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Preço

O motel Decameron tem um preço elevado. Apesar de ter uma excelente qualidade, o preço pedido não é realmente justo com o que se é fornecido no quarto. É uma boa opção para datas especiais por que nessas situações, o cliente não se importa muito com o preço a ser cobrado. Mas numa situação comum, apenas pelo desejo de ir, não é uma opção válida e é raramente escolhido. Outros motéis dão maior custo-benefício do que o Decameron, motéis que não tem uma qualidade tão boa quanto o Decameron, mas ainda assim tem uma qualidade boa e tem preços muito mais acessíveis que o motel avaliado.

Praça

A praça do Decameron não é muito bem valorizada, apesar de motel não é um tipo de serviço que procuramos por proximidade à nossas casas, e sim para atender desejos pessoais, os motéis se aglomeram em certas regiões, como no Imbuí e em Pituaçu (onde fica o Decameron). O cliente do motel não se importa em morar longe, e ter que ir ao seu preferido, pois o cliente quer satisfazer seu ego e desejo do momento. O Decameron tem 4 outros motéis na mesma rua que são o Pegasus, Play Motel, Kama Sutra e Hollywood. O Decameron é o mais luxuoso entre todos, mas quem estiver procurando algum de preço mais acessível, não optará pelo mesmo.

Promoção

A divulgação do motel tem como ferramenta principal os outdoors, todos os encontrados tem uma proposta, um tema específico. Um para divulgar o novo período de 6 horas, uma divulgando o futebol, uma divulgando as olimpíadas e outra divulgando a arte. Eles têm um foco de se manifestar em períodos onde algo está acontecendo no mundo, ou algum lugar, ou para divulgar alguma novidade do próprio motel. Ele não mantém a linha de se auto promover sempre, só para reforçar a marca, pois eles já têm uma marca bem reconhecida.

ANÁLISE DE PFOA

POTENCIALIDADES

FRAGILIDADES

  • Referência em motel requintado, aliando segurança, conforto e privacidade a uma estrutura moderna. Seis opções de suíte com serviços variados, grande espaço físico e distribuidores conhecidos.

  • Localização Privilegiada.

  • Percepção por parte do público-alvo da alta qualidade do serviço.

  • Clima organizacional agradável.

  • Bom poder de negociação com os fornecedores.

  • Alto grau de satisfação dos clientes.

  • Preços altos.

  • Pouco histórico de comunicação.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Datas comemorativas, aumento das classes alta e média alta.

  • Ampliação do poder de compra da Classe média.

  • Migração temporária de turistas para a Copa 2014.

  • Influencia das mídias para merchandising do hotel.

  • Utilização de técnicas de Marketing para maior disseminação dos serviços do Hotel.

  • Concorrência alta, diminuição da frequência fora das datas comemorativas.

  • Entrada de novos concorrentes no mercado “hoteleiro” com o advento da Copa 2014.

  • Aumento da exigência do consumidor.

P

F

O

A

P

Influencia das mídias para merchandising do hotel.

F

Migração temporária de turistas para a Copa 2014.

Aumento da exigência do consumidor.

O

Seis opções de suíte com serviços variados.

Pouco histórico de comunicação.

A

Percepção por parte do público-alvo da alta qualidade do serviço.

Preços altos.

DIAGNÓSTICO DE MARKETING

Objetivos

Os objetivos são intenções assertivas e factíveis na busca por algo de valor; de resultados auspiciosos de progresso, lucro, vantagens, melhorias, onde a situação futura almejada seja melhor que a atual. É um propósito ou alvo desejado e perseguido pela entidade visando uma situação melhor. Segundo Kotler, os objetivos devem surgir da análise das oportunidades e recursos e não de pensamentos e desejos. Observando nosso posicionamento e os nossos concorrentes diretos, traçamos os seguintes objetivos:

Ampliar o ticket médio

Fidelizar os consumidores

Conquistar novos consumidores

Reforçar a imagem de serviço de luxo.

Estratégias de Marketing

Ferrell e Hartline (2005) citam que a estratégia de marketing basicamente se define em como a empresa irá satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes. Para ampliar o ticket médio e reforçar a imagem de luxo, o Decameron vai aderir a serviços já utilizados pelos concorrentes e lançar um serviço novo e exclusivo no mercado, uma suíte Inovação, que tem a decoração que o cliente desejar, podendo ser alugada para eventos. Para fidelizar os consumidores e conquistar novos clientes, o motel vai aderir a promoções que incentivem a frequência constante e também promoções de venda facilitando o pagamento.

