CADERNO DDS JUlHO

CADERNO DDS JUlHO

(Parte 1 de 4)

TEMA 1

No banheiro - Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Você economiza de 12 a 80 litros de água; - Procure tomar banhos de até cinco minutos;

- Não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por seis segundos.

Na cozinha - Limpe bem os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los;

- Para lavar, encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe de molho por alguns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágüe; - Só ligue a máquina de lavar louça quando for usar toda a capacidade dela.

Na lavanderia - Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;

- Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa no tanque;

- Utilize a máquina de lavar somente quando acumular quantidade suficiente para a capacidade total dela. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água cada vez que ela é usada.

No jardim, no quintal e na calçada - Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano;

- Não use a mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura;

- Usar a mangueira como "vassoura" durante 15 minutos pode desperdiçar até 280 litros de água;

- Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

Cuidado com vazamentos - Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água de água por dia = 1.380 litros por mês

- Um filete de 2 m desperdiça 138 litros de água por dia = 4.140 litros por mês

- Um filete de 4 m desperdiça 422 litros de água por dia = 13.260 litros por mês

- Um furo de 2 m no encanamento desperdiça 3.200 litros de água por dia = 96 mil litros por mês.

Preservar os nossos bens, para que o nosso bem maior (mundo) possa está sempre bem.

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 2

Os brasileiros produzem cerca de 96 mil toneladas de lixo doméstico por dia. Só a metade é recolhida. Apenas 2% do lixo produzido é reciclado. O chamado lixo tecnológico, do qual as pilhas e baterias formam grande parte, aumentou muito com a intensificação do uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Não é possível combater com o desconhecido. O conhecimento é um grande aliado na mudança de comportamento e na promoção da consciência ambiental. Por isso, para colaborar com a diminuição da poluição é importante saber algumas coisas sobre o lixo. Existem dois tipos de lixo produzidos pelo homem:

• Lixo comum: Cascas de frutas, restos de alimentos, pó de café, papel sujo (aquele papel!)
• Lixo reciclável: Garrafas, latas, madeira, papel, sacolas e embalagens plásticasSua composição

pode ser do tipo:

• Orgânica: pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim.

• Inorgânica: produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais (alumínio, ferro, zinco), tecidos, isopor, lâmpadas, velas, cerâmicas, espumas, cortiças, e tantos outros.

Sua origem pode ser: • Domiciliar: rotina diária casa.

• Comercial: estabelecimentos comerciais tais como supermercados, bancos, lojas, bares, restaurantes.

• Pública: serviços de limpeza urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, ruas, restos de podas de plantas.

• Hospitalar e de outros serviços de saúde: descartados por hospitais, farmácias, clínicas veterinárias (algodão, agulhas, curativos, animais utilizados em testes, filmes fotográficos de raios X).

• Industrial: originado nas atividades dos diversos ramos da indústria (metalúrgico, químico, petroquímico, papelaria, indústria alimentícia, etc.) O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.

• Agrícola: resíduos sólidos das atividades agrícola e pecuária, como embalagens de adubos, agrotóxicos, ração, restos de colheita, material de vacinação. As embalagens de agrotóxicos são consideradas tóxicas e necessitam de coleta e tratamento especial.

• Entulho: demolições e restos de obras, solos de escavações. O entulho é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 3

USO DE MAÇARICOS Antes de mais nada, vamos definir o instrumento de trabalho conhecido pelo nome “maçarico“.

Trata-se de um aparelho no qual se processa a mistura sob determinada pressão de um gás comburente com outro combustível.

Depois de inflamada, esta mistura produz uma chama, com uma temperatura aproximadamente de 3.200 graus centígrados, portanto, capas de fundir os metais que não contenham mais de 1,9% de carbono. Vamos conhecer esses gases.

ACETILENO - É um gás incolor de cheiro característico e altamente combustível. Sua notação química é C2H2. É um composto instável, sujeito a violentas explosões quando se decompõe. Pôr esse motivo, este gás não deve ser comprimido, quando puro, para suportar pressões superiores a

15Lb./Pol2 . Em determinadas condições, quando em contato com a prata, mercúrio e cobre, pode provocar explosões.

1º. - Nunca deixar os cilindros de Acetileno diretamente sob o sol;

5º. - Usar sempre um regulador de Acetileno, ligado à válvula do cilindro,seja qual for a

2º. - Os cilindros deverão ser armazenados em locais adequados e seguros; 3º. - Evitar os choques, quedas ou golpes com os cilindros de Acetileno; 4º. - Não utilizar qualquer peça ou tubo de cobre ou latão, para a circulação do Acetileno; aplicação dada ao gás.

O acetileno é um gás anestésico, não venenoso. Suas concentrações muito altas em ambientes fechados sufocarão o ser humano, em virtude da exclusão do oxigênio.

Os trabalhos em altas estruturas, onde as vertigens podem ocasionar, quedas, com graves conseqüências, deve-se ter o cuidado de não respirar muito o acetileno.

