Dicionário da educação profissional em saúde

Dicionário da educação profissional em saúde

(Parte 2 de 5)

Justino de Souza Junior Professor, doutor em Educaçªo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor da Faculdade de Educaçªo da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Ligia Bahia MØdica-sanitarista, doutora em Saœde Pœblica pela Fundaçªo Oswaldo Cruz (Fiocruz), professora adjunta da Faculdade de Medicina e do Nœcleo de Estudos de Saœde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lilia Blima Schraiber MØdica-sanitarista, doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de Sªo Paulo (USP) e professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

Lílian de Aragªo Bastos do Valle Pedagoga, pós-doutorado em Educaçªo pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduaçªo em Políticas Pœblicas e Formaçªo Humana (PPFH) da Faculdade de Educaçªo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Lœcia Maria Wanderley Neves Educadora, doutora em Educaçªo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora (aposentada) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora participante do Programa de Pós- Graduaçªo em Educaçªo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Madel Therezinha Luz Filósofa, pósdoutorado em Saœde Coletiva pelo Institut National des Recherches MØdicales (Inserm), professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vice-presidente da Associaçªo Brasileira de Pós-Graduaçªo em Saœde Coletiva (Abrasco).

Marcela Alejandra Pronko Professora, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora colaboradora da Universidad Nacional de LujÆn (Argentina), professora-pesquisadora da Faculdade Latino- Americana de CiŒncias Sociais (FLACSO) sede acadŒmica Brasil e bolsista da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

MÆrcia ValØria Guimarªes Morosini Psicóloga, especialista em Saœde Pœblica pela Escola Nacional de Saœde Pœblica e pesquisadora do Laboratório de Educaçªo Profissional em Atençªo à Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Maria Ciavatta Filósofa, doutora em Educaçªo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), professora associada ao Programa de Pós-graduaçªo em Educaçªo - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense (UFF), e professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Maria Helena Machado Socióloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora titular da Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e diretora do Departamento de Gestªo e da Regulaçªo do Trabalho em Saœde do MinistØrio da Saœde (SGTES/MS).

Maria Lœcia Frizon Rizzotto Enfermeira, doutora em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Universidade Estadual do Oeste do ParanÆ (Unioeste).

Maria ValØria Costa Correia Assistente Social, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Marina Peduzzi Enfermeira, doutora em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Departamento de Orientaçªo Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de Sªo Paulo.

Marise Nogueira Ramos Professora, doutora em Educaçªo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do Programa de Pós-Graduaçªo da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora adjunta da Faculdade de Educaçªo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Maurício Monken Professor, doutor em Saœde Pœblica pela Escola Nacional de Saœde Pœblica Sergio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e pesquisador do Laboratório de Educaçªo Profissional em Vigilância em Saœde da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Monica Vieira Socióloga, doutora em Saœde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj) e coordenadora do Observatório dos TØcnicos em

Saœde, do Laboratório de Trabalho e Educaçªo Profissional em Saœde e do Programa de Pós-Graduaçªo da da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Nadya Araœjo Guimarªes Socióloga, pós-doutorado pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), professora da Universidade de Sªo Paulo (USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de AnÆlise e Planejamento (Cebrap).

Naira Lisboa Franzoi Professora, doutora em Educaçªo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nayla Cristine Ferreira Ribeiro Pedagoga, mestranda em Educaçªo Profissional em Saœde pela Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e bolsista pró-gestªo da Biblioteca Virtual em Saœde - Educaçªo Profissional em Saœde (BVSEPS) da EPSJV/Fiocruz.

Ramon de Oliveira Professor, doutor em Educaçªo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduaçªo em Educaçªo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ramon Peæa Castro Economista, pósdoutorado em Economia pela Universidad Autonoma de Madrid e professor colaborador (aposentado) do PPGCSo da Universidade Federal de Sªo Carlos, pesquisador visitante e professor colaborador do Programa de Pós-Graduaçªo da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/ Fiocruz).

Regina Duarte Benevides de Barros Psicóloga, pós-doutorado em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ricardo Burg Ceccim Enfermeiro-Sanitarista, doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Sªo Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Pós-Graduaçªo em Educaçªo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Rosana Teresa Onocko Campos MØdica, doutora em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora RDIDP da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Roseni Pinheiro Enfermeira, doutora em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e professora adjunta do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj).

