1. TEMA: Características Morfológicas e Reprodutivas do Filo Arthropoda com ênfase no Subfilo Hexapoda

  1. Duração Aula: 50 minutos

  1. OBJETIVOS

  • Citar e compreender a forma, habitat e o ciclo reprodutivo dos insetos mencionando suas funções e importâncias ecológicas.

  • Desenvolver atividades avaliativas para que possa ter um melhor nível cognitivo nos alunos.

  1. CONTEÚDOS:

    • Morfologia dos Hexapodas

    • Reprodução dos insetos

    • Habitat

  1. RECURSOS

  • Quadro branco

  • Pincel

  • Livros didáticos de biologia

  • Moldes

  • Exemplares de insetos

  1. Metodologia:

6.1 Aula 1: Organizar os alunos em 5 grupos de 8 pessoas. Apresentar o mostruário de insetos (caixa entomológica) aos alunos e pedir para que cada grupo faça a identificação das estruturas morfológicas (cabeça, tórax, abdômen e número e localização das pernas) no qual estará escrito o nome de cada estrutura no quadro branco, dos 5 grupos cada um terá acesso a escolha de 4 insetos para manuseio da identificação das características morfológicas externas, dos mesmos. Ao final todos terão que desenhar no caderno os insetos indicando as estruturas morfológicas o qual foram pedidas.

6.2 Aula 2: Para uma melhor compreensão dos alunos em relação a reprodução e desenvolvimento do inseto,serão utilizados, na aula prática de ciclo reprodutivo, moldes feitos de cartolina, papelão e isopor. Cada estágio de ninfas e/ou de adulto será representado por moldes feitos a cartolina, o papelão será utilizado e o isopor serão como integrantes que fazem parte da natureza (terra, folhas, flores e árvores), ou seja, do isopor será feito os moldes das plantas e no papelão será pintado a tinta guache os meios de desenvolvimentos dado pela metamorfose dos insetos, por meio disso os alunos irão fazer uma pequena visualização e representação de como ocorre a reprodução dos insetos conhecendo as estruturas e funções presentes nos machos e fêmeas, ao fim terá uma atividade fixadora. Ressaltando que, os alunos serão organizados em grupo de cinco pessoas, e cada grupo terá seu próprio molde que será distribuído pelo professor sendo que cada estágio estará indicado nos moldes.

6.3 Aula 3. Na aula de Hábitat dos Hexapoda, os alunos serão divididos em grupos de cinco pessoas e irão passar um tempo de 15 minutos em volta da escola onde poderão visualizar os diferentes locais em que os insetos habitam e como eles interagem com a natureza, ao voltar para a sala pegaram os moldes utilizados na aula de ciclo reprodutivo e farão uma comparação do habitat em que cada inseto fica e a forma em que estes se reproduzem. No final da aula, estará no quadro branco um pequeno exercício de fixação.

  1. AVALIAÇÃO

7.1 Aula 1: A avaliação será realidade de forma qualitativa, de modo que será cobrado de cada aluno um trabalho feito de forma organizada e esclarecida, exigindo que nos desenhos feitos nos cadernos estejam indicando corretamente as principais e notórias estruturas morfológicas externas presentes nos insetos. Como não terão acesso à lupa, não poderão ser analisados com maior nitidez alguns detalhes como os números de olhos ou ocelos presentes nos insetos e por isso este será somente exemplificado como diz na literatura bibliográfica (livros didáticos da escola ou fontes extras de pesquisa)

7.2 Aula 2: Nesta aula, o critério avaliativo será a partir de um questionário, no qual cada aluno terá que citar e falar a função dos principais órgãos reprodutores dos Hexapoda e também desenhar no caderno o ciclo de desenvolvimento do mesmo. Como o tempo será curto, eles poderão entregar a atividade na próxima aula, ressaltando que ela contará como nota participativa e também cairá na prova.

7.3 Aula 3: Na aula de habitat dos hexapodas, terá dois métodos avaliativos uma será através da observação que cada grupo de alunos fez ao redor da escola comparando, em seguida, por meio da utilização dos moldes, o meio que os insetos vivem e o meio de reprodução. O outro método avaliativo, será realizado por meio da atividade fixadora, em que eles terão que descrever como ocorre a interação dos insetos desde a fase jovem até a adulta na natureza, principalmente em relação às plantas, sem esquecer-se de mencionar as características presentes nelas de acordo com os hábitos alimentares desse grupo de animal.

  1. Tema: Características e defesas do Subfilo Myriapoda.

  2. Duração Aula: 50 minutos

  3. OBJETIVOS

·        Compreender as diferentes estruturas morfológicas externas, diferenças entre as ordens e defesas desse grupo de animais.

·         Desenvolver atividades avaliativas para que possa ter um melhor nível cognitivo nos alunos.

  1. CONTEÚDOS:

  • Introdução a Morfologia dos Myriapodas

  • Diferenças Morfológicas das Classes Diplopoda e Chilopoda

  • Defesas químicas, hábitat e alimentação.

  1. RECURSOS

  • Quadro branco

  • Pincel

  • Livros didáticos de biologia

  • Moldes

  • Exemplares do Subfilo.

  • Televisão

  1. Metodologia:

    1. Aula 1: Nesta aula de características morfológicas, os alunos serão organizados em grupos de cinco pessoas onde cada um poderá observar as morfologias externas dos Myriapoda através de um mostruário de dois animais desse subfilo (Piolho de cobra e lacraia), cada uma desenhará em seu caderno anotando a localização e o nome de cada apêndice desses animais.

    1. Aula 2: Na aula de diferenciação das classes Chilopoda e Diplopoda, os alunos ficarão organizados em grupo de quatro pessoas no qual cada equipe receberá duas cores de massa modelar e uma caixa de palito de dente. Cada grupo terá 15 minutos para fazer um representante Chilopoda e Diplopoda. Eles terão que fazer bolinhas cilíndricas para uma classe e achatadas para outra caracterizando o metamerismo presente no corpo destes animais, os palitos serão utilizados como antenas e como pernas, um ou dois pares por metâmero dependendo da característica da classe. Logo após cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus moldes explicando a diferença de cada ordem.

    1. Aula 3. Nessa aula será apresentado um vídeo de 30 minutos, na televisão, de como os Chilopodas e Diplopodas se protegem, onde habitam e como se alimentam. Em seguida os alunos terão 20 minutos para fazer uma redação de como é o hábito alimentar e proteção das duas classes.

  1. Avaliação

    1. Será avaliado os desenhos que cada grupo de alunos fez em seu caderno, analisando bem a localização e os nomes de cada apêndices presente nos piolhos-de-cobra e lacraias.

    2. Serão avaliados os moldes feitos pelos alunos, se estão corretos de acordo com as características das classes, e também a apresentação que cada grupo se submeteu a fazer, considerando a postura e o nível de entendimento que obtiveram.

    3. Nesta aula será analisado os relatórios feito por cada aluno, avaliando o nível de entendimento que cada um teve após assistir o vídeo sobre os hábitos destes animais.

Comentários