Período de veiculação

Janeiro a dezembro de 2013

Verba

R$800.000,00

Posicionamento estratégico

Segundo Kotler, em mercados fortemente competitivos –que é o caso dos motéis em Salvador, onde está inserido o Decameron- a única alternativa que a empresa tem para adquirir competitividade é diferenciar sua oferta em relação à dos seus concorrentes. A diferenciação é alcançada através de um posicionamento adequado do serviço junto ao segmento-alvo. Nisto o posicionamento seria o ato de projetar no mercado um conjunto de diferenças significativas através do serviço da empresa, objetivando ocupar um lugar único e valorizado nas mentes dos clientes ou consumidores-alvo, ou seja, o processo de posicionamento consideram as capacitações da empresa, as características do mercado onde atua e as necessidades/particularidades de seus clientes/consumidores-alvo. Sendo assim, uma maneira para diferenciar a oferta da empresa é agregando valor aos serviços do Decameron, colocando o motel como tendo os melhores serviços, sendo uma empresa que faz o melhor para dar a noite de prazer perfeita aos seus clientes. Mantendo assim seu posicionamento atual que diz que o Motel DECAMERON traz a você, a possibilidade de realizar tudo aquilo que sonhou para seus momentos de prazer a dois.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

A avaliação dos resultados será feita através de pesquisas de satisfação juntamente com os números administrativos da empresa e pela aceitação do público. Os números administrativos serão recolhidos a cada três meses e serão realizadas duas pesquisas de satisfação, uma em junho de 2013 e outra em janeiro de 2014. Também servirá como método de avaliação a página virtual da empresa, pelos seus números de acesso e as realizações de contato feita pelo público.

REFERÊNCIAS

MAGALHÃES, Marcos Felipe; SAMPAIO, Manoel. Planejamento de Marketing: Conhecer, Decidir e Agir. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 32 p.

Tudo sobre Marketing. Microambiente e Macroambiente. Disponível em: <http://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/>; Acesso em: 26 Nov. 2012.

Portal Brasil. A cadeia de Marketing e a criação de valor para o cliente. Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/2009/colunas/marketing/fevereiro_16.htm>; Acesso em: 26 Nov. 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implantação e Controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing passo a passo. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999.

APÊNDICES

Briefing

Nome

DECAMERON MOTEL

Descrição

O Motel DECAMERON já se tornou uma referência no segmento de motéis altamente requintados. Incorporando à segurança e a privacidade, ao que existe de mais novo em infraestrutura, oferece sempre o melhor para proporcionar aos seus clientes, inesquecíveis momentos de conforto e prazer. Buscando sempre a melhoria dos seus serviços, o motel DECAMERON, procurou na diversidade um diferencial para interagir com o público, disponibilizando assim seis opções de suítes e dois serviços adicionais de Sex-Shop e Drink Club. O Motel DECAMERON traz a você, a possibilidade de realizar tudo aquilo que sonhou para seus momentos de prazer a dois.

Histórico

Conhecido por ser um motel de luxo, o Decameron está entre os mais procurados na cidade de Salvador, principalmente em datas especiais.

Aparência física

Grande espaço físico, fachada com arquitetura moderna. Possui 42 suítes variando da executiva que é a suíte mais simples até a ecológica que é a suíte TOP do nosso estabelecimento, são seis modelos de suíte.

Preço e tendência

Os preços variam entre os modelos de suítes oferecidos, de acordo com tempo de uso do serviço ou por temporada (feriados, datas especiais, pernoite, etc.). Nos serviços extras oferecidos (sex shop, cardápio, personal day, drink clube e presente DECAMERON) os preços variam entre os itens individuais.

Custo x benefício

Para manter o status de motel de luxo, o Decameron utiliza produtos de alta qualidade em todos os ambientes e serviços. O preço é relativamente alto em relação aos concorrentes, sendo mais barato apensa que o Motel DelRey, mas o serviço e os produtos utilizados compensam o preço alto.

Vantagens

O Decameron tem a vantagem de possuir uma suíte Japonesa. O motel buscou criar um ambiente diferente na nessa suíte. Além de sauna e pista de dança, oferece também um Solarium, que propicia ao casal um momento único de prazer e conforto, com vista para o céu de Salvador. Oferece uma estrutura bem elaborada que combina com o atendimento personalizado e de qualidade.

