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O QUE PRIORIZAR, COPA DO MUNDO OU EDUCAÇÃO? por Ivone Teles, Canarana-Ba, Notas de estudo de Pedagogia

Texto que discute a relação de prioridade que se estabelece entre copa do mundo e educação. Vale a pena participar dessa discussão!

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 04/06/2013

edinei-messias-12
edinei-messias-12 🇧🇷

4.6

(77)

315 documentos

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Baixe O QUE PRIORIZAR, COPA DO MUNDO OU EDUCAÇÃO? por Ivone Teles, Canarana-Ba e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! O QUE PRIORIZAR: COPA DO MUNDO OU A EDUCAÇÃO? IVONE TELES DE SOUZA, Estudante de Pedagogia; Funcionária Pública na Escola Isaías Lemos, Mato Verde, Canarana, BA. Endereço eletrônico: kuba.teles2@hotmail.com Estamos nos preparando para a copa de 2014 que será realizada aqui no Brasil. Isso é ótimo! O país mostrará sua beleza, sua garra, sua responsabilidade. Prefeituras e estados estão se esforçando para que tudo ocorra perfeitamente bem. Mas em um país onde outra realidade é deixada de lado. Professores reivindicam reajuste salarial, implantação da LEI DO PISO, melhorias nas escolas, enfim, lutando por melhorias na qualidade da educação. Até o momento muito pouco foi feito para atender os anseios da categoria. Nossos gestores não demonstram nenhum pouco de boa vontade. Enquanto providências não forem tomadas, a situação tende a se agravar por tempo indeterminado. A pergunta é: O que deve ser priorizado? Teoricamente a educação é considerada prioridade. Portanto se fosse assim, não deixariam a situação se arrastar tanto. Se educação fosse mesmo prioridade, o professor seria mais valorizado, mais respeitado e não precisaria fazer paralisações para se visto e ouvido. O jornal folha de São Paulo inclui em sua versão online que o custo para a organização da Copa de 2014 já atinge R$ 26,5 bilhões. A cifra é de R$ 2,7 bilhões maior que no primeiro balanço do orçamento da União de janeiro de 2011 e vai aumentar. É incompreensível priorizar jogo de futebol enquanto 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos 5 anos (uma para cada três no mundo). De todo o dinheiro que vem sendo desembolsado para a copa, apenas R$ 3,8 bilhões será pela iniciativa privada. Outros R$ 14,9 bilhões serão financiados pelo governo federal por meio de empréstimos ou investimentos diretos na obra. Os 7,7 restantes serão dos Estados e das cidades-sedes. Monteiro Lobato já dizia que um país se faz com homens e livros. Esta vontade pode ser contemplada e reforçada se afirmarmos que a educação se faz com alunos e professores. São lados de uma mesma moeda, são atores do mesmo cenário. Valorizar a educação é primar pelo aluno e pelo professor, visto que ambos são sujeitos do mesmo processo. A educação, setor mais importante para uma nação que sonha em alcançar o primeiro mundo, caracteriza-se pela deterioração. Os estabelecimentos de ensino pelo interior do Brasil são desprovidos de condições básicas. Estudos recentes revelam a ausência de sanitários e água para o consumo humano, algo elementar para a permanência de pessoas em um determinado lugar no mundo moderno. Em relação ao uso de meios tecnológicos e outros instrumentos já empregados em países mais evoluídos, é preferível não comentar. Os professores brasileiros são mal remunerados e as condições de trabalho são aviltantes. Como toda transformação começa pela educação, o que se espera que com a Copa do Mundo de 2014, nosso país tenha atingido um nível de sabedoria a ponto de distinguir o que é realmente emergencial. Não queremos diminuir o valor de sermos sede de evento tão grandioso que é a Copa do Mundo. Apenas queremos alertar para a negligência e o descaso com assuntos de uma importância grandiosa como a educação. Referências: FREIRE, Paulo R. N. & SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
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