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Guias e Dicas
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Doutrina Deus aula 1, Notas de aula de Teologia

Aula 1 de Teontologia

Tipologia: Notas de aula

2013

Compartilhado em 06/04/2013

mario-alvarenga-6
mario-alvarenga-6 🇧🇷

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Baixe Doutrina Deus aula 1 e outras Notas de aula em PDF para Teologia, somente na Docsity! Aula 1. Doutrina de Deus. 05/02/11 Bibliografia: • Teologia Sistemática Pentecostal, Autor: Elinaldo Renovato de Lima, Ciro Sanches Zibordi, Antônio Gilberto, Esequias Soares, Elienai Cabral, Severino Pedro da Silva, Claudionor Corrêa de Andrade, Geremias do Couto. CPAD. 2009 Doutrina de Deus Êxodo 3.13,14: 13Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14E disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós. Premissas: • Deus é para ser conhecido, jamais explicado. Pois no dia em que melhor se o explica, nesse mesmo dia mais se o desconhece. • A matéria “Doutrina de Deus” ou a Teologia, propriamente dita, não é para examinar ou considerar com minúcia; esmiuçar, anatomizar, escalpelizar Deus, não! Não é possível dissecar Deus. Quanto mais Ele se revela a você, menos você tenta explicá-lo, e mais você o conhece. A ideia da sadia teologia é para você se aproximar do Senhor mediante o conhecimento de Sua Pessoa nas Sagradas Escrituras. • Ora, esse Deus que é (Eu Sou O Que Sou), não agrada, porque não serve aos propósitos da teologia de pessoas vazias de Deus[eu observo isto através de certas perguntas que me fazem – a pessoa está oca por dentro]. Acerca de Deus não há comentários a escrever. Esse Deus que é, não está em nenhum processo em si Ele é. • Observação importante no estudo da teologia: a) eu vou usar o método da leitura para não me perder entre perguntas e respostas; b) Nem todas as perguntas são para serem respondidas agora, por causa dos possíveis desdobramentos que tal resposta poderá exigir. O tempo é pequeno para muito assunto. c) Certas perguntas, mesmo sem perguntar serão respondidas ao longo do curso. (cognitivo) • Ora, o fato de sermos criados à imagem e semelhança de Deus nos dá um ponto de percepção de Deus, mas ainda não é o conhecimento de Deus. (Caio Fábio) • O Deus que é, o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. Ele é. E se Ele é, o que me cabe é amá-lo. Não me cabe entendê-lo. (Caio Fábio) 1. Para Considerar: • O objeto desse estudo não é propriamente Deus[essência], mas Deus através de sua revelação. • Quando estudamos o conjunto da revelação divina, formula-se conceitos que, depois de organizados, são chamados de “teologia” ou corpo doutrinário. Por isso a teologia não é um amontoado de pensamentos de teólogos e sim formulada com base na revelação divina. É claro que houve erros de alguns teólogos, por isso a força do nosso estudo está na análise e, cada vez mais apurada, não só da letra[ela mata mas, o Espírito vivifica, II Co 3.6: o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica] • Por isto a tarefa do estudante de teologia é conhecer aquilo que Deus disse de si mesmo nas STM – Seminário Teológico Maranata astor Mário Veríssimo – Doutrina de Deus Santas Escrituras. • O conhecimento que tivermos de Deus serão o fundamento para a nossa vida cristã, dentro da seguinte ótica: não é a fé que fixa Deus[por exemplo, milagres]. É Deus quem fixa a fé. Deus não decorre[procede] da fé[Deu é, tendo você fé ou não], mas a fé sim, decorre de Deus. Isto chama-se temor do Senhor. E a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem![Graça] 2. A Singularidade de Deus: • Dt 6.4: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. • I Rs 8.60: para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus e que não há outro. • Adoração: I Rs 8.61: E seja o vosso coração perfeito para com o Senhor, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje. • Isaías 43.10,11: 10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. • Mc 12.29,30: 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 30Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. • I Cor 8.4 a 6: 4Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só. 5Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), 6todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 3. Primeira Lição: • A unidade de Deus singulariza a religião revelada. • O politeísmo é uma negação do Absoluto, da Última Causa ou da Primeira Causa. O politeísmo é a negação, também, da independência de Deus, da Sua imutabilidade e da Sua eternidade.