Servo Acionamentos

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7MECATRÔNICA ATUAL Nº 5 - AGOSTO/2002ESPECIAL 7MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002AUTOMAÇÃO 7MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002

Seleção deSeleção deSeleção deSeleção deSeleção de acionamentosacionamentosacionamentosacionamentosacionamentos Augusto Ottoboni

OOs servo-acionamentos ainda são uma incógnita para muitos profissionais de diferentes segmentos do mercado, trazendo a estes profissionais que se deparam com os mesmos, certa insegurança e desconfiança na sua utilização. Foi pensando principalmente nestes profissionais que esta matéria foi elaborada, pois, assim como vocês, este também foi um entrave em certos momentos de minha carreira profissional.

Esta matéria tem por objetivo demonstrar de forma bem simples e didática, como são os componentes de um servoacionamento (o Servomotor e o Servoconversor - veja figura 1), suas aplicações, especificações técnicas e parametrização.

desenvolvimento desta tecnologia ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. O pós-guerra trouxe aumento da qualidade e maior expectativa de vida, uma crescente preocupação com a saúde e a ecologia, uma maior competição entre as empresas, novos produtos e serviços. Todos estes fatores, é claro que no momento mencionado ainda em evolução, trouxeram uma demanda cada vez maior de produtos e serviços que no passado não eram oferecidos ou até não eram realizados.

Esta demanda cada vez maior de produtos e serviços, criou uma crescente necessidade de aumento da produção industrial, mantendo-se e, se possível, aumentandose os níveis de qualidade, cada vez maiores, nos produtos.

Estas solicitações de incremento de produção em todos os segmentos do mercado exigiram o desenvolvimento de um novo produto, mais dinâmico, robusto e preciso.

Vamos imaginar a seguinte situação: você, profissional responsável pela produção de uma determinada empresa, por motivos de concorrência, demanda ou por redução de custos apenas, deseja incrementar sua capacidade produtiva, basicamente agilizando seus processos produtivos. Como proce- der? Uma das alternativas seria re-Figura 1 - Servomotor síncrono SEW-EURODRIVE e servoconversores SEW-EURODRIVE.

MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/20028 novar seu maquinário substituindo as máquinas antigas por outras mais novas e mais rápidas, mas, com custo altíssimo esta alternativa pode ser facilmente descartada; outra alternativa seria utilizar algumas técnicas de Retrofitting nas máquinas atuais, o que, além de mais barato, permite a utilização das mais modernas tecnologias em acionamentos para a solução de incremento de produção com qualidade.

Nestes Retrofittings, umas das tecnologias mais utilizadas é o ser vo-acio namento , composto por servomotor mais servoconversor .

O Servomotor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outra móvel (o rotor), até aqui nenhuma novidade.

O estator é bobinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar alimentação trifásica, não pode ser ligado diretamente à rede, pois utiliza uma bobinagem especialmente confeccionada para proporcionar alta dinâmica ao sistema.

O rotor é composto por ímãs permanentes dispostos linearmente sobre o mesmo e com um gerador de sinais chamado “RESOLVER” instalado para fornecer sinais de velocidade e posição. Observe a figura 2.

Quais as características de um servomotor?

De um servomotor são exigidos, entre outros, dinâmica, controle de rotação, torque constante e precisão de posicionamento. Figura 3 - Características requeridas do servomotor.

Figura 2 - Servomotor.

As características mais desejadas nos servomotores são o torque constante em larga faixa de rotação (até 4500 rpm), uma larga faixa de controle da rotação e variação (até 1:3000) e alta capacidade de sobrecarga (3 x Mo). Estas características são facilmente obtidas através do modo de controle CFC (Current Flux Control), especialmente desenvolvido para a otimização de servomotores nos servoconversores da linha MOVIDRIVE® , MOVIDRIVE® Compact e MOVIDYN®, da SEWEURODRIVE. Atente para a figura 3.

O Torque nominal (Mo) de um motor é determinado pelas seguintes características construtivas do motor.

O Torque máximo (Mmáx) é 3 x

Mo do motor. Em função da potência do servoconversor utilizado , o Torque máximo que se pode alcançar também poderá ser menor.

Os servomotores devem possuir momento de inércia da massa do rotor, menor do que em relação aos motores assíncronos trifásicos, devido às grandes solicitações de dinâmica.

