e a explosão da dinamite. d) movimentos peristálticos, processo digestivo e a formação do gelo. e) n.d.a. 6.O som e a luz estão sempre a nossa volta, porém, não são considerados matéria, porque: a) o som e a luz são considerados apenas corpos. b) o som é considerado substância e a luz corpo. c) são considerados fenômenos. d) o som e a luz são energia e a energia nãoé formada por átomos como a matéria. 7.As forças de interação entre as partículasé muito intensa. Essa afirmação refere-se ao(aos) estado(s) físico(s): a) sólido e gasoso.d) gasoso. b) líquido e sólido.e) n.d.a. c) sólido. 8.Massa e peso são conceitos relacionados, respectivamente com: a) intensidade da força da gravidade e dinamômetros. b) porção de matéria que constitui um corpo e quilograma. c) quantidade de força aplicada a um corpo e inércia. d) porção de matéria que constitui um corpo e intensidade da força gravitacional.

e) dinamômetros e balanças.

27 Capítulo 1

9.São consideradas propriedades gerais da matéria: a) inércia, massa e extensão. b) massa, peso e extensão. c) distâncias intermoleculares, massa e volume. d) inércia, impenetrabilidade e conteúdo. e) n.d.a.

10.Sob a ação do calor, o gelo passa para o estado líquido.À temperatura ambiente, a naftalina transforma-se em gás. Esses fenômenos são conhecidos, respectivamente, por: a) fusão e sublimação.d) calefação e vaporização. b) sublimação e fusão.e) ebulição e combustão. c) liqüefação e evaporação.

1.De acordo com a velocidade de ocorrência, a vaporização também pode ser chamada de: a) evaporação e ebulição.d) solidificação e fusão. b) sublimação e solidificação.e) n.d.a. c) condensação e liqüefação.

12.Cor, sabor, brilho e odor pertencem ao grupo das seguintes propriedades: a) específicas físicas.d) funcionais. b) gerais.e) específicas organolépticas. c) específicas químicas.

13.As substâncias inorgânicas conhecidas estão classificadas em quatro funções químicas principais, a saber: a) polímeros,ácidos, bases e sais. b)ácidos, bases, ésteres e álcoois. c)ácidos, hidróxidos,água e bases. d)ácidos, bases, óxidos e aminas. e)ácidos, hidróxidos,óxidos e sais.

14.(UFPI) Estando à pressão atmosférica ao nível do mar, podemos afirmar que as temperaturas de fusão (F) e de ebulição (E) daágua são: a) F = 0°C; E = 100°Cd) F < 0°C; E > 100°C

28 Capítulo 1

Considerando os dados apresentados e que as substâncias podem apresentar diferentes estados físicos, dependendo dos pontos de fusão e ebulição, conclui-se que, à temperatura ambiente (25°C), a substância: 01. I é gasosa.04. I é sólida.16. V é volátil. 02. I é líquida.08. IV é sólida.32. VI é líquida. 16.(UFRS) Entre as transformações citadas a seguir, aquela que

NÃO representa um fenômeno químicoé: a) cozimento de um ovo.d) azedamento do leite. b) queima do carvão.e) formação do orvalho. c) amadurecimento de uma fruta. 17.(Ufac) Não ocorre reação química: a)na combustão do álcool.d)no apodrecimento de uma fruta. b)na oxidação do ferro.e)na digestão dos alimentos. c)na evaporação da água. 18.(UFPI) Classificar os seguintes fenômenos: a) aquecimento de um fio de platina. b) aquecimento de uma fita de magnésio. c) sublimação do iodo. d) decomposição do nitrato de potássio. e) fusão do enxofre na ausência de ar. f) combustão do enxofre. 19.(UFMA) O chumbo, estando a 360°C, apresenta forma variável e volume definido. Podemos dizer que ele está no estado: a) líquido.d) entre o estado sólido e o líquido. b) gasoso.e) entre o estado líquido e o gasoso. c) sólido. 20.(UFGO) São características das reações químicas: 01. formarem novo(s) material(is) ou substância(s).

