Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Gerenciamento de Projetos: Estrutura, Funções e Fatores Críticos de Sucesso do PMO, Notas de aula de Administração Empresarial

Este documento aborda a elaboração e análise de projetos, com foco no escritório de gerenciamento de projetos (pmo). O pmo é um núcleo de competências responsável por dar suporte aos gerentes e equipes de projetos, visando à otimização do desenvolvimento de projetos na organização. O documento discute os modelos e funções do pmo, além de seus fatores críticos de sucesso.

Tipologia: Notas de aula

2013

Compartilhado em 31/03/2013

derick-oliveira-11
derick-oliveira-11 🇧🇷

4.2

(19)

48 documentos

1 / 15

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Gerenciamento de Projetos: Estrutura, Funções e Fatores Críticos de Sucesso do PMO e outras Notas de aula em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. Caio Ferrari Prof. Carlos Guimarães Prof. Claudio DITICIO Prof. Wilson LAPO ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PMO (Project Management Office) PARTE I I 10.2 - ALGUMAS FUNÇÕES QUE PODEM SER ASSUMIDAS POR UM PMO:  SUPORTE ADMINISTRATIVO: • MANUTENÇÃO DE CRONOGRAMAS. • PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RELATÓRIOS. • MANUTENÇÃO DE UMA SALA PARA REUNIÕES DAS EQUIPES.  MÉTODOS E PADRÕES: • PLANEJAMENTO DO PROJETO. • DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS. • AVALIAÇÃO DE RISCOS.  CONSULTORIA E TREINAMENTO: • SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS. • TREINAMENTO EM GP OU APOIO À ÁREA DE TREINAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE CURSOS SOBRE GP. • APOIO NA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS NECESSÁRIOS AOS PROJETOS. 10.3 - FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UM PMO: • APOIO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO. • ALINHAMENTO COM AS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO E COM OS TIPOS DE PROJETOS QUE A ORGANIZAÇÃO EXECUTA. • COMUNICAÇÃO DOS OBJETIVOS E SUCESSOS ATINGIDOS PELO PMO. • IMPLEMENTAR AS MUDANÇAS (PESSOAS, METODOLOGIAS E FERRAMENTAS) DE FORMA GRADUAL E NÃO DE UMA ÚNICA VEZ. • NÃO “REINVENTAR A RODA”. P M B O K  Project Management Boby of Knowledge. PMBOK CONCEITOS  WBS = Fatores que limitam as opções da equipe de gerenciamento do projeto, metodologia de levantamento e análise.  ESCOPO = trabalho que deve ser realizado para a geração dos produtos e serviços a serem fornecidos pelo projeto. WBS  Work  Breakdown  Structure  Ou EAP = Estrutura Analítica do Projeto ATIVIDAD ES,SU Paim no Concepção Pesquisa Contratação Fabricação do Protótipo Homologação Premissas e Possíveis Relação de a Teste em campo restrições fornecedores fomecedores Estudo de viabilidade Relatório de Contratos Plano de testes pesquisa técnica Pesquisa com consumidores Apresentação do relatório de pesquisa Avaliação dos custos Relatório de viabilidade Emis: são do Project Charter Teste Relatório de não conformidade Relatório de homologação
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved