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Universidade Federal Rural de Pernambuco

Educação a Distância

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Relatório Final de Estágio Curricular Supervisionado I

Observação da Infraestrutura, Análise do Fluxo Organizacional, Avaliação do PPP da Escola, Observação da Clientela da escola, Interação Professor-aluno, Observação de aula e Eventos de Extensão.

Gracielma Joice Araujo Guabiraba

Recife,

2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Educação a Distância

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Relatório Parcial de Estágio Curricular Supervisionado I

Observação da Infraestrutura, Análise do Fluxo Organizacional, Avaliação do PPP da Escola, Observação da Clientela da escola, Interação Professor-aluno, Observação de aula e Eventos de Extensão.

Nome da Estagiária: Gracielma Joice Araujo Guabiraba

Polo: Palmares

Relatório parcial de atividades apresentado

À disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, sob

orientação da professora Marizete Silva Santos, como

requisito para avaliação.

Escola Campo de Estágio Visitada: Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro

Endereço: Praça 19 de Agosto Nº12

Diretor: Fernando José Alves de Almeida

Supervisor do Estágio: Fernando José Alves de Almeida

Data do Período de Observação: de 04 de Março de 2013 a 05 de Abril de 2013.

Recife,

2013

Sumário

Introdução 3

1. Análise da Infraestrutura da Escola Campo de Estágio 4

2. Análise do Fluxo Organizacional da Escola Campo de Estágio 5

3. Avaliação do PPP da Escola Campo de Estágio 6

4. Análise da Clientela da Escola Campo de Estágio 7

5. Entrevistas na Escola Campo de Estágio 9

5.1. Entrevista com o professor 9

5.2. Entrevista com os alunos 10

6. Observação de Aulas 11

7. Observação de Evento ou Atividade de Extensão 12

Considerações Finais 13

Anexos 14

Introdução

O Estágio Supervisionado tem objetivo de observar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, assim como realizar um planejamento de intervenção didática, seguindo de uma regência para os alunos do ensino fundamental. No período dedicado à disciplina de estágio supervisionado I, pude acompanhar como é organizada atualmente a infraestrutura da escola campo de estágio e sua organização, o Projeto Político Pedagógico, analisar a clientela da escola, entrevistar diretor, coordenadores, professores e alunos, como também observar as aulas e eventos da Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro, situada à Pça. 19 de Agosto Nº 12, Joaquim Nabuco-PE. Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais - UFRPE e tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas, ministrada pelo Tutor Virtual Jorge André Xavier da Silva, como cumprimento da exigência do curso. O estágio foi realizado na Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro, situada à Pça. 19 de Agosto Nº 12, Joaquim Nabuco-PE, no período de 04 de Março a 05 de abril de 2013.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

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  1. Análise da Infraestrutura da Escola Campo de Estágio

A fase de observação e estágio foi realizada na Escola Fernando Augusto Pinto Ribeiro, localizado na Pça 19 de Agosto Nº 12, bairro Centro na cidade de Joaquim Nabuco, Pernambuco.

  • Aspectos Físicos

A Escola Fernando Augusto Pinto Ribeiro apresenta uma estrutura com uma 15 salas com 600 carteiras, 15 quadros (giz), 15 quadros (pincel), 1 pátio descoberto, 1 biblioteca, 1 quadra de esportes descoberta, 1 sala dos professores, 1 diretoria, 1 secretaria, 2 banheiros para professores, 4 banheiros para alunos, 1 cantina, 1 deposito de material pedagógico, 4 bebedouros e 3 acessos para portadores de deficiência. As instalações elétricas são novas, cada sala tem dois ventiladores cada, portas e janelas em bom estado de conservação. Funciona nos três turnos com 15 turmas pela manhã, 15 à tarde e 9 turmas à noite (EJA). A escola oferece segurança aos alunos, pois, os portões estão sempre fechados e os alunos menores de idade só saem antes do término das aulas com seus responsáveis.