Um dos artifícios mais utilizados são os cortes transversais no rotor, através destes cortes é reduzida a massa de inércia do rotor.

Na tabela 1 é dado um quadro comparativo para um servomotor.

Como funciona um servomotor?

Os servomotores são máquinas síncronas, compostas de seis pólos no estator, de alimentação trifásica, ímãs permanentes Ter-

9MECATRÔNICA ATUAL Nº 5 - AGOSTO/2002ESPECIAL 9MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002AUTOMAÇÃO 9MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002 ras-Raras dispostos linearmente sobre a face do rotor e um sensor analógico chamado resolver para realimentação de posicionamento e velocidade.

Sua alimentação, apesar de trifásica, não pode ser efetuada através da rede convencional, pois possui um bobinamento totalmente especial, confeccionado para proporcionar uma alta dinâmica ao motor através de um fluxo eletromagnético totalmente diferente do proporcionado pela rede. Este fluxo eletromagnético só pode ser fornecido pelo servoconversor através de um modelamento matemático que leva em consideração todas as características do servomotor, esta é a razão de apenas ser possível a utilização de servomotores e servoconversores de mesma marca. Só assim é possível fornecer o fluxo mais apropriado para o servomotor ter a melhor dinâmica.

Outro importante ponto é a seqüência de fase adotada: em alguns servomotores, a seqüência SERVOMOTOR - SERVOCONVERSOR deve ser observada com atenção, pois a sua inversão causa falha no servoconversor de Monitoração de rotação. Veja a figura 5.

Devido a estarmos trabalhando em malha fechada, quando da inversão o servoconversor detecta a incompatibilidade entre os sinais do campo girante do servomotor com os sinais gerados pelo resolver.

Desta forma, o servoconversor entende que o campo girante do servomotor está em um sentido e o resolver no sentido oposto, portanto, a seqüência U/V/W do servomotor deve ser a mesma U/ V/W do servoconversor.

Atente-se também para a utilização de servomotores e servoconversores de mesmo fabricante, pois no modo operacional SERVO, específico para servomotores síncronos, os dados dos servomotores necessários para este modo operacional (SERVO) estão memorizados nos servoconversores, e só assim é possível obter a melhor performance através do modelamento matemático do servomotor.

O que é o Resolver?

O resolver é um sistema de realimentação analógico composto por um estator e um rotor, mas seu funcionamento é oposto ao do motor, ou seja, funciona como um gerador. Seu rotor gira através da ação do eixo do rotor do servomotor e faz com que a ação do campo eletromagnético do rotor exerça influência direta sobre o bobinamento do estator do resolver, este subdividido em dois estatores defasados 90° graus entre si, gerando sinais senoidais que funcionam como realimentação de posição e velocidade para o servoconversor. Observe as figuras 6 e 7.

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Outro ponto a se ressaltar é o fato do alinhamento do resolver. Por se tratar de um sensor de alta resolução e precisão, o seu alinhamento é algo fundamental para seu perfeito funcionamento , portanto, é aconselhável não mexer em seu sistema de fixação devido à sua complexidade de montagem. Na figura 8, o alinhamento.

Quando comparado a outros sistemas de realimentação disponíveis no mercado (encoder incremental e encoder absoluto), o resolver tem suas características ressaltadas, principalmente quanto à sua robustez e insensibilidade às vibrações e altas temperaturas. Observe a tabela 2. Na figura 9, o encoder incremental.Figura 5 - Sequência de fase.

Figura 7 - Ação do campo eletromagnético de "resolver".Figura 6 - "Resolver"

11MECATRÔNICA ATUAL Nº 5 - AGOSTO/2002ESPECIAL 11MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002AUTOMAÇÃO 11MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/2002

Figura 8 - Manutenção do alinhamento.O SERVOCONVERSOR...

A mais recente tecnologia embarcada faz dos servoconversores os equipamentos mais versáteis disponíveis no mercado. Possibilidade de comunicação direta com controladores externos, comunicação nos mais variados meios Fieldbus e possibilidade de associação de múltiplos eixos numa mesma fonte de alimentação, entre outras características, fazem dos servoconversores uma excelente opção no Upgrade de máquinas e equipamentos em geral. Na figura 10, exemplar de servoconversor

cas construtivasDiferenciado

Assim como nos conversores de freqüência, o diagrama de blocos do servoconversor figura 1 possui as mesmas característiapenas em seu modo operacional SERVO específico para servomotores síncronos SEWEURODRIVE. Os dados dos servomotores SEW necessários para o modo operacional SERVO, estão memorizados nos ser-

Figura 9 - Encoder incremental

Tabela 2 - Quadro comparativo "resolver" x "encoder".

