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A educação já foi ou será algum dia prioridade no Brasil? - por Alba Valéria, Canarana-BA, Notas de estudo de Pedagogia

Seria inevitável estudar pedagogia e não se indignar com a situação da educação no Brasil Veja o que esta educadora e estudante de pedagogia tem a nos dizer.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 04/06/2013

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edinei-messias-12 🇧🇷

4.6

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Baixe A educação já foi ou será algum dia prioridade no Brasil? - por Alba Valéria, Canarana-BA e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! A educação já foi ou será algum dia prioridade no Brasil? Alba Valéria Martins Damasceno. Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, pela FACITE, Canarana/BA. Endereço eletrônico: albamartinsg12@hotmail.com Fala-se muito sobre a educação no Brasil, desde o período colonial o ensino que os padres jesuítas ministravam, copiando os modelos europeus, era acadêmico e aristocrático, completamente diferente à realidade da vida colônia, não tinha nada a ver com a cultura local, totalmente alheio a cultura daquele povo. A educação naquela época tinha desníveis sociais, a escola era um instrumento de reforço de desigualdade, como uma forma de privilégio, era uma preparação para o trabalho e seu conteúdo alheio as necessidades social. Nesse sentido a função da escola foi de ajudar a manter os privilégios das classes dominantes. Após a independência a população procurava a escola porquê viu no título a forma de se afirmar como classe e se assegurar o status. O surgimento de uma consciência pública do valor da educação, fez com que a escola se expandisse por força de uma pressão social. Após os anos 1930 as revoluções, os movimentos, desde a 1ª guerra mundial, vieram manifestações politicas-econômicas que engessou na era civilização urbana-industrial. Daí veio várias reformas, leis, convênios, como: SENAI (1942), SENAC (1946). As leis de diretrizes e Bares nº 4.024/61, depois de debates e mais debates, veio a L.O.B. de º 5.692/71 reforma do ensino de 1º e 2º grau. Passa-se período colonial, independência, guerras mundial militarismo, democracia... e a luta para uma escola melhor, que leva um o brasileiro para um nível de mercado, sem burocracias, preconceitos tanto racial, com social, pessoas que muitos acham diferentes, pessoas que sem opção ou até mesmo por opção de ser diferente, são brutalmente recriminadas, começando pela quantidade de pessoas de cor negra em universidades, pessoas que estudaram em escola publica não consegue vaga numa faculdade federal pois o seu histórico curricular não é ótimo, sendo que o ensino veio do próprio governo, mesmo que a pessoa se ofereça, lute, tem que passar por situações humilhantes para chegar a uma faculdade federal. O que precisamos na verdade é de educadores preparados, bem remunerados, para escola a quais chamamos de “escola pública”. No dia em que passamos a elaborar legislação de que verdadeiramente necessita o Brasil sobre a educação, nunca haveremos de pretender dar receitas educacionais por ato de lei. Não basta inauguração de um novo prédio escolar para a melhoria da educação do Brasil. “É difícil se mencionar um governo que tenha dado uma real importância à educação como meta fundamental”. Essa sempre foi uma meta para discursos de campanhas politicas, nunca para eficaz de qualquer governo. Referência: ÁVILA, Sueli de F. Onofre de. Psicóloga – Professora das Faculdades Integradas Mª Tereza – Niterói/RJ
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