FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI FAMEC

CURSO ENGENHARIA DE AUTOMACAO E CONTROLE

Josemir Rocha

Riscos ambientais

Camaçari – BA

2009

Riscos ambientais

Os riscos ambientais considerados como os agentes químicos, físicos, biológicos, existentes no trabalho. Em alguns casos significativos utilizamos também referenciar os agentes ergonômicos e os riscos de acidentes como riscos ambientais para este efeito. Os riscos ambientais são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador devido a sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos.

Os riscos físicos são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicos características do local de trabalho, que podem causar prejuízos á saúde do trabalhador. Riscos químicos Estes riscos são representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, pode produzir reações tóxicas e danos á saúde. Há três vias de penetração no organismo: - Via respiratória: inalação pelas vias aéreas - Via cutânea: absorção pela pele - Via digestiva: ingestão. Os riscos biológicos são causados por microrganismos invisíveis a olho nu, como bactérias, fungos, vírus, bacilos e outros, São capazes de desencadear doenças devido à contaminação e pela própria natureza do trabalho.

Quando falamos em riscos ambientais não podemos deixa de cita sobre os riscos ergonômicos estes riscos são contrários às técnicas de ergonomia, que propõem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, propiciando bem estar físico e psicológico. Os riscos ergonômicos estão ligados também a fatores externos – do ambiente – e a fatores internos – do plano emocional. Em síntese: ocorrem quando há disfunção entre o indivíduo, seu posto de trabalho e seus equipamentos. Riscos de acidentes ocorrem em função das condições físicas – de ambiente físico e do processo de trabalho – e tecnológicas impróprias capazes de provocar lesões à integridade física do trabalhador.

Comentários