29 Capítulo 1

02. serem reconhecidas pelas diferenças entre propriedades físicas dos reagentes e produtos. 04. ocorrerem com conservação de massa e segundo proporções fixas entre reagentes e produtos. 08. serem representadas por equações químicas. 16. ocorrerem com rearranjos de átomos. 32. ocorrerem absorvendo ou liberando energia. 21.(UFPR) Considerando-se que uma substância X tem ponto de fusão igual a 0°C e ponto de ebulição 98°C,é possível prever que tal substância seja: a) sólida em 30°C.d) líquida de 30°C a 98°C. b) sólida de 30°C a 98°C.e) líquida de 0°C a 198°C. c) líquida de 30°C a 0°C. 2.(Enem-MEC) Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: “a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades”. Apartir de definições desse tipo, a idéia transmitida ao estudante é a de que o constituinte isolado (moléculas) contém os atributos do todo. É como dizer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição etc. Tais propriedades pertencem ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas matêm entre si.

Adaptado de OLIVEIRA, E. J. O Mito da Substância.

Química Nova na Escola, nº 1, 1995.

O texto evidencia a chamada visão substancialista que ainda se encontra presente no ensino da Química. Abaixo estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.

I.O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados. I.Uma substância“macia” não pode ser feita de moléculas “rígidas”.

I.Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtude das interações entre suas moléculas.

IV.Aexpansão dos objetos com a temperatura ocorre porque osátomos se expandem.

Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas a) I e I.c) I, I e I.e) I, I e IV. b) I e IV.d) I, I e IV.

30 Capítulo 1

31 Capítulo 2

Introdução

Toda a química baseia-se no comportamento do átomo. Novas experiências são realizadas freqüentemente com o objetivo de entender melhor a estrutura interna da matéria.

Conhecendo o átomo e suas propriedades, podemos compreender mais detalhadamente os mecanismos das reações químicas, prever resultados e, dessa forma, fabricar milhares de produtos para vários usos.

Apalavra átomo já era usada na Grécia há cerca de dois mil anos. Demócrito já acreditava que os materiais fossem formados por partículas minúsculas.

O Estudo do Átomo

Conhecendo a história

Leucipo (século V a.C.), um filósofo grego, foi o primeiro a afirmar que todos os acontecimentos têm uma causa natural. Isso afasta toda a intervenção do sobrenatural e representa a visão científica que mantemos até hoje. Demócrito (460–370 a.C.), discípulo de Leucipo, adotou e ampliou as noções sugeridas por seu mestre em aproximadamente 440 a.C.. De acordo com ele, toda matéria era composta de partículas tão mi-

32 Capítulo 2

No entanto, o primeiro modelo científico do átomo surgiu em 1803, com o químico John Dalton.

Hoje, o átomoé considerado como um conjunto formado por prótons, nêutrons e elétrons. Podemos dizer que o átomoé uma estrutura formada por duas regiões: o núcleo (uma parte central compacta e pesada) e a coroa ou eletrosfera. No núcleo encontramos os prótons e nêutrons e, na eletrosfera, os elétrons.

São conhecidos cerca de 118 elementos químicos cujos átomos formam toda e qualquer espécie de matéria.

Modelo esquemático de átomo.

núsculas, que nada menor do que elas poderia ser imaginado. Portanto, seriam invisíveis, e ele denominou-as átomos, derivado de uma palavra grega que significa indivisível. Naturalmente, nem Leucipo nem Demócrito possuíam uma prova de seu ponto de vista. Eram apenas especulações e a maioria dos filósofos da época rejeitou-as veementemente. Foi preciso que se esperasse cerca de dois mil anos para que essas idéias pudessem ser comprovadas pelo ser humano e mais uns duzentos anos para que fossem completamente refutadas.

massarelativacargas elétricaspartículas núcleo prótons positiva 1 nêutronssem carga1 eletrosfera elétrons negativa 1/1840

(Parte 3 de 6)

Comentários