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  1. Análise do Fluxo Organizacional da Escola Campo de Estágio

A escola atende ao Ensino Fundamental II e ao EJA – 3ª e 4ª fases com os três turnos funcionando normalmente e sendo orientadas por 4 coordenadores pedagógicos que se revezam para atender aos 2 segmentos de ensino.

A comunidade participa de forma indireta e, esta tem uma relação através de reuniões de pais e mestres para vivenciar as datas comemorativas e vivenciando o dia da família na escola. As reuniões pedagógicas são organizadas pelos coordenadores, diretor e a parte administrativa da escola, onde são repassadas informações relevantes a organização estrutural da instituição escolar e nessas reuniões visa-se o dialogo de forma transparente e dinâmica entre professores e coordenadores. Sempre realizando os conselhos de classe duas vezes por semestre, as reuniões com os docentes e coordenadores uma vez a cada mês, como também reuniões com os docentes e os alunos semanalmente e dos alunos com a equipe pedagógica uma vez ao mês, há reuniões de professores com a direção todas as semanas e reuniões com os pais dos alunos duas vezes por semestre.

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  1. Avaliação do PPP da Escola Campo de Estágio

O projeto político pedagógico tem o propósito de abrir novos caminhos para uma escola onde o aluno tenha oportunidade de desenvolver seu potencial intelectual e se integrar na sociedade como verdadeiro cidadão crítico e participativo. Todas as situações que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, o conhecimento e com a função social da escola, requer reflexão contínua de todos os que fazem a comunidade escolar e estão envolvidos neste processo. O PPP da escola esta fundamentada nas Leis de Diretrizes e Bases, em outros PPPs e no Regimento Escolar, sendo que o atual Projeto Político Pedagógico está à disposição de todos que se interesse em conhecê-lo. O PPP tem como principal objetivo direcionar as ações da escola para um trabalho coletivo e participativo, o qual prioriza uma prática pedagógica interativa e transformadora, voltado à aprendizagem do educando e sua preparação para a cidadania buscando, sobretudo, erradicar a evasão e a repetência. Além do Projeto Político Pedagógico a escola dispõe de Proposta Curricular (PC) e os Parâmetros Curriculares. Já o currículo da escola é bastante diversificado e contempla aspectos socioculturais como: Avaliação Institucional e Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem.

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4. Análise da Clientela da Escola Campo de Estágio

A Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro tem 1416 alunos matriculados no Ensino Fundamental II e Eja. Sendo, no período da manhã tem 588 alunos, à tarde 584 e noite 244. Tem em média 39, 06 alunos matriculados no Ensino Fundamental II e 27,11 matriculados no Eja. As principais ocupações profissionais da maioria dos responsáveis dos alunos são agricultura, corte de cana, usina, casa de família e o lar. Já o grau de escolaridade da maioria dos pais ou responsáveis é o Ensino Fundamental I Incompleto. E muitos desses responsáveis são beneficiados junto com seus filhos pela Bolsa Família e para os maiores de idade que já trabalham o Seguro Desemprego. Uma boa parte dos alunos moram próximo da escola, pois, a cidade é pequena, mas há muitos que moram em bairros um pouco distantes e também os que moram na zona rural e são transportados pelos ônibus para a escola. No entanto, em relação à pontualidade os alunos atrasam-se um pouco, devido os ônibus algumas vezes por problemas mecânicos quebrarem e, em relação à assiduidade às vezes é o desinteresse dos próprios alunos que muitas vezes preferem não entrar na escola e ficarem passeando. Quanto à evasão os alunos que desistem é devido ao trabalho, moram na zona rural, mas o principal motivo é desinteresse. E para tentar evitar um grande índice de

evasão a escola procura conversar com os pais e responsáveis ou até mesmo com

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os alunos.

