Plante as Árvores do Xingu e Araguaia

Plante as Árvores do Xingu e Araguaia

(Parte 1 de 6)

A CAMPANHA ‘Y IKATU XINGU é um movimento pela recuperação e proteção das nascentes do rio Xingu no estado do Mato Grosso. Tem como base o conceito da responsabilidade socioambiental compartilhada, em que todos os envolvidos entendem o rio Xingu como um bem comum e lutam por sua preservação. Criada em 2004, a campanha é fruto da união e participação de agricultores familiares, produtores rurais, comunidades indígenas, pesquisadores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Y Ikatu Xingu significa “salve a água boa do Xingu” na língua Kamaiurá.

Saiba mais em w.yikatuxingu.org.br

A REDE DE SEMENTES DO XINGU é uma iniciativa de troca e comercialização de sementes de plantas nativas abastecida por coletores da região dos rios Xingu, Araguaia e Teles Pires no MT. Com ela, é possível, além de valorizar a floresta e seus usos culturais diversos, gerar renda para agricultores familiares e comunidades indígenas. Os encontros promovidos pela rede servem também como um canal de comunicação e intercâmbio entre coletores, viveiristas, proprietários rurais e outros interessados.

Saiba mais em w.sementesdoxingu.org.br

Edição revista e ampliada Edição revista e ampliada

O INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 2 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência marcantes na luta por direitos sociais e ambientais. Tem como objetivo defender bens e direitos coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. O ISA produz estudos e pesquisas, implanta projetos e programas que promovam a sustentabilidade socioambiental, valorizando a diversidade cultural e biológica do país.

Para saber mais sobre o ISA consulte w.socioambiental.org

Conselho Diretor: Neide Esterci (presidente), Marina Kahn (vice-presidente), Ana Valéria Araújo, Anthony R. Gross, Jurandir M. Craveiro Jr.

Secretário Executivo: André Villas-Bôas Secretária Executiva Adjunta: Adriana Ramos

Apoio institucional

ISA MANAUS R. Costa Azevedo, 272, 1º andar, Largo do Teatro, Centro, 69010-230, Manaus (AM). Tel/fax: (92) 3631-1244/3633- 5502, isamao@socioambiental.org

ISA BOA VISTA R. Presidente Costa e Silva, 116, São Pedro, 69306- 670, Boa Vista (R). Tel: (95) 3224-7068, fax: (95) 3224-3441, isabv@socioambiental.org

ISA SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA R. Projetada, 70, Centro, 69750-0 S. Gabriel da Cachoeira (AM). Tel/fax: (97) 3471-1156, isarn@socioambiental.org

ISA CANARANA Av. São Paulo, 202, Centro, Canarana, 78.640-0. Tel (6) 3478-3491, isaxingu@socioambiental.org

ISA ALTAMIRA R. Professora Beliza de Castro, 3253, Bairro Jd. Independente I, 68372-530, Altamira (PA). Tel: ( 93) 3515-0293

Organização Eduardo Malta Campos Filho

São Paulo, novembro de 2012. Edição revista e ampliada

O PROGRAMA XINGU visa a contribuir com o ordenamento socioambiental da Bacia do Rio Xingu (MT/PA) considerando a expressiva diversidade socioambiental que a caracteriza e a importância do corredor de diversidade socioambiental de 28 milhões de hectares que inclui Terras Indígenas e Unidades de Conservação, ao longo do rio. Desenvolve um conjunto de projetos voltados a proteção e sustentabilidade dos 26 povos indígenas e das populações ribeirinhas que habitam a região, à viabilização da agricultura familiar, à adequação ambiental da produção agropecuária e à proteção dos recursos hídricos.

Coordenador do Programa Xingu André Villas-Bôas

Coordenadores Adjuntos Marcelo Salazar Paulo Junqueira Rodrigo Gravina Prates Junqueira

Administração SÃO PAULO: André Barreto Machado Eric Deblire Tatiane Souza Dias de Oliveira

NÚCLEO CANARANA: Cleudemir Peixoto Erica Ieglli Karla Patrícia Oliveira Sadi Eisenbach

NÚCLEO ALTAMIRA: Rita de Cássia Rocha da Silva

Comunicação Christiane Peres

Geoprocessamento SÃO PAULO: Marisa Gesteira Fonseca

NÚCLEO CANARANA: Cladinéia Pesamosca Heber Queiroz Alves

NÚCLEO ALTAMIRA: Juan Doblais Prieto

Equipe Parque Indígena do Xingu – Panará Cristina Velasquez Dannyel Sá Flora Cabalzar

Joanatan Fernandes Rocha Reis Kátia Yukari Ono Renato Antunes Vianna Mendonça Maria Beatriz Beltrão Lemos Monteiro

Equipe Terra do Meio – Altamira Celia da Silva Nascimento (estagiária) Cristiano Tierno Fabiola Andressa Moreira Silva (estagiária) Márcio Luís Silva Souza Raquel Rodrigues dos Santos

Equipe Monitoramento Infra-estrutura Bacia do Xingu Biviany Rojas Garzon Leonardo Jose Borges de Amorim

Equipe Adequação Socioambiental, Restauração e Sementes Florestais Angela Oster Bruna Dayanna Ferreira Cleiton Marcelino dos Santos José Nicola Martorano Neves da Costa Junior Micolino da Veiga Marcelo Hercowitz Natália Guerin Renan Veroneze Garcia Vanderlei da Costa e Silva

Licença

Para democratizar a difusão dos conteúdos publicados neste livro, os textos estão sob a licença Creative Commons (w.creativecommons. org.br), que flexibiliza a questão da propriedade intelectual. Na prática, essa licença libera os textos para reprodução e utilização em obras derivadas sem autorização prévia do editor (no caso o ISA), mas com alguns critérios: apenas em casos em que o fim não seja comercial, citada a fonte original (inclusive o autor do texto) e, no caso de obras derivadas, a obrigatoriedade de licenciá-las também em Creative Commons.

Essa licença não vale para fotos e ilustrações, que permanecem em copyright ©.

Você pode:

Copiar e distribuir os textos desta publicação. Criar obras derivadas a partir dos textos desta publicação.

Sob as seguintes condições:

Atribuição: você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada no crédito do texto.

Uso não comercial: você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.

Compartilhamento pela mesma Licença: se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.

Plante as árvores do Xingu e Araguaia / organização,

Eduardo Malta Campos Filho. -- Ed. rev. e ampl. -- São Paulo : Instituto Socioambiental, 2012. -- (Série Plante as árvores do Xingu e Araguaia).

ISBN 978-85-8226-005-0

Reflorestamento 7. Xingu, Rio (Bacia hidrográfica)

1. Araguaia, Rio (Bacia hidrográfica) 2. Meio ambiente 3. Plantações florestais 4. Proteção ambiental 5. Recursos naturais - Conservação 6. I. Campos Filho, Eduardo Malta. I. Série.

12-14695 CDD-634.956

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

1. Árvores : Plantações : Manual do plantador : Ciências florestais 634.956

COLABORAÇÃO Armin Beh

Abilio Vinicius Barbosa Pereira Associação Terra Viva (ATV) e WWF

(Parte 1 de 6)

Comentários