OXIGÊNIO - É um gás comburente, incolor e insípido, seu símbolo é O2 e seu peso é 32. Convém mencionar que, no ar, o oxigênio entra na proporção de 21% e o nitrogênio com quase

79%. Em pequenas quantidades, existem ainda, na composição do ar, os chamados gases raros, são eles: Hélio, Xenômio, Argônio e o Criptônio.

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 4

Tudo que sentimos a noite é fruto do que fizemos durante o dia. Adotar hábitos e atividades saudáveis é importante para manter um corpo são, e até pode ser responsável por uma ótima noite de sono. - Durma bem Entre 6 e 8 horas de sono é suficiente para a maioria de sentir descansado e desestressado. Descubra entre esse tempo qual é o suficiente para você! Invista em seu bem estar, dormir bem não é luxo é obrigação! É provado que quem não dorme bem tem mais chances de sofrer com problemas de saúde com o passar dos anos. - Não leve as críticas para o lado pessoal Antes de se irritar com a crítica, pare e observe se ela tem fundamento. Se tiver, corrija seu erro e peça desculpa se necessário, se não tiver não a absorva. Seja racional em relação a crítica. As que forem lógicas ,ou seja, tiverem motivo, use como escada para subir em lugares mais altos. - Encare os desafios de frente

Cada desafio deve ser encarado como uma oportunidade de auto-superação e crescimento profissional. Os medrosos se acovardam e os guerreiros vão para a guerra! Nos devemos decidir em que lado queremos estar! Comunique-se Trabalhar às vezes é muito cansativo, mas, tem uma grande vantagem em trabalhar ao redor de muitas pessoas. Me refiro a quantidade de colegas e amigos que podemos fazer no ambiente de trabalho. É claro que tem hora para tudo, mas, as vezes é fácil encontrar pessoas com pensamentos em crenças em comum. Tem alguns amigos de empresas são mais amados por nós do que nossos próprios familiares. Esse tipo de amizade é muito bom, nos mantém felizes, quem é feliz se estressa menos. - Se afaste de pessoas pessimistas Tem pessoas que só vêem a vida com olhos negativos. Assim como a alegria de uma pessoa pode te contagiar, o pessimismo de outra também pode! Não se deixe contagiar pelo pessimismo. Se for necessário diminua relações com pessoas assim. - Organize seu ambiente de trabalho Esse passo é difícil para alguns e me incluo neles. É fundamental manter o ambiente de trabalho organizado, seja ele qual for. Uma pessoa organizada passa uma impressão de ser bom profissional e todos valorizam isso. Um ambiente organizado é um ambiente mais leve e gostoso de passar o dia.

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 5

Este DDS trata de proteção dos pulmões.

O aspecto mais importante a ter em conta com respeito aos pulmões é que eles evitam que qualquer substância perigosa se introduza no sangue - substâncias que podem estar no ar que respiramos.

Os pulmões são formados por milhões de células tão pequenas que só podem ser vistas com um microscópio muito potente. O revestimento de cada uma destas células é um filtro muito bom. Permite que o oxigênio do ar passe ao sangue. Ao mesmo tempo permite que o dióxido de carbono do sangue saia através da respiração.

Se o oxigênio fosse o único gás que pudesse passar através do sangue não haveria problemas. Sem dúvida uma grande quantidade de vapores e gases venenosos também podem passar para o sangue. Alguns deles são muitos perigosos e este é o motivo pelo qual em muitas circunstâncias é necessário usar máscaras contra gases apesar de que se tenham tomado outras medidas para eliminá-los do ar.

Também sempre tem poeira no ar - mesmo nos lugares mais limpos. A melhor maneira de manter limpo o ar do lugar de trabalho é evitando que as substâncias perigosas entres neles. Isto significa que as operações e processo que produzem substâncias ruins devem estar controladas por exaustores. Sem dúvida, certas operações não podem ser protegidas completamente, alguns pós e vapores ficam soltos. Uma boa ventilação soluciona o problema em muitos casos, mas quando isto não é suficiente deverão usar-se máscaras ou respiradores.

Provavelmente seria mais correto dizer que os respiradores e máscaras são protetores dos pulmões. O problema é que muita gente não quer usá-los. Dizem que lhes causa algum incômodo - o que não têm em conta é o “incômodo” que lhes podem causar os pulmões cheios de pó. E se este pó que se respira é venenoso, o problema pode ser muito sério.

óbvia: usem os equipamentos de proteção respiratória.

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 6

O álcool afeta vários órgãos do corpo humano. Dentre eles, o mais importante sob o ponto de vista da segurança é o cérebro, onde são processadas as informações necessárias para a direção do veículo. O álcool altera a capacidade de perceber a situação, a coordenação motora e a capacidade de julgamento da situação.

