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PIM I Projeto Integrado Multidisciplinar

BELÉM 2011

TODOS OS CURSOS DE GESTÃO 4º SEMESTRE

Trabalho correspondente ao conteúdo do: Primeiro semestre (turmas de veteranos)

TEMA: Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional. OBJETIVOS:

Favorecer aos alunos ingressantes a imersão no contexto de uma organização visando a um refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional;

Descrever aspectos das práticas de gestão organizacional, estrutura, comunicação, aspectos éticos - legais e mercadológicos;

Identificar lacunas na prática da organização em estudo, a partir dos conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula.

Fundamentos de Administração Comunicação empresarial

Técnicas de informática

Ética/Leg. trabalhista e empresarial

Economia e mercado Matemática aplicada

MATERIAL DE APOIO: Conteúdo das aulas;

FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE. Critérios de Excelência, disponível no site: w.fpnq.org.br;

Normas monográficas da ABNT;

Bibliografias sugeridas pelo professor-orientador.

O grupo deverá identificar uma organização no mercado e analisá-la, apresentando como conteúdo do Projeto, as seguintes informações:

1. Descrição da Organização 1.1 Denominação e forma de constituição. 1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização. 1.3 Natureza e ramo de atuação. 1.4 Informações sobre o porte da empresa. 1.5 Principais equipamentos.

1.6 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vínculo.

1.7 Principais produtos.

1.8 Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matériasprimas e serviços por eles fornecidos.

1.9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo.

1.10 O segmento de mercado no âmbito internacional.

1.1 O segmento de mercado no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais.

1.12 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.

1.13 Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.

2. Comunicação Empresarial

2.1 Descrever os elementos de comunicação da organização, utilizando como referência o aspecto desenvolvido pela disciplina Comunicação Empresarial.

3. Técnicas de Informática

disciplina Técnicas de Informática

3.1 Apontar aspectos relevantes do sistema de informações organizacionais e técnicas de informática utilizadas, de acordo com o desenvolvimento da 4. Aspectos Legais e éticos

4.1 Os requisitos legais e regulamentares no ambiente da organização, incluindo os relativos à saúde ocupacional, segurança, proteção ambiental e os que interferem ou restringem a gestão econônico-financeira e dos processos organizacionais.

4.2 Eventuais sanções ou conflitos de qualquer natureza, referentes aos requisitos legais, regulamentares, éticos, ambientais, contratuais ou outros.

5. Fundamentos da Administração

5.1 Entender os diferentes tipos de organizações, assim como a função e o papel da administração e do administrador no contexto das organizações. Adquirir uma visão integrada do processo gerencial e do papel dos dirigentes.

6. Economia e Mercado

físicos e humanos do território brasileiroIdentificar e compreender a dinâmica

6.1 Identificar e compreender as formas de organização que prevaleceram no País até a data atual. Analisar os fatores responsáveis pela diversidade dos aspectos das relações inter e intra-regionais do território brasileiro. Entender a teoria, os objetivos e os métodos da abordagem microeconômica e o modelo de desenvolvimento econômico. Entender as interdependências e impactos das variáveis macroeconômicas nas organizações.

7. Matemática Aplicada

7.1 Utilizar e a aplicar os conhecimentos teóricos e práticos da Matemática à Gestão.

Será entregue ao representante do grupo o Manual Geral do Projeto Integrado Multidisciplinar no primeiro encontro das orientações.

O Projeto PIM será desenvolvido por grupo de 4 a 6 alunos, sendo alunos matriculados da mesma sala de aula e modalidade de curso (exceto em semestres onde as disciplinas são comuns entre cursos, como por exemplo, PIM I) e que deverão escolher uma empresa para realização do trabalho.

1. Os componentes do grupo deverão retirar com o professor-orientador do PIM uma ficha conforme Anexo 01, preenchê-la e devolvê-la ao referido professor;

2. O Projeto PIM terá 100 horas para seu desenvolvimento e apresentação, divididas em:

30 horas para pesquisas e levantamento de dados sobre os objetos do Projeto;

60 horas para análises e relacionamento dos dados levantados para preparação e apresentação do Projeto escrito dentro das normas monográficas da ABNT.

