1 - história - Medicina Aeroespacial

1 - história - Medicina Aeroespacial

MEDICINA AEROESPACIAL

HISTÓRIA DA MEDICINA AEROESPACIAL

HISTÓRIA

1590 – 1ª referência ao mal das alturas – HIPÒXIA

Padre jesuíta espanhol - José da Acosta,no PERU

HISTÓRIA

Em 1650, Von Guericke desenvolveu a bomba de ar, o

que permitiu a simulação de um ambiente com altitude elevada.

HISTÓRIA

1735 Antonio Ulloa.Geógrafo e matemático – Descreveu,no PERU o quadro clínico da hipóxia

  • Cansaço

  • Vertigem

  • Lipotimia

  • Dispnéia

  • Pirexia

HISTÓRIA

1783 Balão dos irmãos Mongolfier,levando um pato,um galo e um carneiro para estudo de suas funções nas altas camadas da atmosfera.Subiu 432 m,em voo que durou 8 min

HISTÓRIA

1784/85 John Jeffries voou a 3.000 mts em 21 min,estudando a atmosfera com um termômetro,barômetro,higrômetro e seis recipientes de vidro hermeticamente fechados,contendo água destilada que foi trocada pelo ar na altitude.

HISTÓRIA

1800 Dr Domingos Bower,de Barcelona participou da conferência na Faculdade de Medicina sobre o “Uso de Balões Aerostáticos aplicados à Medicina.

HISTÓRIA

1804 Gay Lussac sobe 1.7016m .Pulso de 66-120bpm

HISTÓRIA

1862 Glaisher e Cowel subiram 11.500 m e registraram uma pressão atmosférica de 165 mmHg.Glaisher perdeu a consciência ao chegar aos 8.850m e Cowell a sensibilidade das mãos.

HISTÓRIA

1867 Caxias promove as primeiras ascensões em balão na América do Sul,como posto de observação militar na Guerra do Paraguai.

HISTÓRIA

1874 Paul Bert.

Estudo em Câmara de Baixa Pressão.Subiu a 6.900 m com equipamento de O2.

Pai da Fisiologia da Altitude

HISTÓRIA

1875 Gaston Tissandier,Joseph Cross eTheodore Still voaram no aerostato “Zenith” até 8.800 m.Os dois últimos morreram de hipóxia por não usarem os equipamentos de O2 na quantidade necessária.

HISTÓRIA

1875 Gaston Tissandier,Joseph Cross eTheodore Still voaram no aerostato “Zenith” até 8.800 m.Os dois últimos morreram de hipóxia por não usarem os equipamentos de O2 na quantidade necessária.

HISTÓRIA

1878 Paul Bert publica seu famoso tratado “A pressão barométrica “, assinalando,pela primeira vez,a insuficiente pressão parcial do O2 como causa da hipóxia de altirude.

HISTÓRIA

1891 – 1902 Oto Lilicthal e os irmãos Wright voam em planadores,lançados de elevações ou impulsionados por catapultas

HISTÓRIA

1903 O voo dos irmãos Wright em aeronave equipada com motor insuficiente para elevá-la do solo com sua própria força,necessitando de uma catapulta

HISTÓRIA

1906 Santos Dumont voa oficialmente em Paris,com aeronave mais pesada que o ar,elevando-se do solo exclusivamente pela força propulosora do motor

HISTÓRIA

1917 Ferry publica na França um trabalho sobre aptidão para a aviação e descreve o “ mal dos aviadores “

HISTÓRIA

HISTÓRIA

Os Alemães, ao perceberem o valor da aviação como arma, organizaram estudos sistemáticos das reações

fisiológicas dos tripulantes dos dirigíveis e dos pilotos estabelecendo, assim, critérios rígidos de seleção dos mais aptos para treino em vôo. Desta forma, passou-se a idéia de que a atividade aérea era dirigida apenas àqueles em perfeitas condições físicas e de saúde.

HISTÓRIA

1915 : É criada uma seção de Medicina Aeronáutica

  • dentro do Serviço de Saúde militar alemã.

HISTÓRIA

HISTÓRIA

Em uma avaliação mais criteriosa tornou-se claro que 60% destas mortes tinham origem em limitações físicas dos aviadores. Estes

resultados impulsionaram, além da criação de um serviço médico especialmente orientado para cuidar dos pilotos, centros de pesquisas

fisiológicas destinados ao estudo do ser humano durante o voo

HISTÓRIA

1919 - Instruções relativas ao reconhecimento de aptidão física para o Serviço de Aviação Militar no Brasil

1923 - Mário Pontes de Miranda gradua-se em Medicina de Aviação na Escola de Medicina de Aviação de E.U.A ,sendo o primeiro estrangeiro ali formado

HISTÓRIA

  • BRASIL

  • 1921 – Emydio Joaquim Pereira Caldas apresentou uma tese sobre

medicina da aviação (“O Mal dos Aviadores”);

  • 1927 – Marinha institui a 1ª junta de Inspeção de Saúde para aviadores

navais (Serviço de Medicina da Aviação Naval);

  • 1931 – Curso de Medicina da Aviação;

  • 1933 – Junta Médica de Aviação Militar;

  • 1937 – Departamento de Aviação Civil (DAC) – Ministério de Aviação e Obras Publicas;

  • 1941 – Ministério da Aeronáutica e a FAB;

HISTÓRIA

  • 1942 – Serviço de Saúde da Força Aérea brasileira

  • Curso de Especialização em Medicina Aeroespacial

Dr Strughold

  • 1950 – Apresentou um trabalho intitulado

Onde começa o espaço?

  • 1952 – Publicado posteriormente com o título

Equivalente Atmosférico

HISTÓRIA

  • 20 de lulho 1969 ,os astronautas norte-americanso N.Armstrong e E. Aldrin pousam na Lua

INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO MATERIAL AÉREO NA GÊNESE DOS PROBLEMAS FISIOLÓGICOS

  • Maiores velocidades alcançadas

  • Maiores altitudes

  • Acelerações

  • Pressurização

  • Ruído

  • Vibrações

  • Temperatura

  • Radiações

EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO MILITAR

PERFORMACE DA AERONAVE X EFEITOS FISIOPATOLÓGICOS

  • Ação das acelerações sobre o organismo

CURVAS CAPAZES DE PROVOCAR +6G

Medicina Aeroespacial

FISIOLOGIA NORMAL E UM AMBIENTE ANORMAL

TREINAMENTO FISIOLÓGICO

  • Câmara Hipobárica

TREINAMENTO FISIOLÓGICO

  • Cadeira de Barany

TREINAMENTO FISIOLÓGICO

  • Câmara Hiperbárica

TREINAMENTO FISIOLÓGICO

  • Equipamento de visão noturna

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