• “Processo que propicia ao indivíduo a aquisição

  • de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social” (Bezerra, 2003).

RECRUTAMENTO

  • RECRUTAMENTO

  • Formas mais utilizadas

    • edital interno
    • anúncios em jornais e revistas
    • inscrição pelo site
    • recebimento espontâneo de currículos
    • utilização de agências especializadas tradicionais ou virtuais
    • divulgação em escolas (estágios)
    • indicação de pessoas de confiança

SELEÇÃO DE PESSOAS – processo de escolher o melhor candidato dentre aqueles recrutados.

  • SELEÇÃO DE PESSOAS – processo de escolher o melhor candidato dentre aqueles recrutados.

  • Instrumentos de seleção mais utilizados:

    • Entrevistas
    • Testes de conhecimentos
    • Testes de habilidades
    • Testes psicométricos
    • Testes de personalidade
    • Simulação
    • Dinâmicas de grupo

Conceito:é um processo dinâmico de mensuração individual,no exercício de seu cargo,conforme critérios predefinidos.

  • Conceito:é um processo dinâmico de mensuração individual,no exercício de seu cargo,conforme critérios predefinidos.

  • 1) O que avaliar?

  • Prognosticadores

  • Ex:Comunicação(capacidade de entender e fazer entender)

  • 2) Como avaliar?

Técnica e metodos de avaliação:

  • Técnica e metodos de avaliação:

  • Avaliação direta ou absoluta: volta-se exclusivamente para o desempenho individual, descrevendo suas características e compara a eficiência do individuo e do grupo.

  • Avaliação 360 graus: o avaliado é focada por todos os elementos que tenham contato com ele, superiores, clientes, etc...

Avaliação descritiva: consiste na livre descrição sobre os prognosticadores feita pelo avaliado.

  • Avaliação descritiva: consiste na livre descrição sobre os prognosticadores feita pelo avaliado.

  • Gonçalves (2003) : mensuração dos prognosticadores

  • Não atinge as exigências;

  • Atinge pouco as exigências;

  • Atinge satisfatoriamente as exigências;

Atinge plenamente as exigências;

  • Atinge plenamente as exigências;

  • Supera as exigências.

  • 3) Quando avalia?

  • Ex: Se for uma avaliação de recém admitidos, a avaliação deverá ser feita logo após a admissão e depois outras avaliações devem ser marcadas como intuito de observar a evolução do profissional.

4) Quem avalia?

  • 4) Quem avalia?

  • Auto-avaliação

  • 5) O que fazer com avaliação?

  • Os resultados obtidos na avaliação devem ser analisados e, a partir deles, deve ser tomadas as providências necessárias para resolver os problemas identificados e melhorar o desempenho dos profissional.

  • Fim

Comentários