ATPS - Matemática Aplicada

ATPS - Matemática Aplicada

(Parte 1 de 4)

Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação, nas seções que tratam das ofertas de emprego.

Enumerar as 10 (dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados e apresentando os resultados percentuais relativos ás ofertas de emprego.

Pesquisas realizadas em grandes jornais de circulação apontam os cargos com maiores ofertas de empregos no país nos últimos meses.

1- Vendedor; 2- Analista;

3- Engenheiro;

4- Mecânico;

5- Operador;

6- Pedreiro;

7- Técnico;

8- Supervisor;

9- Professor;

10- Auxiliar.

Escolher uma das profissões mencionadas e pesquisar sobre suas características e/ou habilidades exigidas.

ATRIBUIÇÃO DO CARGO DE ANALISTA DE CONTABILIDADE

Realiza classificação de documentos contábeis; Emite balancetes e realiza conciliação de contas; Realiza conciliação contábil; Controla o ativo imobilizado da empresa; Elabora e emite relatórios da área; Faz e providencia a entrega de declarações de imposto de renda de pessoa jurídica, de débitos e créditos tributários federais e declaração de créditos e tributos federais; Calculam impostos a serem recolhidos; Atende auditores e fiscais; Acompanha e controla o faturamento; Elabora programação de desembolsos financeiros a serem realizados; Elabora declaração cadastral e documento de informação municipal; Analisa e emite parecer sobre laudos periciais.

Realizar uma entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

Entrevistador: Qual o seu Nome?

Entrevistado: Thais Oliveira Serpa Santos

Entrevistador: Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão?

Entrevistado: Empresa de Desenvolvimento de Campinas S/A –EMDEC, trabalho aproximadamente a 01 (um) Ano.

Entrevistador: Atividades básicas da profissão?

Entrevistado: Orienta e executa atividades relativas a análises, classificações e conciliações contábil-financeiras para gerar o processo de pagamento/recebimento da empresa. Participar na confecção dos balanços e balancetes, e elaborar relatórios contábeis e demais demonstrativos do setor.

Entrevistador: Media salarial do profissional na área?

Entrevistado: A media salarial de Analista em inicio de carreira giram em torno de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00.

Entrevistador: Cursos de formação e aperfeiçoamento.

Entrevistado: O analista da área de contabilidade pode estar cursando o Superior em Ciências Contábeis. Conhecimentos gerais também são fatores relevantes para o profissional da área, assim como o conhecimento em informática, principalmente em EXCEL, Matemática financeira e outras.

Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa Etapa e redigir um texto com no máximo três páginas, enfatizando as profissões mais requisitadas. Em seguida, analisar a profissão escolhida, suas características e as habilidades exigidas. Verificar por fim a qualificação do profissional pesquisado e comparar sua média salarial com aquilo que é oferecido no mercado. Reservar o arquivo para ser entregue ao final desta ATPS.

Analisando as pesquisas realizadas sobre as profissões constatamos que as ofertas de empregos estão em grande crescimento nas grandes metrópoles e nos centro urbanos. Devido o otimismo do comercio, logo após do governo lançado um pacote de estímulos ás indústrias e também a redução de juros praticados por Bancos públicos, alanvacou-se a contratações de profissionais na área de vendas. Com a constante demanda de crescimento, o setor oferece também grandes oportunidades de ascensão profissional, como, Auxiliares, Supervisores, Coordenadores e outros cargos.

Pesquisas mostram que o mercado de trabalho também oferece ótimas ofertas de emprego nas ares técnicas e tecnológicas, uma excelente noticia para quem opta e realizam cursos nesses segmentos. Mas infelizmente as empresas encontram dificuldades para suprir a falta de profissionais qualificados de nível técnico, por escassez destes profissionais. Dados fornecidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) dão conta da falta de candidatos recém-formados e até mesmo estagiários para preencher as vagas geradas pelas empresas associadas à instituição em todo o Brasil. O próprio CIEE constata que estudante não acredita no potencial de empregabilidade no curso técnico. E ainda uma empresa de Recursos Humanos, afirma que, nos últimos anos, os segmentos automotivos, construção civil, óleo e gás, mineração e o mercado financeiro se deram conta de que muitas funções, antes executadas por engenheiros, poderiam ser substituídas por profissionais de nível técnico. E, segundo ele, a falta de profissionais com formação adequada rapidamente gerou escassez no mercado de trabalho e grande procura pelos profissionais técnicos.