[O Eu Sou, sendo Deus o que é precisa de mais – tipo os deuses gregos] 4. Da Imanência e da Transcendência de Deus O nosso Deus revelado nas Escrituras é o Deus do Teísmo, i.e., Ele é: • Imanente – que se relaciona com a criação; • Transcendente – está acima da criação. Se existir uma ênfase na imanência ou na transcendência, a crença teísta fica prejudicada. Ênfase na Imanência Ênfase na Transcendência STM – Seminário Teológico Maranata astor Mário Veríssimo – Doutrina de Deus Mostra-nos o Pai? Jo 15.26: Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.] 3. Pessoas consubstanciais: Seguindo a Tradição apostólica, a Igreja, no ano de 325, no primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, confessou que o Filho é "consubstancial" ao Pai, isto é, um só Deus com Ele. O segundo Concílio Ecumênico, reunido em Constantinopla em 381, conservou esta expressão em sua formulação do Credo de Nicéia e confessou "o Filho Único de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai" Observação sobre “gerado, não criado”: • Filho de Deus, filho de Davi, ou filho do Homem? Jesus é identificado como “filho de Davi" quatorze vezes no Novo Testamento, começando com o primeiro verso (Mateus 1:1). O Evangelho de Lucas documenta quarenta e uma gerações entre Jesus e Davi, enquanto Mateus lista vinte e seis. Jesus, um descendente distante, pode usar o título “filho de Davi” apenas metaforicamente. Mas como então devemos entender o título, “filho de Deus?” • Vamos recapitular. O que significa “Filho de Deus” em primeiro lugar? Nenhuma denominação cristã legítima sugere que Deus se casou e teve um filho, e com certeza nenhuma concebe que Deus teve um filho com uma mãe humana fora do casamento. Além disso, sugerir que Deus fisicamente se relacionou com um elemento de Sua criação está além dos limites da tolerância religiosa já que seria o cúmulo da blasfêmia, na mesma linha da mitologia grega. • Então, novamente, o que significa “Filho de Deus”? E se Jesus Cristo tem direitos exclusivos ao termo, por que a Bíblia registra, “...porque Eu (Deus) sou um pai para Israel, e Efraim (ou seja, Israel) é meu primogênito” (Jeremias 31:9) e “...Israel é meu filho, meu primogênito” (Êxodo 4:22)? Adotando o contexto de Romanos 8:14, que diz, “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus,” muitos eruditos concluem que “Filho de Deus” é metafórico. Afinal, The Oxford Dictionary of the Jewish Religion (Dicionário Oxford da Religião Judaica) confirma que no idioma judaico “Filho de Deus” é claramente metafórico. Fazendo a citação, “Filho de Deus, termo ocasionalmente encontrado na literatura judaica, bíblica e pós- bíblica, mas em nenhum lugar implicando descendência física de Deus.” verbete: Hipóstase: (gr. Hypostasis; ou hupóstasis, 'base, fundamento; sedimento; realidade material') Aqui, o substantivo hipóstase designa a substância individual, a pessoa. Tomás de Aquino diz: "Para alguns, a substância, na definição de pessoa, equivale a substância primeira, que é a hipóstase; todavia, não é supérfluo acrescentar individual, uma vez que com as palavras hipóstase ou substância primeira se exclui a relação entre o universal e a parte. De fato, não se diz que o conceito de homem ou a mão são hipóstase" (5. Th., I, q. 29, a. 1). DOGMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina". • Pessoas distintas entre si: As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo" não são simplesmente nomes que STM – Seminário Teológico Maranata astor Mário Veríssimo – Doutrina de Deus designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado[usa-se este termo para diferenciar], o Espírito Santo que procede[usa-se este termo para diferenciar]". Inseparáveis naquilo que são, da mesma forma o são naquilo que fazem. Mas na única operação divina cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, sobretudo nas missões divinas da Encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo. STM – Seminário Teológico Maranata astor Mário Veríssimo – Doutrina de Deus
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