Gestão da Qualidade técnico em qualidade

Gestão da Qualidade técnico em qualidade

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Forma de ação do controle (dinâmica e adaptável) Estabelecer padrões e melhorá-los

Medidas corretivas e preventivas

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Recursos apropriados Formação de recursos humanos

4. Atividades de Apoio

Atividades importantes para a Qualidade, mas não essenciais. Ex.: Registro de documentos, serviço pós-venda, reciclagem do produto após uso.

4. SISTEMAS DA QUALIDADE

Um sistema de qualidade pressupõe um apanhado de ferramentas, pessoas, processos, tecnologia e demais recursos atuando organizadamente para atingir objetivos comuns.

4.1. Conceitos, características,

Conceito: Sistema para estabelecer políticas e objetivos e como atingir estes objetivos. (NBR ISO 9000:2000)

Formado por:

1. Estrutura Organizacional 2. Procedimentos 3. Processos 4. Recursos Características de um sistema:

1. Entradas e Saídas 2. Partes interagindo organizadamente 3. Princípios básicos de funcionamento 4. Busca de objetivos comuns 5. Realimentação

4.2. Atividades mínimas para estruturação

1. Planejamento 2. Formação e qualificação do pessoal

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3. Motivação à Qualidade 4. Estrutura e recursos 5. Avaliação contínua

4.3. Estrutura de um Sistema de Qualidade

A estrutura de um sistema de Qualidade prevê o alinhamento das partes envolvidas e suas necessidades:

Partes envolvidas Necessidades

Proprietários Retorno dos Investimentos

Fornecedores Oportunidades permanentes de negócios

Pessoal Satisfação no trabalho Crescimento na carreira

Novos conhecimentos

Sociedade Administração responsável Respeito ao meio ambiente

Clientes Qualidade do produto

5. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

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5.1. As vertentes da Gestão da Qualidade Total A Gestão da Qualidade possui duas vertentes:

Gestão: Provém confiança à própria administração de que seus produtos atenderão às necessidades de seus clientes

Garantia: Provém confiança aos seus clientes de que seus produtos atenderão à sua satisfação

A Gestão pressupõe o planejamento, execução e registro de alguns programas:

Comitê da Qualidade: importância quanto à gestão Manual da Qualidade: Descrição do sistema

Planos da Qualidade: para novos produtos/serviços/processos

Registros da Qualidade: dados/informações/auditorias

5.2. Questão Humana na Qualidade

O que é Motivação (do Latim Movere)? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir

É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento.

Características:

É pessoal, individual e intransferível; Tem caráter intencional;

É multifacetada (necessidades, motivos e incentivos).

5.3. Organização dos Recursos Humanos para Qualidade

São basicamente 3 formas de organização do trabalho: 1. Administração Científica

1.1 Separar as atividades de planejamento das atividades de execução do trabalho; 1.2 A separação entre quem executa e quem controla a Qualidade deve ser nítida e sem subordinação.

2. Enriquecimento de Cargos

2.1 Incorporar novas tarefas com maior complexidade e responsabilidade nos cargos;

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2.2 Em alguns casos, o operador inspeciona a sua produção. Em outros, utiliza-se a curva ABC.

3. Grupos Semi-Autônomos

3.1 Formar equipes de trabalhadores. O grupo executa cooperativamente as tarefas que são designadas aos grupos, sem que haja uma pré-definição de funções para os membros; 3.2 A responsabilidade pela Qualidade é do grupo.

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