O setor da construção civil no Brasil vem sofrendo crescimentos consideráveis, devido à grande demanda nos últimos anos para este mercado. Com a concorrência cada vez mais equilibrada entre grandes e pequenos empreendedores, o setor estratégico destas empresas passou a dar uma maior importância para as técnicas de Planejamento, controle da produção e também a qualidade dos bens e serviços oferecidos. Por isso, que foi o setor que gerou mais oportunidades de empregos nos últimos anos. Mas o setor encontra o mesmo de outros grandes segmentos as faltas de mão-de-obra qualificada, diante desta situação, empresários investem criativamente em aprimoramento de profissionais, onde as empresas determinam os setores de maior carência e os cursos são estudados e formatados.

Já o cargo de Analista esta em constante crescimento em todos os setores e segmentos, em especial o cargo de Analista Contábil que tem com características e habilidades. Realiza classificação de documentos contábeis; Emite balancetes e realiza conciliação de contas; Realiza conciliação contábil; Controla o ativo imobilizado da empresa; Elabora e emite relatórios da área; Faz e providencia a entrega de declarações de imposto de renda de pessoa jurídica, de débitos e créditos tributários federais e declaração de créditos e tributos federais; Calcula imposto a serem recolhidos; Atende auditores e fiscais; Acompanha e controla o faturamento; Elabora programação de desembolsos financeiros a serem realizados; Elabora declaração cadastral e documento de informação municipal; Analisa e emite parecer sobre laudos periciais. Devido às mudanças causadas pela nova legislação, em curto prazo muitas empresas precisarão de contadores, já que as mesmas sem contabilidade não podem prestar contas a seus sócios. Com isso, a valorização do profissional desta área será grande, apresentando mais segurança também aos jovens profissionais. Sendo assim, é importante que os candidatos à atuação nesta área estejam bem informados quanto à legislação, com a finalidade de realizar um bom trabalho, fornecendo informações corretas ao empresário e ao governo.

A historia da matemática e os logaritmos

Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração.

Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII. Ele é considerado o inventor dos logaritmos, muito embora outros matemáticos da época também tenham trabalhado com ele.

Já antes dos logaritmos, a simplificação das operações era realizada através das conhecidas relações trigonométricas, que relacionam produtos com somas ou subtrações.

O método de Napier baseou-se no fato de que associando aos termos de uma progressão geométrica;

b, b2, b3, b4, b5, … , bn, …

os termos da progressão aritmética

1, 2, 3, 4, 5, ... , n, ...

então ao produto de dois termos da primeira progressão, bm.bp, está

associada a soma m+p dos termos correspondentes na segunda progressão.

Considerando, por exemplo,

PA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

PG 2 4 8 16 32 64 128 256 512 1024 2048 4096 8192 16394

Para efetuar, por exemplo, 256 x 32, basta observar que:

  • 256 na segunda linha corresponde a 8 na primeira;

  • 32 na segunda linha corresponde a 5 na primeira;

  • como 8+5=13, •

  • 13 na primeira linha corresponde a 8192 na segunda.

Assim, 256x32=8192 resultado esse que foi encontrado através de uma simples operação de adição.

Enquanto Napier trabalhava com uma progressão geométrica, ao que parece, de forma independente, Bürgi também lidava com o problema dos logaritmos. Juntos elaboraram tábuas de logaritmos mais úteis de modo que o logaritmo de 1 fosse 0 e o logaritmo de 10 fosse uma potência conveniente de 10, nascendo assim os logaritmos briggsianos ou comuns, ou seja, os logaritmos dos dias de hoje.