Motoristas alcoolizados dependem de maior tempo de observação para avaliar situações de trânsito, mesmo as mais comuns. Quando em situações inesperadas, que dependem de reações rápidas, fica quase impossível a tomada de decisão. O motorista se fixa num único ponto de atenção, não conseguindo prestar atenção em outros fatores também importantes.

A eliminação do álcool pelo organismo leva pelo menos uma hora, mas varia conforme a quantidade ingerida. A concentração de álcool no sangue traz conseqüências que podem ser fatais. Em quantidades mínimas até 0,2 gramas por litro de sangue (correspondente à 1 copo de cerveja, 1 cálice de vinho ou ½ dose de bebida destilada – relativo ao peso corpóreo), não produz efeito aparente na maioria das pessoas.

(Gramas de álcool por litro de sangue)

De 0,2 a 0,5 a sensação é de tranqüilidade, sedação; reação mais lenta aos estímulos sonoros e visuais, dificuldade de julgamento de distância e velocidade.

De 0,5 a 1,5 aumenta o tempo de reação a estímulos, reduz a concentração e a coordenação, provoca alteração no comportamento (fala muito, fica extrovertido...)

De 1,5 a 3,0 ocorre intoxicação, descoordenação geral, confusão mental, visão dupla, desorientação.

De 3,0 a 4,0 o indivíduo poderá ficar inconsciente e às vezes em coma.

Quando ingerido 5,0 gramas de álcool por litro de sangue pode ser fatal e levar o indivíduo à morte. Preste atenção nestas dicas:

Situações como uma criança atravessando a rua, sair de uma fechada de outro veículo ou até mesmo desviar de um buraco, necessitam de uma tomada de decisão rápida, o que não ocorre com quem está embriagado.

Desta forma, coloca em risco a própria vida e a vida de outras pessoas, então: Se vai pegar a estrada, não beba.

Se você bebeu, não dirija. Peça a outra pessoa que o faça, ou espere até que o efeito do álcool tenha passado.

Evite sair com alguém embriagado. Se for de extrema urgência, se ofereça para pegar a direção. Seja prudente e use o bom senso nessas situações.

Você tem alguém que te espera em casa!

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 7

Todos nos conhecemos um carrinho de mão. Eles se parecem um com o outro. Uma rodinha de pneu, a caçamba e duas barras para segurá-lo. Pode haver apenas uma grande diferença no jeito que cada um executa um trabalho com segurança.

As pessoas que utilizam esses carrinhos de mão os conhecem muito bem e sabem quais os trabalhos que podem executar. Isto é importante para uma utilização segura. Já vimos carrinhos carregados com caixas empilhadas tão alto que a caixa do topo fica na altura do peito.

Os ferimentos mais comuns entre aqueles trabalhadores que utilizam este tipo de carrinho, envolvem as mãos e os pés. Assim sendo, use luvas para proteger as mãos. Se algum de vocês já teve o dedão do pé atropelado por um carrinho, sabe bem a importância de usar as botas de segurança.

Não tente impedir o movimento do carrinho usando os pés. Isto acabará mais tarde com uma lesão. Existem certos procedimentos que devem ser seguidos para os usuários destes carrinhos:

mantenha a carga mais baixa possível; coloque primeiro os objetos pesados, depois os mais leves; coloque a carga de modo que o peso concentre no eixo; não obstrua sua visão com cargas altas; ao levantar o carrinho, faça força com os braços e pernas e não com as costas; o carrinho é que deve transportar a carga, você só empurra e equilibra; nunca ande para trás com o carrinho carregado; quando descer uma rampa, mantenha o carrinho virado para frente, quando subir inverta a posição;

Os carrinhos de mão não devem ser usado em rampas acima de 5% de caimento.

Trabalhos simples, também requer atenção!

DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA TEMA 8

como exemplo a Sífilis, Hepatite, AIDS entre outras

São aquelas adquiridas através do contato direto com sangue, ou secreções contaminadas. Citamos

Essas doenças são adquiridas após o contato direto das mucosas (olho, boca, pele...), com o sangue ou secreções contaminados, sem proteção adequada, o indivíduo pode adquirir o vírus ou bactéria e desenvolver a doença, ou somente permanecer com o mesmo incubado por algum tempo, desenvolvendo-a mais tarde ou não.

Ao socorrer uma vítima, ou manipular objetos com sangue ou secreção, em qualquer situação, use sempre luvas. Se não encontrá-las, proteja-se de alguma forma.

Nunca use seringas e agulhas usadas por outras pessoas. Ao realizar exames de laboratório, exija sempre materiais descartáveis.

Ao manter contato sexual, use sempre preservativo. Ao mínimo contato com sangue ou esperma contaminado, você pode adquirir doenças como Aids ou Sífilis.

Se houver necessidade de limpeza em ambientes sujos de sangue ou secreções você deverá providenciar materiais de limpeza incluindo solução desinfetante, luvas de borracha, vários panos descartáveis e saco plástico.

(Parte 1 de 4)

Comentários