Palestra - Por Edinei Messias; Aline Barreto e Valdirene Vieira - O que é psicopedagogia?

Palestra - Por Edinei Messias; Aline Barreto e Valdirene Vieira - O que é...

  • Historicamente a psicopedagogia surgiu na fronteira entre a pedagogia e a psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianças com “distúrbios de aprendizagem”, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional...

  • Neves apud Bossa ( 2007)

“no momento atual, à luz de pesquisas psicopedagógicas que vem se desenvolvendo, inclusive no nosso meio, e de contribuições da área da psicologia, sociologia, antropologia, lingüística, epistemologia, o campo da psicopedagogia passa por uma reformulação. De uma perspectiva puramente clínica e individual busca-se uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem e uma atuação de natureza mais preventiva”

  • “no momento atual, à luz de pesquisas psicopedagógicas que vem se desenvolvendo, inclusive no nosso meio, e de contribuições da área da psicologia, sociologia, antropologia, lingüística, epistemologia, o campo da psicopedagogia passa por uma reformulação. De uma perspectiva puramente clínica e individual busca-se uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem e uma atuação de natureza mais preventiva”

  • ( Neves apud Bossa, 2007).

Segundo Kiquel apud Bossa (2007):

  • Segundo Kiquel apud Bossa (2007):

  • “ o objeto central da psicopedagogia está estruturado em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio ( família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento” (p. 21).

Pra Neves apud Bossa (2007):

  • Pra Neves apud Bossa (2007):

  • “a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe são implícitos” (p. 21).

Para Golbert, o objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico.

  • Para Golbert, o objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico.

  • Enquanto sinaliza que o principal objetivo é a Kubinstein investigação de etiologia da dificuldade de aprendizagem, bem como a compreensão do processamento da aprendizagem considerando todas as variáveis que intervêm neste processo.

“a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”.

  • “a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”.

O que é Psicopedagogia Institucional? Esta se insere no atual contexto globalizado e de inúmeras mudanças educacionais como uma nova área de estudo, que tem como objetivo no âmbito educacional, focalizar sua ação ( preventiva e curativa) do fracasso escolar, nas dificuldades apresentadas pelas escolas.

  • O que é Psicopedagogia Institucional? Esta se insere no atual contexto globalizado e de inúmeras mudanças educacionais como uma nova área de estudo, que tem como objetivo no âmbito educacional, focalizar sua ação ( preventiva e curativa) do fracasso escolar, nas dificuldades apresentadas pelas escolas.

Contudo, a Psicopedagogia Institucional, no seu olhar flutuante nas unidades educativas e mais precisamente nas necessidades expressas pelos sujeitos: professores, alunos e pais, visam também o processo de formação continuada para o estudo dos significados do aprender, por meio de técnicas, discussões grupais, reuniões de sensibilização, que venha trabalhar a resignificação do processo do aprender. Sendo assim, a ação psicopedagógica institucional é acima de tudo, grupal, coletiva.

  • Contudo, a Psicopedagogia Institucional, no seu olhar flutuante nas unidades educativas e mais precisamente nas necessidades expressas pelos sujeitos: professores, alunos e pais, visam também o processo de formação continuada para o estudo dos significados do aprender, por meio de técnicas, discussões grupais, reuniões de sensibilização, que venha trabalhar a resignificação do processo do aprender. Sendo assim, a ação psicopedagógica institucional é acima de tudo, grupal, coletiva.

O olhar psicopedagógico institucional permite uma visualização das modalidades de ensino que cada aluno está submetido no interior da escola, permitindo assim, que a partir da investigação, possibilite uma organização didática adequada ao ritmo de cada educando.

  • O olhar psicopedagógico institucional permite uma visualização das modalidades de ensino que cada aluno está submetido no interior da escola, permitindo assim, que a partir da investigação, possibilite uma organização didática adequada ao ritmo de cada educando.

A clínica psicopedagógica corresponde a um de seus campos de atuação, cujo objetivo é diagnosticar e tratar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem.

  • A clínica psicopedagógica corresponde a um de seus campos de atuação, cujo objetivo é diagnosticar e tratar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem.

A Psicopedagogia clínica se ocupa (Bossa,2000, p. 21).

  • A Psicopedagogia clínica se ocupa (Bossa,2000, p. 21).

  • Da aprendizagem humana, o que adveio de uma demanda – o problema de aprendizagem;

  • Do processo de aprendizagem;

  • Estudar as características da aprendizagem humana;

  • _ como se aprende;

  • _ como esta aprendizagem varia evolutivamente

  • _ está condicionada por vários fatores;

  • _ como se produzem as alterações na aprendizagem;

  • _ como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las.

  • PROVAS OPERATÓRIAS

  • As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera (Weiss 2003, p. 106).

Provas Projetivas (Visca,2008)

  • Provas Projetivas (Visca,2008)

  • Investigar a rede de vínculos que um sujeito pode estabelecer em três domínios:O familiar, escolar e consigo mesmo

Observações;

  • Observações;

  • Provas projetivas;

  • Entrevistas;

  • Levantamento estatísticos

  • Análise do material

  • Dinâmicas Grupais

  • Observações informais

  • Assistir aulas,

  • Recreios

  • Atividades extra-classe

  • Visitas na instituição escolar

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

  • REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

  • BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

  • WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Comentários