Ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramenta utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente, acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.(Sebrae, 2002)

Análise do ambiente interno

Simultaneamente à análise do ambiente externo deve ocorrer a análise do ambiente interno, que tem como objetivo a identificação dos pontos fortes e fracos da organização (MAXIMIANO, 2008).

Análise do ambiente interno

Análise do ambiente interno

Segundo Kotler e Keller (2006, p. 51) “Uma coisa é perceber oportunidades atraentes, outra é ter capacidade de tirar o melhor proveito delas.”

Análise do ambiente interno

Assim, as organizações devem aproveitar não só as oportunidades para as quais dispõem de recursos, mas também as oportunidades que exigirão um maior desenvolvimento de suas forças e uma maior união de sua equipe.

Análise do ambiente interno

Para isso, a empresa pode realizar uma análise de suas principais áreas funcionais:

Análise do ambiente interno

Marketing, finanças, produção e pessoas, e verificar sua estrutura organizacional e suas políticas internas, além de realizar um estudo de seu desempenho e utilizar a técnica de benchmarking

Análise do ambiente interno Benchmarking

Análise do ambiente interno

Benchmarking

Tecnicamente define-se como o processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas diretivas próprias de uma empresa em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança nesse ponto.

Análise do ambiente interno

A análise de marketing

levará em consideração se os produtos desenvolvidos pela empresa atendem à necessidade e expectativa dos clientes, se as necessidades dos clientes estão sendo bem percebidas pela organização, se existem e se são eficientes as formas de fidelização dos clientes etc.

Análise do ambiente interno

Em finanças, serão analisados índices gerais, lucros e retornos, capital de giro, entre outros.

Análise do ambiente interno

A área de produção terá suas tecnologias e equipamentos avaliados, os tempos de ociosidade estudados, e o uso de sistemas de controle analisados.

Análise do ambiente interno

Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.

Análise do ambiente interno

Por último, será observada a parte de gestão de pessoas dentro da empresa, por exemplo, a forma com que a organização vê as pessoas e o quanto elas são valorizadas (OLIVEIRA; SILVA, 2006).

Análise do ambiente interno

Depois dessa análise das áreas funcionais da empresa, vem a análise dos aspectos organizacionais. A estrutura organizacional deve estar de acordo com as exigências do mercado, atender as necessidades da organização e promover a eficiência, e as políticas internas devem ser compatíveis, pertinentes à organização e atualizadas

Análise do ambiente interno

Kotler (2006) ainda citam alguns fatores internos da empresa que devem ser verificados ao se realizar uma análise de forças e fraquezas. Entre eles, estão a reputação da empresa, a eficiência na determinação do preço, a cobertura geográfica, a estabilidade financeira, as instalações, a capacidade de produção e a liderança.

Análise do ambiente interno

Ao término das análises dos ambientes externo e interno, terá sido concluída a Análise

Cuidado com o Pato!

Empresa Pato

Se a empresa não define com clareza qual é o seu negócio corre o risco de virar uma empresa pato.

Exemplos de Definição de Negócio Energia

Exemplos de Definição de Negócio Presente

Exemplos de Definição de Negócio Sedução

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