Nas atividades escolares, boa parte dos alunos demonstra prazer e motivação na realização das tarefas, principalmente em gincanas e feira de conhecimentos. A maior parte dos alunos tem uma boa relação com o corpo docente e com os demais profissionais da escola, mas existem alguns problemas de indisciplina principalmente dos alunos mais jovens. E, quando há esses problemas de indisciplina o aluno vai para a diretoria e conversa com o diretor, se o caso for muito sério são chamados os pais ou responsáveis e, caso o aluno persista em fazer algo muito grave, dependendo da idade é acionado o conselho tutelar ou a polícia e até mesmo pode ser suspenso ou expulso. Mas, segue-se assim: 1º o aluno é chamado atenção, 2º suspensão e 3º expulsão ou transferência. No quesito desempenhos e competências no processo de ensino-aprendizagem são poucos os alunos com dificuldade e, a maioria que não aprende é por falta de interesse mesmo. Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem alegam que são nas matérias que envolvem cálculos e muitos erros de português e dificuldades de leitura. A escola lida com as dificuldades de aprendizagem orientando os professores a fazerem trabalhos extraclasses para tentar minimizar conversar-se e conscientiza o aluno e se utiliza materiais como: livro, filmes, revistas e etc para tentar estimular o aluno. Os alunos com necessidades educacionais especiais são tratados como os outros a escola tem dois cadeirantes e um deles tem deficiência motora e este estuda com a ajuda de acompanhante cedida pela secretaria de educação da cidade. A escola também tem rampas de acesso para facilitar a locomoção dos mesmos.

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5. Entrevistas na Escola Campo de Estágio

    1. Entrevista com o professor

A entrevista foi realizada no dia 05/03/2013 na Escola Mun. Fernando Augusto Pinto Ribeiro com duração de aproximadamente 30 minutos realizada com o professor Gessyvaldo Aleixo de Sousa que tem 30 anos de idade e leciona a disciplina de ciências há 8 anos. O mesmo é pós-graduado em Ensino de Ciências na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL. O objetivo da entrevista foi conhecer o perfil do educador e a maneira como este executa seu trabalho. Em relaçãoà entrevista foi de grande proveito, pois, tinha o intuito de analisar o trabalho do educador em sala de aula, como este se planeja, seus materiais didáticos, tipos de avaliações e porque escolheu o magistério. E, durante a entrevista foram perguntadas as seguintes questões:

1) De que forma você trabalha os conteúdos em sala de aula?

2) Como você planeja as suas aulas?

3) Quais os materiais didáticos utilizados para facilitar a aprendizagem do educando?

4) Como você avalia os seus alunos?

5) Porque você quis ser professor?

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    1. Entrevista com os alunos

A entrevista foi realizada no dia 05/03/2013 na Escola Mun. Fernando Augusto Pinto Ribeiro com duração de aproximadamente 30 minutos realizada com o aluno da 3ª Fase “D” Gessé Francisco da Silva, morador do Engenho Primoroso. O têm 42 anos de idade e voltou a estudar depois de quase 15 anos. O objetivo da entrevista foi conhecer o perfil do educando de Eja e a maneira como ele adapta-se a escola. A entrevista teve como intuito analisar a vivencia do educando em sala de aula, como este se comporta, seus anseios, dúvida e perspectivas em relação à escola e os professores. Durante a entrevista foram perguntadas as seguintes questões:

1) Há quanto tempo você parou os estudos?

2) O que você espera das aulas?

3) Porque você voltou a estudar?

4) Esta gostando da rotina escolar? Explique.

5) O que você acha dos professores?

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6. Observação de Aulas

A observação das aulas iniciou-se em 05/03/2013 das 19:00hs as 21: 00hs com duração de 2 h/a, sendo a disciplina de ciências ministrada pelo professor Gessyvaldo Aleixo de Sousa. O conteúdo abordado foi “Células” e tinha como objetivo mostrar as características das células, demonstrando que ela é a unidade morfofisiológica de todo ser vivo. Observando as aulas pude perceber a experiência do professor, o domínio do conteúdo e o que ocorre durante as aulas. O professor explica claramente e demonstra através de desenhos como são as características da célula. A metodologia utilizada foi quadro e pincel para a explanação do conteúdo e comparações da célula com uma parede de tijolos para ilustrar como se formam os tecidos. Os alunos observavam atentamente e quando surgia alguma dúvida perguntavam para compreender melhor o assunto.