Figura 10 - Servoconversores.

MECATRÔNICA ATUAL Nº 6 - OUTUBRO/200212 voconv ersores MO VIDRIVE ® ,

MOVIDRIVE® Compact e MO-

Este modo operacional permite o controle direto do torque do servomotor em toda a extensão de rotação.

O torque Mo é determinado pelo servomotor.

O torque máximo MMÁX é 3 x Mo do servomotor. Em função do ser vocon versor (MO VIDRIVE ® ,

MOVIDRIVE® Compact e

MOVIDYN®) utilizado, o MMÁX que se pode alcançar também pode- rá ser menor, devido à exigência de corrente solicitada pelo servomotor e a corrente fornecida pelo servoconversor. Veja a figura 12.

A seleção da melhor relação (servomotor x servoconversor), pode ser selecionada conforme o torque e rotação do servomotor, pela corrente nominal do servoconversor.Veja a tabela 3.

A melhor combinação entre servomotor e servoconversor é aquela que satisfaz a condição de 3 x Mo.

Nas condições em que ocorrem a indicação de um * , a combinação é possível, porém não com 3 x Mo.

Nas situações em que há solicitação de torque muito elevado, existe ainda a possibilidade da combinação dos servomotores somados aos redutores planetários de baixa folga angular, especialmente projetados para atender às mais exigentes solicitações de carga.

Estes redutores além de baixa folga angular (1 estágio: < 3’ ou < 6’e 2 estágios: < 5’ ou < 10’), possuem reduções exatas que facilitam a precisão de posicionamento, além de suportarem altos choques.

A composição servomotor + redutor planetário é utilizada nas

Figura 1 - Diagramação de blocos do servoconversor.

Figura 12 - Curvas torque x Rotação do servomotor. Figura 13 - Servo-acionamento = servomotor + redutor planetário.

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Tabela 3 - Características (torque x rotação do servomotor x Corrente nominal do servoconversor).

mais diversas aplicações, devido à sua excelente performance. Figura 13.

Transelevadores, máquinas operatrizes e máquinas em geral com alta solicitação de dinâmica e precisão de posicionamento são o principal segmento de atuação dos servo-acionamentos. Observe a figura 14.

A principal vantagem dos servoconversores é a sua rápida e simples parametrização, possibilitada através de seu controle manual ou através dos programas MX_SHELL® ou MO-

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Figura 14 - Transelevador com servo-acionamento Sew.

Figura 15 - Tela de programação IPOS (Sistema de posicionamento e seqüência), em Assembler.

Figura 16 - MOVITOOLS via CD ou Internet.

Figura 17 - Servo-acionamentos aplicados a desbobinadores e bobinadores através do programa IPOS plus.

Tanto os programas quanto o controle manual, permitem selecionar o modelo específico do servomotor utilizado, sua tensão de alimentação, sua rotação nominal e rapidamente fornecem ao usuário uma otimização das melhores características do servomotor utilizado.

O programa de posicionamento e seqüenciamento IPOS®, já está disponível internamente nos servo-acionamentos SEW-EUR ODRIVE tirar espaço. Este programa tem um funcionamento muito similar a um CLP , ou seja, comanda as funções de seqüência e posição do servo-a- cionamento, e sua limitação é determinada pelo número de entradas e saídas disponíveis no equipamento (figura 15).

Outro programa disponível nos servo-acionamentos SEW -EURODRIVE é o SCOPE® , um programa de visualização gráfica , onde é possível apurar as verdadeiras condições de trabalho dos servoacionamentos em tempo real. O programa SCOPE é mais uma opção existente e disponível nos programas MX_SHELL® e MOVITOOLS® da SEW-EURODRIVE.

Máquinas e equipamentos em geral com alta solicitação de dinâmica e precisão de posicionamento são os ideais para a utilização dos servo-acionamentos. Veja a figura 17? l

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