contributo de oficiais miltares no PEA

contributo de oficiais miltares no PEA

(Parte 1 de 7)

Contributo de oficiais formados na AM no Processo de Ensino-Aprendizagem: caso da Escola de Sargentos das Forças Armadas “General do Exército Alberto Joaquim Chipande”, Boane, 2009-2010

Osvaldo Francisco de Carvalho Choé

Licenciatura em Ciências Militares

Academia Militar “Marechal Samora Machel ”

Nampula, Novembro de 2011

Contributo de oficiais formados na AM no Processo de Ensino-Aprendizagem: caso da Escola de Sargentos das Forças Armadas “ General do Exército Alberto Joaquim Chipande”, Boane, 2009-2010

Osvaldo Francisco de Carvalho Choé

Trabalho de Investigação Aplicada, apresentado à Academia Militar “Marechal Samora Machel” para obtenção do grau académico de Licenciatura em Ciências Militares.

Tutorado por:

Manuel Jamal Muladiua

(Tenente-Coronel)

Academia Militar “Marechal Samora Machel ”

Nampula, Novembro de 2011

Índece

Epígrafe

Não se deve aprender muito em pouco tempo, pois, estamos condenados a esquecer também um maior volume de coisas, retendo apenas uma ínfima parte”. Ebbinghauss

Declaração

Declaro que este trabalho de Investigação Aplicada é o resultado da minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor. O seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.

Declaro ainda que, este trabalho nunca foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.

Nampula aos 11 de Novembro de 2011

Dedicatória

Este trabalho dedico com enorme estima e prazer, à minha mãe Lina João Clavel de Carvalho, que me deu forças para que eu aprendesse a lutar e a acreditar em vencer os obstáculos da vida e, em especial, à minha irmã Júlinha Francisco de Carvalho Choé, que partiu para eternidade bem cedo (saudades)!

Agradecimentos

Agradeço, especialmente, ao meu tutor TCOR Manuel Jamal Muladiua, que apesar dos seus múltiplos afazeres, aceitou supervisionar com humildade o trabalho e soube prestar-me o apoio necessário, o que permitiu que o mesmo se tornasse uma realidade.

A elaboração deste trabalho foi fruto dos conhecimentos adquiridos na Academia Militar, pelo que agradeço o Comando da Academia Militar, ao Curso da Artilharia Terrestre e à todos os Comandantes das Companhias.

Endereço os meus agradecimentos à outra componente da família Carvalho, aos meus irmãos João, Hélio, Eduarda e Kelvin, e a minha namorada Mirela Celestino pelo calor e a palavra amiga que sempre me disseram.

Aos meus amigos Creitoni Branco, Nelson Gomes e todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram vai o meu sincero obrigado.

Lista de Abreviaturas e Siglas

ACOTA- Assistência e Formação para operações de contingente em África

AM – Academia Militar

AMMSM – Academia Militar “Marechal Samora Machel”

CEMGFA- Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas

CFO - Curso de Formação de Oficiais

CFS - Curso de Formação de Sargentos

Crf.- Confira

ESFA – Escola de Sargentos das Forças Armadas

E-R – Estímulo – resposta

EMG- Estado-Maior General

FA – Forças Armadas

FADM - Forças Armadas de Defesa de Moçambique

FPLM- Forças Populares de Libertação de Moçambique

PEA - Processo de Ensino -Aprendizagem

RH – Recursos Humanos

Sr. − Senhor

Índice de figuras

Figura n⁰1: porta das armas de ESFA 29

Figura n⁰2: Estudantes durante aulas, utilizando electro - projector 32

Figura n⁰3: Organograma da ESFA……………………………………………………..………..41

Índice de tabelas

Tabela n⁰1: Quadro sinóptico de hipóteses, variáveis e indicadores ………………...…………..18

Tabela n⁰2: Ilustrativa da categoria de amostra do estudo……………….....................................21

Tabela n⁰3: Percepção dos Chefes de Ciclos sobre contributo de oficiais formados na AM para o PEA na ESFA………………...………………………………………………………………….39

Tabela n⁰4 : Percepção dos Chefes de Ciclos sobre contributo de oficiais formados na AM para o PEA na ESFA……………………………………………………………………………………41

Tabela n⁰5: Percepção dos Chefes de Ciclos sobre desempenho de funções de docência …...…42

Tabela n⁰6: Percepção dos Chefes de Ciclos sobre desempenho de funções de docência…...….44

Tabela n⁰7: Percepção dos Chefes de Ciclos sobre desempenho de funções de docência………46

Índice de gráficos

Gráfico n⁰1: Contributo de oficiais formados na AM para o PEA na ESFA…………..……….40

Gráfico n⁰2: Contributo de oficiais formados na AM para o PEA na ESFA…………..……….41

Gráfico n⁰3: Desempenho de funções de docência……………………………………...……….43

Gráfico n⁰4: Desempenho de funções de docência……………………………………....………45

Gráfico n⁰5: Desempenho de funções de docência……………………………………...……….46

(Parte 1 de 7)

Comentários