O computador na educação em ciências

O computador na educação em ciências

Curso- Licenciatura em Física

Componente curricular- Tópicos em Física.

Discentes: Olgaildes Santana Santos Neta

Resumo 4

O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:

BREVE REVISÃO CRÍTICA ACERCA DE ALGUMAS

FORMAS DE UTILIZAÇÃO

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm se tornado importantes elementos para o Ensino de Ciências, ligando notícias de divulgação científica e participando do processo de ensino aprendizagem. Tais situações estão sendo cada vez mais concretizadas na rotina escolar, ao exemplo do uso de laptops educacionais em escolas públicas brasileiras devido à implantação de alguns projetos. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem pode não representar necessariamente interatividade, criação colaborativa e aprendizagem construída, principalmente se o professor atuar em uma lógica unidirecional onde os alunos agem somente como receptores de informações. A educação em tempos digitais configura-se como um desafio aos ambientes educacionais de todo o mundo. Tentamos educar “nativos digitais” que estão mergulhados em uma cultura tecnológica desde seu nascimento e que participam ativamente da era da internet graças à popularização da rede doméstica. Os professores, por sua vez, podem ser considerados como “imigrantes digitais”, que ao contrário dos nativos ainda precisam se adaptar aos novos ambientes de aprendizagem e a “falar a língua” das interfaces disponibilizadas internet, tentando pertencer a essa nova cultura. Não basta aderir a propostas de atividades ditas virtuais para conquistar o envolvimento dos alunos da era digital. São necessárias articulações teórico-práticas entre os conteúdos trabalhados e os objetivos das atividades realizadas com os recursos informáticos. No Ensino de Ciências, as TICs têm se tornado importantes elementos pedagógicos, uma vez que veiculam notícias de divulgação científica e auxiliam na construção de conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Nesse sentido, buscar entender como os alunos dessa nova geração se relacionam com os conhecimentos e como ocorrem os seus processos de ensino-aprendizagem no campo das Ciências tem sido questionamentos relevantes para os profissionais da educação.

Comentários