Metodologias Ágeis

Metodologias Ágeis

Metodologias Ágeis

Desenvolvimento Ágil aplicado aos Projetos de Software

“A maioria das nossas suposições sobre negócios, tecnologia e organizações têm pelo menos 50 anos. Elas tem sobrevivido ao seu tempo. Como resultado, estamos pregando, ensinando, e praticando políticas que estão cada vez mais desalinhadas com a realidade, e são contra produtivas.”

Peter Drucker (1909-2005)

Management´s New Paradigms - 1998

Agilidade em TI

  • “A habilidade de criar e responder a mudanças, buscando a obtenção de lucro em um ambiente de negócio turbulento” (HIGHSMITH, 2004); ou ainda,

  • “A capacidade de balancear a flexibilidade e a estabilidade.”  HIGHSMITH (2004)

  • Enfatiza que a ausência de estrutura pode levar ao caos, mas que a estrutura em demasia gera rigidez.

  • Refere-se a velocidade que as operações acontecem e ao tempo de reposta dado ao seu cliente.

Por que ser ágil?

  • Crescentes pressões do mercado por:

    • Inovação,
    • Produtividade (prazos cada vez mais curtos),
    • Flexibilidade,
    • Melhoria no desempenho/qualidade dos projetos de desenvolvimento de SW
  • O ágil surgiu dado a necessidade de melhorarmos a forma como estamos desenvolvendo SW e nosso foco principal é satisfazer o cliente.

Quem usa isso?

História

  • 75 anos atrás

    • IIDD – Desenho e desenvolvimento interativo e incremental
      • Aumentar satisfação do cliente
      • Evitar o desencorajamento da Gestão
  • Década de 80

    • Aprimoramento da Engenharia de Software
    • Diversificação das linguagens de programação
  • Década de 90

    • Maturação dos processos de desenvolvimento de Software
    • Semente dos modernos processos de Desenvolvimento Ágil
  • 2001 - 17 especialistas se reúnem nos EUA para discutir modernas formas de se desenvolver Software

    • Estabelecida a Aliança Ágil
    • Manifesto Ágil
      • Princípios comuns compartilhados por todos os métodos de sucesso aplicados pelos especialistas durante suas carreiras

Guarda Chuva Ágil

Ferramentas por Nível Organizacional

Por que usar?

Por que usar?

  • Dos 63% restantes:

    • 2/3 possuem problemas
      • Estouro de Budget ou Prazo
      • Não atendem as necessidades
      • Estão cheio de defeitos
    • 1/3 é um total fracasso
      • Cancelado/engavetado
      • Nunca colocado em produção ou utilizado pelo cliente
  • Dos casos de sucesso, em geral apenas 20% das funcionalidades são realmente úteis.

Por que usar?

  • Suposições de início de projeto

    • Os requisitos são 100% conhecidos e foram minuciosamente detalhados
    • O Desenvolvedor sabe construir
    • Nada irá mudar ao longo do caminho
  • Realidade que deve ser observada :

    • “Um processo rígido ou resistente a mudanças produz produtos medíocres. Os clientes podem até receber o que eles solicitaram primeiramente, mas é esse o produto que eles realmente querem logo quando eles o recebem? Coletando todos os requisitos no início e escrevendo-os sobre pedra, o produto é condenado a ser tão bom quanto a idéia inicial, ao invés de ser o melhor uma vez que as pessoas aprendem ou descobrem como fazer melhor.” [Jeff Sutherland]
    • Idéias, novas tecnologias e opções surgem no decorrer do projeto. Desta forma uma nova idéia não deveria ser mau vista pela equipe/gestor.
    • Sim, as coisas mudam durante o caminho

Iterativa e Incremental

Iterativa e Incremental

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