Educação superior à distância no Brasil: tendências e perspectivas

Educação superior à distância no Brasil: tendências e perspectivas

Curso- Licenciatura em Física

Componente curricular- Tópicos em Física.

Discentes: Olgaildes Santana Santos Neta

Resumo 7

Educação superior à distância no Brasil: tendências e perspectivas.

No Brasil a Educação a Distância (EAD) utilizada no ensino superior é, ainda, algo recente, no entanto em muitos países do mundo ela tem raízes no século XIX. A EAD, em nosso país, ganhou novos rumos e contornos a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) e, posteriormente, pela publicação de alguns Decretos) que detalharam o funcionamento desta modalidade de Ensino. A partir disso as instituições interessadas em atuar na educação superior a distância, no Brasil, passaram a solicitar junto ao Ministério da Educação (MEC) o credenciamento para oferecer esse tipo de formação. A expansão do Ensino Superior a distância no Brasil começou, efetivamente, a partir de 1998 quando muitas Instituições de Ensino Superior obtiveram autorização do Ministério de Educação para poderem ofertar esses tipos de cursos. No início esses cursos de graduação eram em sua maioria cursos ligados à formação de professores. Isso aconteceu devido à necessidade dos professores estarem habilitados em nível superior.

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