10 horas para preparação e apresentação do trabalho perante uma banca examinadora, se assim a coordenação local designar.

3. Caso for estabelecido entrega do trabalho escrito e apresentação para a banca examinadora, a nota a ser atribuída ao PIM deverá levar em conta, a média das duas notas.

* A banca examinadora deverá ser composta pelo coordenador local de curso (e/ou um professor representante) e por dois professores que o coordenador designar, não poderá ser o professor-orientador do projeto.

4. A nota do PIM terá peso 2,0 na constituição da média de todas as disciplinas do semestre, enquanto as notas bimestrais (NP1 e NP2) terão peso 4,0 cada uma;

5. Os grupos de projeto PIM deverão se apresentar nos encontros de orientações de

PIM, conforme calendário estipulado pela coordenação local de curso, onde essas presenças deverão fazer parte da avaliação do PIM.

6. O professor-orientador do PIM poderá rejeitar total ou parcialmente o trabalho apresentado em um encontro, observando as exigências de trabalhos complementares no campo observações da Ficha de Controle (anexo 01), com o ciente de um dos alunos;

7. As Fichas de Controle deverão ficar em uma pasta em poder do professororientador do PIM e no final de cada semestre deverá ser entregue a coordenação local de curso, junto com a relação de alunos e suas respectivas notas;

8. Seguir as regras estabelecidas no Manual Geral do PIM. Coordenação Geral dos Cursos Superiores de Tecnologia

ANEXO 01

Registro do

Aluno Nome do Aluno E-MAIL Telefone Visto do Aluno

Com o objetivo de obter padronização de forma nas monografias do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM apresentamos a seguir um roteiro para a digitação dos trabalhos. Neste documento estão sugeridos: tipo e tamanho de fonte, posição e formato de títulos e seqüência das partes integrantes do trabalho. Cabe ressaltar que, conforme NBR 14724:2002, “o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho”. Todavia, os elementos que são normatizados deverão ser atendidos.

ASPECTOS GERAIS: Material e Encadernação:

Capa e contracapa: acetato transparente na frente e na cor preta no fundo Texto: papel A4 - 210x297mm - branco

Margens: Superior e Esquerda: 3,0 cm

Inferior e Direita: 2,0 cm

Espaçamento entre linhas e Parágrafos:

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linha, correspondendo à cerca de 1,2 cm entre as linhas. NOTA: Embora a padronização do espaçamento pela NBR 14724:2002 seja por espaçamento entre linhas duplo, adotaremos o espaçamento entre linhas em “um e meio”.

É usual que o espaçamento entre parágrafos deve ser o dobro do existente entre as linhas. No caso de utilização de editor de textos (Word), no menu Formatar\Parágrafo\Recuos e Espaçamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS.

O início do texto de cada parágrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do editor de textos.

As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

Escrita:

Recomenda-se utilização de Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para citações longas (mais de 3 linhas) e notas de rodapé, bem como alinhamento Justificado.

Paginação:

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual - INTRODUÇÃO, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

Estrutura do Trabalho:

A estrutura do trabalho acadêmico – dissertação, tese, monografia, trabalho de conclusão de curso e similares – definida na NBR-14724:2002 (com vigência a partir de 29.09.2002), deve contemplar os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme indicado na tabela a seguir:

Estrutura Elemento Condição

Pré-textuais Capa

Lombada

Folha de Rosto

Errata

Folha de Aprovação

Dedicatória Agradecimentos

Epígrafe Resumo

Resumo em língua estrangeira

Sumário

Lista de Ilustrações

Lista de tabelas

Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos

Obrigatório opcional obrigatório opcional obrigatório opcional opcional opcional obrigatório obrigatório obrigatório opcional opcional opcional opcional

Textuais Introdução

Desenvolvimento Conclusão

Obrigatório Obrigatório Obrigatório

Pós-textuais Referências

Glossário Apêndice

Anexo Índice(s)

Obrigatório Opcional Opcional Opcional Opcional

O significado dos elementos pré-textuais:

Capa Externa (dura): é a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação, na seguinte ordem:

LOCAL (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;

ANO DE DEPÓSITO (da entrega). Cor da encadernação e da gravação: de acordo com a definição dos programas.