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  1. Observação de Eventos ou Atividade de Extensão

Não houve eventos até o momento, pois, as aulas iniciaram no dia 14/02/2013.

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Considerações Finais

O Estágio não é algo simples, onde qualquer pessoa sem um preparo específico possa realizar de uma maneira significativa e consiga alcançar o objetivo do curso. O Estágio Supervisionado é de extrema importância para todos aqueles que queiram seguir a Licenciatura. O acadêmico consegue visualizar o verdadeiro papel do professor dentro de uma escola e fora dos âmbitos teóricos das quais essas teorias muitas vezes não são possíveis de serem aplicadas dentro de uma instituição de ensino fundamental e médio. Este relatório apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação. O Estágio Supervisionado foi um momento onde pude integrar o aprendizado teórico com a prática em sala de aula, no Ensino Fundamental e Médio. Nessa fase pude entender plenamente o que é o fazer pedagógico, passando a compreender o papel de ensinar e, o mais importante, como ensinar com qualidade. Tudo isso foi feito com foco na criação e formação de competências e habilidades para o público específico, que procurei conhecer bem.

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Anexos

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Ficha 1 – Observação da Infraestrutura da Escola

I. Dados de Identificação

Curso: Licenciatura Interdisplinar em Ciências Naturais

Pólo: Palmares

Nome do Estagiário(a): Gracielma Joice Araujo Guabiraba

E-mail/fone do Estagiário: amleicar@hotmail.com/ (81) 94332633

Escola (campo de estágio): Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro

Telefone da Escola: (81) 3682 - 1231

E-mail da Escola: Não tem

Semestre e ano de realização do Estágio Curricular Supervisionado I: 4º / 2013

II. Avaliação Geral

1. Espaço Físico

1.1. Avaliação de aspectos gerais

a) Localização da escola e condições de acesso: Está localizado no centro da cidade em frente à Praça 19 de Agosto, centro, Joaquim Nabuco/PE. Sendo de fácil acesso

b) Estado geral de conservação das instalações físicas: Salas com portas, janelas, paredes e tetos em bom estado de conservação.

c) Condições gerais de segurança: A escola oferece segurança aos alunos em todos os cômodos.

1.2. Avaliação das dependências físicas da escola

Você deve assinalar as dependências físicas da escola, informando dados quantitativos e qualitativos sobre as instalações físicas. Assinale com um X as dependências que existem na escola.

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Assinale um X

Dependências

Quantitativo

Observação e Avaliação

X Sala de aula 15 Regular, há salas quentes

X Quadra de esportes 1 Pouco espaço e descoberta

Laboratório de Informática

Laboratório de Ciências

Laboratório de Língua

Sala de aulas práticas

Sala para Artes Pláticas

Sala para música

X Sala de vídeo (videoteca) 1 Bom

X Biblioteca 1 Regular

X Sala de professores 1 Bom

X Sala de reuniões 1 Precisa ser mais arejada

X Cantina/lanchonete/refeitório 1 Bom

Auditório

X Infra-estrutura de acesso para

portadores de necessidades especiais 3 Bom

Teatro

Briquedoteca

2. Recursos Materiais

    1. Equipamentos e recursos diversos

Você deve observar a existência ou não de materiais, quantidade e qualidade dos materiais disponíveis, estado de conservação e condições de funcionamento.

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Assinale um X

Materiais e Equipamentos

Quantitativo

Observação e Avaliação

X Copiadora/tipo “xerox” 1 Ótima

X Mimeógrafo 1 Bom

X Multifuncional 1 Bom

X TV 5 Bom

X Retroprojetor 1 Ruim

X Som 1 Bom

X DVD 5 Bom

X Computador para uso administrativo 3 Regular

(acesso à internet)

X Computadores para uso dos alunos 2 Regular

(acesso à internet)

X Computadores para uso dos professores 1 Regular

(acesso à internet)

X Materiais para Educação Física

(bolas,aparelhos de ginástica e outros) 10 Bom

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