Educação e aprendizagem no século XXI

Educação e aprendizagem no século XXI

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LICENCIATURA EM FÍSICA

TOPICOS EM FISICA 

Educação e aprendizagem no século XXI

Novas ferramentas, novas técnicas, novas finalidades.

Discente: Olgaildes Santana Santos Neta

Amargosa - Bahia

Janeiro/ 2013

Educação e aprendizagem no século XXI

Novas ferramentas, novas técnicas, novas finalidades.

O fenômeno da internet trouxe novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de aprender, de pensar e, de viver. A internet compõe um novo e complicado espaço global para a ação social e, por extensão, para o aprendizado e para a ação educacional, onde suas ações e intenções são: o desenvolvimento de economias globais, as políticas nacionais de apoio à internet, a crescente alfabetização digital da população. E tem por ideal humano melhorar a qualidade de vida e ajustar seus horários de trabalho e aumentar o tempo dedicado ao lazer ou a outras atividades.

As TIC permitem distinguir, processar e difundir informação de maneira espontânea e todas elas repousam sobre o mesmo princípio: a possibilidade de utilizar sistemas de signos para representar uma determinada informação e transmiti-la. Os principais marcos da evolução das TIC e das modalidades educacionais a elas associadas são: Natural - fisiológico; Artificial - técnico; Virtual - eletrônico. Graças a Interligação entre diferentes computadores digitais e à internet chegamos assim à Sociedade da Informação que tem por definição no ponto de vista TIC: capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo. Segundo Ellerman a Internet seria como um emulador da realidade, capaz, por exemplo, admitir uma comunicação entre usuários que é muito semelhante com aquela que ocorre realmente. Assim, são dados como virtuais todos os fenômenos que acontecem na rede, dado que, em algum sentido, eles emulam a outros semelhantes que ocorrem no mundo real.

As densas transformações derivadas da sociedade de informação nos campos da disposição social, política, econômica e cultural, provocam diversos efeitos na vida das pessoas. Apesar disso é necessário estabelecer propostas concretas de ação perante as provocações decorrentes, da conclusão das analises apontadas a identificar e descrever essas alterações são diversas e caracterizadas, fruto do caráter instável das modificações que ocorrem num compasso acelerado, seja na esfera estritamente tecnológica, com o avanço das TIC, ou em qualquer outro.

São apontados três conceitos como sendo pilares das novas ferramentas: adaptabilidade, mobilidade e cooperação.

Para que a tecnologia seja importante na educação é necessário antes de tudo entendê-la como parte deste processo. Precisa-se ir à busca de conhecer esse mundo tecnológico no sentido de acompanhar tais melhorias proporcionadas por ele, sempre com o cuidado para que estes conhecimentos não se transformem apenas em mais uma técnica para atender as demandas do mercado.

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