NOTA: Este item deve ser adaptado, de acordo com a característica e destinação do trabalho, podendo admitir-se encadernação do tipo espiral, com capa e contracapa em papel reciclado.

Lombada ou Dorso da Capa Dura: ANO: deverá ser colocado no sentido horizontal

TÍTULO DO TRABALHO: deverá ser colocado no sentido vertical

Folha de Rosto (anverso): elemento obrigatório, é a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve constar de:

NOME DO AUTOR: responsável intelectual do trabalho;

TÍTULO E SUBTÍTULO, sendo o primeiro em caixa alta; centralizados;

NATUREZA (tese, dissertação e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração - justificado à direita;

NOME DO ORIENTADOR, justificado à direita;

LOCAL e ANO.

Folha de Rosto (verso): Deve conter a ficha catalográfica, conforme Código de Catalogação Anglo- Americano – CCAA2.

NOTA: Este item deve ser adaptado, de acordo com a característica e destinação do trabalho, podendo admitir-se sua supressão.

Errata: elemento opcional. Trata-se de uma lista com a indicação das folhas e linhas em que ocorreram erros, com as correções necessárias. Geralmente se apresenta em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.

Folha de aprovação: elemento obrigatório que contém autor, título por extenso e subtítulo, se houver, local e data de aprovação, nome, assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora.

NOTA: Este item é indispensável para dissertações e teses; mas, de acordo com a característica e destinação do trabalho, pode admitir-se sua supressão.

Dedicatória: página opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. A dedicatória deve figurar à direita, na parte inferior da folha.

Agradecimentos: página opcional, onde são registrados agradecimentos às pessoas e/ou instituições que colaboraram com o autor.

Epígrafe: página opcional, onde o autor inclui uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. A citação deve figurar à direita, na parte inferior da folha.

Resumo: elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma seqüência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR-6028.

NOTA: Este item deve ser adaptado, de acordo com a característica e destinação do trabalho, podendo admitir-se uma quantidade menor de palavras do que a acima indicada. Assim sendo, caberá ao professor coordenador do programa de PIM I definir com os grupos de alunos a melhor forma.

Abstract ou Resumen ou Résumé: Elemento obrigatório que consiste em uma versão do resumo em idioma de divulgação internacional (inglês ou espanhol ou francês, respectivamente). Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua. A opção da tradução deve ser apenas por uma língua.

NOTA: Este item deve ser adaptado, de acordo com a característica e destinação do trabalho, podendo admitir-se sua supressão nos semestres iniciais do curso.

Sumário: Elemento obrigatório. É a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas, em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das Listas (próximo item). A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto. Para maiores informações, consultar NBR – 6027.

Listas: São itens opcionais, que relacionam elementos selecionados do texto, na ordem da ocorrência, com a respectiva indicação de páginas. Pode haver uma lista única para todos os tipos de ilustrações ou uma lista para cada tipo. As listas devem apresentar: o número da figura, sua legenda e a página onde se encontra.

O significado dos elementos textuais:

Como regra geral deve-se considerar que o texto poderá ser lido por um leitor não especialista no assunto. Assim, o texto deve ser claro, objetivo e de fácil leitura, cuidando para que o mesmo não seja sucinto em demasia, pois o leitor não domina, necessariamente, os mesmos conhecimentos e informações do autor. Deve-se ainda cuidar do referencial teórico que ofereça a sustentação adequada ao tema discutido.

Introdução: A introdução deve ambientar o leitor ao contexto do trabalho, antecipando-lhe o propósito do mesmo. Devem aparecer de forma clara, embora sucintamente, respostas para as seguintes perguntas: De que assunto trata o trabalho? (tema);

Qual ou quais os objetivos do trabalho? (isto é, o que se pretende demonstrar, qual a finalidade do trabalho);

Qual ou quais os problemas que envolvem o assunto? (delimitações);

Qual a importância – relevância – de se pesquisar o assunto?

De que forma foi elaborada a pesquisa? (métodos/instrumentos empregados);

Sistematização do que será tratado em cada capítulo.

Também é comum aparecer na introdução citação de autores e trabalhos de significativa importância. Contudo, não se trata de fazer, nesse momento, uma revisão bibliográfica. Geralmente se elabora a versão final deste item após o desenvolvimento do trabalho.

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