Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica

Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LICENCIATURA EM FÍSICA

TOPICOS EM FISICA 

Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica

Discente: Olgaildes Santana Santos Neta

Amargosa – Bahia

Fevereiro/2013

Síntese texto 2: Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica.

Decorrente de varias mudanças à presença do computador está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, principalmente dentro das escolas, esse equipamento já não é desconhecidos dos alunos nem dos professores, que os utilizam na elaboração de provas, dos trabalhos acadêmicos e etc.

O uso do computador junto à internet está cada vez mais essencial em sala de aula, a educação se modifica, O processo de ensino e aprendizagem precisa acontecer de maneira integrada, buscando através de projetos todas as ferramentas e mídias disponíveis.

Um dos usos mais comuns que os professores fazem da Internet é a consulta de informação publicada através de páginas da Internet. Este uso apresenta vários problemas ainda não resolvidos. Na internet todos, introduzem o que quer, sem filtro, sem repreensão, e como consequência há certa demasia de informações na maioria das vezes inúteis.

Um dos atributos que tem permitido o desenvolvimento da Internet é a possibilidade de qualquer pessoa publicar informação, qualquer informação. Quando se lê uma informação obtida através da Internet, não sabemos, com certeza, se este dado é de confiança ou não.

Com o intuito de “facilitar” a vida dos professores, a UFRJ construiu um site de recomendação- UNIESCOLA que tem por objetivos à formação continuada de professores de Física e de Ciência. Ele apresenta material disposto em várias áreas de interesse. Todas as páginas indicadas estão em português.

O site UNIESCOLA nos mostra que é possível ter materiais de boa qualidade, precisando apenas de professores capazes de utiliza-los, afinal de nada adianta termos todas às ferramentas se não soubermos utiliza-las de forma adequada. Precisam-se também de pesquisadores para o fornecimento e renovação desses materiais tão uteis.

Comentários