Injeção eletronica

Injeção eletronica

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INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA SPI G7

Qualificação © SENAI - PR, 2002

CIP 0010XA0107402

Trabalho elaborado pela Diretoria de Educação e Tecnologia do Departamento Regional do SENAI - PR , através do LABTEC - Laboratório de Tecnologia Educacional.

Coordenação geralMarco Antonio Areias Secco Elaboração técnicaNivaldo de Paula Barbosa

Equipe de editoração

CoordenaçãoMárcia Donegá Ferreira Leandro DiagramaçãoCelso Valério de Farias

Elaine Przybycien

IlustraçãoCelso Valério de Farias

Elaine Przybycien

Revisão técnicaNivaldo de Paula Barbosa CapaRicardo Mueller de Oliveira

Referência Bibliográfica. NIT - Núcleo de Informação Tecnológica SENAI - DET - DR/PR

Injeção eletrônica - sistema SPI G7
Curitiba, 2002, 98p

S474i SENAI - PR. DET 1. Automóvel2. Injeção Eletrônica

CDU - 621.43.038

Direitos reservados ao

SENAI — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

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1 MANUAL DE REPAROS G7/G7.105
1.1 INTRODUÇÃO05
1.2 DESCRIÇÃO DO SISTEMA SPIG6/G706
1.2.1 Subsistema de Combustível08
1.2.2 Subsistema de Ar09
1.2.3 Subsistema de Ignição1
1.2.4 Subsistema Elétrico e de Controle12
1.2.5 Subsistema de Controle de Emissão Evaporativas13
1.2.6 Subsistema de Partida a Frio (só para Motores a Álcool)13
1.3 ESQUEMAS ELÉTRICOS13
1.3.1 Tabela de Terminais da UC13
1.3.2 Relés do Sistema de Injeção/Ignição13
1.3.3 Massas do Sistema de Injeção/Ignição15
1.4 ROTEIROS DE REVISÃO DE SUBSISTEMAS20
1.4.1 Subsistema de Combustível (Para SPI)20
1.4.2 Subsistema Elétrico2
1.5 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS23
1.5.1 Códigos de Falhas-Fluxogramas27
1.5.2 Parâmetros do Modo Contínuo54
ANEXO5
2 MANUAL DE REPARO - 1G767
2.1 INTRODUÇÃO67
2.1.1 Características67
2.2 DESCRIÇÃO DO SISTEMA69
2.2.1 Subsistema de Combustível69
2.2.2 Subsistema de Ar70
2.2.3 Subsistema Elétrico de Controle72
2.2.4 Sistema Anti-Furto FIAT CODE74
2.2.5 Sistema de Ignição74
2.2.6 Sistema de Controle das Emissões Evaporativas (Gasolina)76
2.2.7 Sistema de Partida a Frio (Álcool)76
2.3 SISTEMA ELÉTRICO7
2.3.1 Localização de Fusíveis e Relés7
2.4 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO82
2.4.1 Teste Estático (Atuadores)82
2.4.2 Teste Dinâmico83
2.4.3 Modo Teste Contínuo92
2.4.4 Modo Unidade de Comando97

5 SENAI-PR

1 MANUAL DE REPAROS G7/G7.1

1.1 INTRODUÇÃO

O sistema G7 de injeção de combustível se apresenta nas configurações single point (motorizações 1.0 IE / 1.5 IE / 1.6 IE / 2.0 IE) ou multipoint (G7. 25 motor 2.0 16V).

O sistema consta de:

a) unidade de comando eletrônico, UC, do sistema de injeção/ignição (controlador, central eletrônica, centralina).

Suas funções são:

• Determinar a quantidade correta de combustível para cada condição de funcionamento do motor.

• Determinar o momento apropriado (avanço) para energizar as bobinas de ignição.

• Controlar a marcha lenta do motor.

• Determinar, através das rotinas de autodiagnóstico, eventuais falhas nos elementos do sistema; sob certas condições de falha a UC passa a funcionar com parâmetros pré - estabelecidos e desconsiderando as informações recebidas do elemento defeituoso; conseqüentemente a luz do painel se acende.

• Executar as rotinas de diagnóstico sob controle do

KAPTOR 2000, o qual é conectado à UC através de um conector de diagnóstico instalado no compartimento do motor.

b)sensores que enviam informações à UC sobre o estado das diferentes variáveis do sistema e que são necessárias para o controle correto do motor. Os sensores do sistema são:

• sensor de rotação e PMS (ponto morto superior); • sensor de temperatura do ar, ACT;

6 SENAI-PR

• sensor de temperatura do líquido arrefecedor, ECT;

• sensor de pressão absoluta do coletor de admissão, MAP;

• sensor de posição da borboleta de aceleração, TPS;

• sensor de concentração de oxigênio, HEGO (sonda Lambda);

• sensor de detonação, KS (só presente no sistema G7.25); c)atuadores que, sob comando da UC, permitem a esta controlar o sistema.

São eles:

• válvula de injeção (injetor); • bomba elétrica de combustível;

• bobinas de ignição;

• motor de passo para controle de marcha lenta;

• luz indicadora de falha do painel de instrumentos;

• relé de potência.

Composição Geral do Sistema diglplex SPI G6/G7. 1.2 DESCRIÇÃO DO SISTEMA SPI G6/G7

Relé de “Stand-By”

Sensor de Detonação

Sensor de Conc. de Oxigênio

Sensor de Rotação do Motor

Sensor de Pressão do Coletor

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