  • Sala para refeições

  • Ar condicionado central

  • Telefone

  • Frigobar

  • 02 TV'S de plasma de 42”

  • 06 Canais eróticos

  • 12 Canais de som

  • Pista de Dança

  • Home Theater

  • Garagem dupla coberta*

  • Sauna

  • Hidro

  • Tatame

  • Espelho lateral

O Decameron buscou estabelecer algumas parcerias exclusivas, para manter todos os seus altos padrões e que se tornaram sua marca registrada. Assim estreitou laços com empresas de destaque, grande reconhecimento no mercado por oferecem produtos de alta qualidade, como:

  • Johnson & Johnson. Fornecendo produtos na área de limpeza, que são utilizados na higiene das suítes, essa vem sendo uma das mais importantes parcerias do motel DECAMERON.

  • Na área de alimentação a Sadia é uma das mais importantes.

  • Todos os jogos de cama, mesa e banho do DECAMERON, são fornecidos pela BUETTNER SA.

  • A Suzuki - Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., oferece o suporte necessário para a lavanderia do motel.

  • No setor alimentício. A Fruvelle - Distribuidora de Produtos Alimentícios LTDA.

  • A Manuterme é a empresa responsável por todo o sistema de refrigeração das suítes.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens observada no Motel Decameron é o fato de não aceitar cheques. Ainda que essa forma de pagamento esteja diminuindo, substituído cada vez mais pelo cartão de credito, ainda existem pessoas que utilizam o cheque para pagar, e o motel não o aceitando, pode acabar na perdendo clientes para a concorrência.

Frequência de compra e uso

O serviço é utilizado durante todo o ano, tendo um crescimento na procura em períodos festivos (dia dos namorados, em maio-mês das noivas.), e durante a noite.

Concorrentes

Motel DelRey, Motel Bora Bora e Motel Hollywood.

Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes

A principal característica do Motel Decameron que é desvantajosa e pode, certamente, ser também vantajosa é o seu preço. O motel possui um valor cobrado maior do que o Bora Bora e o Hollywood, o que pode afastar muitos. Porém sabe-se que num mundo capitalista, onde o status “reina”, o Decameron se torna uma opção satisfatória para aqueles que buscam um status maior e não pestanejam na hora de gastar, tornando o motel vantajoso aos clientes mais condicionados.

Diferencial

Vale presente: O Vale Presente do motel DECAMERON é a mais nova maneira de você presentear quem gosta. Além de ser uma inovação, esse é o tipo de presente que conta com todo o requinte e a sofisticação do DECAMERON, e que acima de tudo, promove um momento único ao presenteado.

Imagem e marca

Motel de Luxo, com os melhores serviços da cidade, tradição em bom atendimento e qualidade de serviço. Marca reconhecida, apesar da comunicação somente em datas comemorativas.

O Mercado

Como o produto é vendido

Pode ser vendido o pacote de horas por suíte, o pacote personalizado (personal day) e vale presente. Os serviços extras são vendidos durante a utilização dos serviços tradicionais diretamente aos clientes. Podem ser feitas reservas por e-mail e por telefone.

Como o serviço é prestado

O serviço de reservas é feito por e-mail ou por telefone. Os outros são prestados diretamente ao consumidor, dentro do motel.

Tendência das vendas

Expansão do motel, novas suítes temáticas, melhoria na qualidade do serviço para superar concorrência.

Influências

Maior frequência de quem mora nos bairros próximos.

A procura aumenta em datas especiais como dia dos namorados e em mês com maior número de casamentos.

Homens, entre 25 e 40 anos, classes A e B.

Organização do mercado

Efeitos da propaganda no mercado

As peças, em geral, utilizadas como propaganda pelo Decameron, sempre tem uma tendência à insinuação do sexo. As peças cumprem seu objetivo, pois os clientes que procuram o Decameron estão, em grande parte, à procura do sexo, logo, conseguem atingir seu público e se manter no mercado como um motel luxuoso e prazeroso.

Investimentos em comunicação

O Decameron se utiliza mais de outdoor para se comunicar. É difícil encontrar uma propaganda televisiva do motel. Além dos sites, os quatro motéis se utilizam muito de outdoor nas datas especiais ou em casos de promoção de vendas.