Antes de aparecerem a calculadora e os computadores pessoais, usavam-se réguas de cálculo para fazer essas operações matemáticas. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito. Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred, teve a idéia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de Círculos de Proporção. Este dispositivo originou a conhecida Régua de Cálculos, consideradas como o primeiro computador analógico da história

Durante anos ensinou-se a calcular com logaritmos na escola média ou no início dos cursos superiores de matemática; também por muitos anos a régua de cálculo logarítmica foi o símbolo do estudante de engenharia do campus universitário.

Hoje, porém, com o advento das espantosas e cada vez mais baratas e rápidas calculadoras, ninguém mais usa uma tábua de logaritmos ou uma régua de cálculo para fins computacionais. O ensino dos logaritmos, como um instrumento de cálculo, está desaparecendo das escolas, os famosos construtores de réguas de cálculo de precisão estão desativando sua produção e célebres manuais de tábuas matemáticas estudam a possibilidade de abandonar as tábuas de logaritmos. Os produtos da grande invenção de Napier tornaram-se peças de museu.

A função logarítmica, porém, nunca morrerá. A principal dessas razões é

de natureza teórica. Embora eles tenham sido inventados como acessório para

facilitar operações aritméticas, o desenvolvimento da matemática e das ciências em geral veio mostrar que diversas leis matemáticas e vários fenômenos naturais e mesmo sociais são estreitamente relacionados com os logaritmos. Assim sendo, os logaritmos, que no princípio eram importantes apenas por causa das tábuas, mostraram ter apreciável valor intrínseco, mas nem por isso o logaritmo perdeu a sua importância. Com o desenvolvimento da Matemática e das ciências, verificou-se que muitos fenômenos físicos, biológicos e econômicos podem ser representados pelas funções logarítmicas. Ele é, portanto, um instrumento de interpretação de variadas situações.

1. (UERJ) Durante um período de oito horas, a quantidade de frutas na barraca de um

feirante se reduz a cada hora, do seguinte modo:

Nas t primeiras horas diminuem sempre 20% em relação ao número de frutas da hora

anterior;

Nas 8 – t horas restantes diminuem 10% em relação ao número de frutas da hora anterior.

Calcular:

a. O percentual do número de frutas que resta ao final das duas primeiras horas de

venda, supondo t=2;

RESPOSTA= 64 %

S=F.(1-20/100)²=0,64F Sobra 64% das frutas após 2 horas

b. O valor de t, admitindo que, ao final do período de oito horas, há, na barraca, 32%

das frutas que havia, inicialmente. Considere log2 – 0,30 e log3 = 0,48

RESPOSTA= 3 horas

S1=F.(1-20/100)^t=0,8^t.FS2=0,32.FS2=S1.(1-10/100)^(8-t)0,32.F=S1.0,9^(8-t)0,32.F=0,8^t.F.0,9^(8-t)0,32=0,8^t.0,9^8/0,9^t0,32=(0,8/0,9)^t.0,9^80,32/0,9^8=(0,8/0,9)^tlog(8/9)0,32/0,9^8=tt=log0,32/9^8/log8/9t=log0,32-log0,9^8 / log8-log9t=(log2^5-log100) - 8.(log3²-log10) / (log2³-log3²)t=(5.log2-2) - 8.(2log3-1) / (3.log2-2.log3) t=(5.0,3-2) - 8.(2.0,48-1) / (3.0,3-2.0,48)t=-0,5 - 8.(-0,04) / -0,06t= -0,5 + 0,32 / -0,06 = 18/6 = 3horas

2. (ANGLO) Num certo mês dois jornais circulam com 100.000 e 400.000 exemplares diários,

respectivamente. Se, a partir daí, a circulação do primeiro cresce 8,8% cada mês e a do

(Parte 1 de 4)

Comentários