Conceito Introducao a Engenharia

Conceito Introducao a Engenharia

(Parte 1 de 3)

Conceito

A engenharia é o estudo e a aplicação dos vários ramos da tecnologia. As funções do engenheiro consistem na materialização de uma ideia na realidade. Noutros termos, através de técnicas, desenhos e modelos, e com o conhecimento proveniente das ciências, a engenharia pode resolver problemas e satisfazer necessidades humanas.

Conceito

O termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra

"engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto.

A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "génio" ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente

Conceito

Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis - como pontes e edifícios - amadureceu como uma especialidade técnica autónoma, entrou no léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da engenharia militar.

Conceito

Hoje em dia, os significados originais dos termos

"engenharia" e "engenharia civil" estão já largamente obsoletos, mas ainda são usados como tal em alguns países ou dentro do contexto de algumas forças armadas.

Conceito

A engenharia também supõe a aplicação da inventividade e capacidade de inovacao para desenvolver uma determinada actividade. Isto, obviamente, não implica que não se recorra ao método científico para levar a cabo os planos.

Conceito

Entre as várias tarefas que pode levar a cabo um engenheiro, destacaremos oa investigação (em busca de novas técnicas), oa projecção, o desenvolvimento, oa produção, oa construção oa operação e o implementacao.

Tarefas ou funcoes

Por outro lado, é importante ter em conta que a engenharia contempla diversos ramos. A aplicabilidade de um engenheiro deve ser versatil.

A engenharia genética, por exemplo, está associada à manipulação e à transferência do ADN de uns organismos para os outros.

Tarefas ou funcoes

A engenharia agrícola é aquela que promove o desenvolvimento produtivo social da agricultura, sem negligenciar os recursos naturais.

A engenharia geológica encarrega-se de solucionar os problemas que relacionam o homem com o meio geológico.

Tarefas ou funcoes

A engenharia comercial relaciona-se principalmente com o marketing e as relações públicas, na medida em que o engenheiro trata da gestão deste tipo de questões.

Por último, há que mencionar que a engenharia civil é a ciência que aplica conhecimentos e técnicas da geologia, da química e da física para elaborar infra-estruturas e obras de todo o tipo.

Tarefas ou funcoes

Em muitos países, o exercício da profissão de engenheiro obriga, para além da habilitação com um curso superior de engenharia, a uma licença ou certificação profissional atribuída pelo estado, por uma associação profissional, ordem ou instituição de engenheiros ou por um outro tipo de órgão de regulamentação profissional.

Identidade de engenheiro

Conforme o país, aos profissionais devidamente certificados ou licenciados está reservado o uso exclusivo do título profissional de "engenheiro" ou estão reservados outros títulos formais como

"engenheiro profissional", "engenheiro encartado",

"engenheiro incorporado", "engenheiro diplomado" ou "Engenheiro Europeu".

Identidade de engenheiro

Normalmente, a lei restringe a prática de determinados atos de engenharia aos profissionais certificados e habilitados para tal, ainda que a prática dos restantes não esteja sujeita a essa restrição.

Para além da certificação como engenheiro propriamente dito, em alguns países existe a certificação como técnico de engenharia ou engenheiro técnico, associada aos profissionais com uma habilitação correspondente a um curso superior de 1º ciclo na área da engenharia.

Identidade de engenheiro

O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários. O historial de engenharia esta assossiado a grandes feitos restgistados desde o antigamente como

História

Pirâmide egípcia.

Máquina de Anticítera, o primeiro computador mecânico.

Máquina a vapor de Thomas Savery.

História

Os submarinos atomicos A ciencia aeronautica

Ciencia militar (misseis, bombas atomimicas, armas quimicas e de fosforo)

O satelite

História

O Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egipto, os

Jardins Suspensos da Babilónia, a

Acrópole de Atenas, o Parténon, os antigos aquedutosromanos, a Via Ápia, o

Coliseu de Roma, Teotihuacán e as cidades e pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas, a

Grande Muralha da China, entre muitas outras obras, mantêm-se como um testamento do engenho e habilidade dos antigos engenheiros militares e civis

Antiguidade

(Parte 1 de 3)

Comentários