Sarah Escorel MØdica-sanitarista, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora titular da Escola Nacional de Saœde Pœblica Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), integrante do Nœcleo de Estudos Político-Sociais em Saœde do Departamento de Administraçªo e Planejamento em Saœde (Nupes/Daps/Ensp/ Fiocruz), coordenadora do Observatório da Conjuntura de Políticas de Saœde da Ensp.

SØrgio Lessa - Doutor em CiŒncias Humanas pela Unicamp, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), membro da Editoria da Revista Crítica Marxista.

Sergio Munck - Estatístico, mestre em Tecnologia Educacional nas CiŒncias da Saœde pelo Nœcleo de Tecnologia Educacional em Saœde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nutes/ UFRJ), vice-diretor de Gestªo e Desenvolvimento Institucional da Escola PolitØcnica de Saœde Joaquim Venâncio da Fundaçªo Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Sônia Regina de Mendonça Historiadora, doutora em História Econômica pela Universidade de Sªo Paulo (USP), professora do Programa da Pós-Graduaçªo em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do CNPq.

Suzana Lanna Burnier Coelho Pedagoga, doutora em Educaçªo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), professora adjunta e diretora de Ensino da Graduaçªo do Centro Federal de Educaçªo Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Tœlio Batista Franco Psicólogo, doutor em Saœde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Zulmira Maria de Araœjo Hartz Pesquisadora titular do Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saœde Pœblica SØrgio Arouca da Fundaçªo Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) (aposentada), pesquisadora visitante do Grupo de Gestªo e Avaliaçªo em Saœde (GEAS) do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira da Fundaçªo Oswaldo Cruz (IMIP/Fiocruz), consultora do MinistØrio da Saœde.

1SUM`RIO

TRABALHO, EDUCAO E SAÚDE: REFERNCIAS E CONCEITOS17

PREFCIO À PRIMEIRA EDIO31 APRESENTAO DA PRIMEIRA EDIO33

Atençªo à Saœde39 Atençªo PrimÆria à Saœde44 Avaliaçªo em Saœde50 Avaliaçªo por CompetŒncias55

Capital Cultural61 Capital Humano66 Capital Intelectual 72 Capital Social78 Certificaçªo de CompetŒncias83 Certificaçªo Profissional 87 Comunicaçªo em Saœde94 Controle Social104 Cuidado em Saœde110 Currículo Integrado 114 Currículo por CompetŒncias119

Divisªo Social do Trabalho125 Divisªo TØcnica do Trabalho em Saœde130 Dualidade Educacional 136

Educaçªo 143 Educaçªo Corporativa 151 Educaçªo em Saœde155 Educaçªo Permanente em Saœde162 Educaçªo PolitØcnica 168 Educaçªo Profissional 175 Educaçªo Profissional em Saœde182 Educaçªo Tecnológica 190 Empregabilidade 197 Eqüidade em Saœde202 Exclusªo Social211

F Focalizaçªo em Saœde221

Gestªo do Trabalho em Saœde227 Gestªo em Saœde231 Globalizaçªo 236

Informaçªo em Saœde249 Integralidade em Saœde255

Interdisciplinaridade 263 ItinerÆrios Formativos 269

Ocupaçªo 281 Omnilateralidade 284

Participaçªo Social 293 Pedagogia das CompetŒncias299 Pedagogia de Problemas305 Planejamento de Saœde312 Precarizaçªo do Trabalho em Saœde317 Processo de Trabalho em Saœde320 Profissªo 328 Q Qualificaçªo como Relaçªo Social335 R Recursos Humanos em Saœde343 Reestruturaçªo Produtiva em Saœde348 S Saœde 353 Sistema Único de Saœde357 Sociabilidade Neoliberal 364 Sociedade Civil370

T Tecnologia 377

Tecnologias em Saœde382 Territorializaçªo em Saœde392 Trabalho 399 Trabalho Abstrato e Trabalho Concreto404 Trabalho como Princípio Educativo408 Trabalho Complexo 415 Trabalho Concreto 419 Trabalho em Equipe419 Trabalho em Saœde427 Trabalho Imaterial 433 Trabalho Prescrito 440 Trabalho Produtivo e Improdutivo445 Trabalho Real453 Trabalho Simples460

U Universalidade 465

TRABALHO, EDUCAO E SAÚDE: referŒncias e conceitos

(Parte 2 de 5)

Comentários