Concorrência:

Motel DelRey: A sua concorrência é perfeita, direcionando seu mercado e serviço prestado para clientes das classes A, B e C com empreendedorismo e inovação sendo este o seu grau de diferenciação. O objetivo é superar as expectativas dos seus clientes, prestando-lhes um atendimento personalizado e de qualidade. A estratégia utilizada pelo motel é sempre se destacar nos serviços prestados aos clientes, com inovação como o serviço de táxi, de lavanderia, sala para negócios, oferece carregador para todos os tipos de celulares, enfim, serviços que muitos outros motéis nem cogitaram a possibilidade. Utiliza inovação e criatividade juntos com humor para agregar valor à marca. O melhor e mais luxuoso motel do estado. Alta qualidade em serviço.

Motel Hollywood: Direciona o seu segmento de mercado para a classe C sendo seu grau de diferenciação as decorações. Tem como filosofia a inovação, atua há 20 anos no mercado e sempre busca melhoras no atendimento ao cliente. Uma estratégia muito boa do motel é a decoração que possui quando o casal comemora alguma data especial. Eles decoram com pétalas, lençóis de cetim, uma mesa de jantar a luz de velas e outras coisas para tornar “um sonho” realidade. Utiliza da arte para ser um motel alternativo nessa região, a comunicação empregada é a mídia tradicional (outdoor). Requintado, alto custo, atendimento de qualidade.

Motel Bora Bora: Direciona seu segmento de mercado para as classes C e D sendo seu grau de diferenciação o preço acessível e promoções principalmente a clientes fiéis. Atende as expectativas dos clientes, sendo ideal para uma noite especial com um preço acessível. Tem inúmeras estratégias, sendo a principal as promoções. Promoção para o período de duas horas, para aniversariantes, possuem um cartão fidelidade e um cupom de desconto, disponível no site para qualquer um. Utiliza do preço para conseguir clientes, do marketing de relacionamento com promoções para seus consumidores fieis. Não tão luxuoso, mas também alta qualidade em serviço.

Os Consumidores

Atuais: Os consumidores atuais do Motel Decameron são selecionados e possuem boas condições financeiras, visto que não é um motel barato. É um publico pertencente às classes A e B, informado, escolarizado e exigente. Por ser um motel de luxo, não possui uma gama muito grande de clientes quanto os motéis menores, porém seu preço consegue balancear a economia do motel, existem clientes consumidores fieis. Os clientes geralmente se localizam em bairros nobres da cidade e costumam passear em áreas seguras e nobres também. O motel atrai ambos os sexos, com iniciativa maior do homem em visitar, entre 25 e 40 anos. Os clientes mais fiéis não reclamam muito do preço mais alto, visto que percebem a alta qualidade das suítes e atendimento, além do status que o motel dá.

Da Concorrência: O principal motivo da escolha dos consumidores por motéis da concorrência é o preço mais baixo. São clientes não tão favorecidos, mas que possuem certo poder financeiro. Nesse a classe C pode ser incluída em alguns casos, quando estes se planejam para visitar certos motéis. Possui uma clientela maior devido ao preço mais acessível. Os clientes se localizam, geralmente, em áreas nobres, porém é possível encontrar clientes de áreas mais periféricas, menos pomposas. Atrai ambos os sexos, com iniciativa maior do homem em visitar, entre 25 e 40 anos. Os clientes não reclamam muito do preço mais alto, visto que percebem a alta qualidade das suítes e atendimento, ainda que mais baratos.

Potenciais: Os consumidores potenciais são aqueles da classe C em ascensão. Com o desenvolvimento econômico visto ultimamente e as facilidades do crédito, a classe C acaba usufruindo de produtos e serviços antes impossíveis. A copa de 2014 também é uma oportunidade de crescimento na venda de serviços, visto que poderá atrair uma clientela ansiosa por moradia onde passar a noite.

Os Objetivos

Objetivos estratégicos da empresa

Aumentar a escolha dos consumidores pelos serviços do motel, ampliar a suas opções de serviços e melhorar o atendimento pessoal.

Objetivos de marketing em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade.

Manter a imagem do motel, fidelizar os clientes e trazer novos consumidores.

Objetivos de comunicação

Atingir antigos e possíveis consumidores, comunicar a qualidade dos serviços e a satisfação em prestá-los, pretendendo cultivar os consumidores e aumentar a frequência, principalmente a escolha dos seus serviços em datas comemorativas.

Problemas

Concorrência alta

Oportunidades

Aumento das classes média alta e alta.

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