telecurso 2000 - volume 3 - processos de fabricação - 47proc3

telecurso 2000 - volume 3 - processos de fabricação - 47proc3

47 AULA

Nesta aula vocŒ vai aprender sobre a operaçªo de furar na fresadora. Trata-se de uma operaçªo utilizada para fazer furos de pouca precisªo ou como uma operaçªo prØvia a outras operaçıes como a de mandrilar ou alargar.

Estude bem e nªo hesite em rever aulas passadas para relembrar assuntos jÆ aprendidos, como puxar coordenadas, escolher uma broca ou cÆlculo de rpm, entre outros.

Como furar na fresadora

Dependendo do trabalho a ser feito, a operaçªo de furar na fresadora Ø executada com uma broca. Esta Ø fixada diretamente na Ærvore horizontal ou vertical da mÆquina, ou por meio de um mandril porta-brocas.

Nesta aula, vamos utilizar uma fresadora universal e fixar a broca no cabeçote vertical por meio de um mandril. A peça serÆ fixada em uma mesa divisora com relaçªo de 40/1. Veja, ao lado, a figura de uma mesa divisora.

Fique por dentroFique por dentroFique por dentroFique por dentroFique por dentro

A mesa divisora Ø tambØm utilizada para fresar ranhuras de trajetórias circunferenciais, abrir ranhuras internas ou externas e fresar contornos. Veja as figuras a seguir.

47 A U L A

Furando com a fresadora contorno ranhura circunferencialranhuras internas e externas

Nossa aula

AULAVamos ver entªo como furar na fresadora?

Vamos supor que vocŒ precisa fazer 12 furos distantes 30° um do outro, conforme desenho. Por onde começar?

•Centralize o eixo do divisor com o eixo da Ærvore da fresadora.

Dica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológica

VocŒ pode centralizar o eixo do divisor com a Ærvore da fresadora de duas maneiras. A primeira Ø por meio de pontos de centragem e a segunda por meio de um cilindro-padrªo e relógio apalpador.

•Fixe a peça na mesa divisora. •Monte o disco divisor na mesa divisora. Para isso vocŒ precisa fazer o cÆlculo da divisªo angular.

CÆlculo da divisªo angular Para calcular a divisªo angular, vocŒ utiliza a seguinte fórmula:

Vm = em que:

pontos de centragemcilindro-padrão

c · a 360 ”

AULASubstituindo vem: Vm =

Vm = 3 ·\ 3 ·

Vm = Simplificando vem:

O resultado mostra que para fazer furos distantes 30” uns dos outros, vocŒ vai precisar dar trŒs voltas completas no manípulo e avançar 6 furos em um disco de 18 furos.

•Monte a broca de centro no mandril porta-brocas e regule a rpm. •Puxe a coordenada e trave a mesa da fresadora .

•Faça os furos de centro.

•Retire a broca de centro e monte a broca helicoidal.

Recordar Ø aprenderRecordar Ø aprenderRecordar Ø aprenderRecordar Ø aprenderRecordar Ø aprender

As brocas helicoidais sªo classificadas em H, N e W. Assim, escolha o tipo de broca e os ângulos de afiaçªo em funçªo do material a usinar.

•Regule de novo a rpm. •Inicie a furaçªo com movimento manual. Para isso, leve a peça atØ à broca, fazendo com que esta penetre atØ o início da parte cilíndrica.

Observaçªo: Observaçªo: Observaçªo: Observaçªo: Observaçªo: Retire com freqüŒncia o cavaco com um pincel a fim de evitar que a broca se quebre.

•Termine a furaçªo com o avanço automÆtico. Para isso, situe e fixe os limitadores de fim de curso da mesa.

Dicas tecnológicasDicas tecnológicasDicas tecnológicasDicas tecnológicasDicas tecnológicas

•Refrigere com freqüŒncia a zona de corte com fluidos de corte adequados.

•Caso a broca de trabalho tenha diâmetro superior a 12 m, faça primeiro um furo de guia com uma broca de diâmetro ligeiramente superior a alma da broca.

•Quando for fazer furos nªo passantes, utilize o paquímetro ou um calibre de profundidade para verificar a profundidade. Limpe o furo antes.

•Gire o manípulo da mesa divisora no valor encontrado no cÆlculo, a fim de posicionar a peça para fazer o segundo furo. •Repita o passo acima para fazer os furos restantes.

•Rebarbe os furos.

40 · 30 360”

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Que acessório da fresadora Ø utilizado para fresar ranhuras de trajetória circunferencial?

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Qual deve ser o diâmetro do furo de guia, se o diâmetro final de furo for maior que 12 m?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

VocŒ precisa fazer furos distantes em 45” um do outro em uma peça fixada a uma mesa divisora. Sabendo que a coroa desta mesa tem 120 dentes, determine: a)a)a)a)a)o nœmero de voltas que deve ser dado no manípulo; b)b)b)b)b)o nœmero de furos do disco a ser montado na mesa.

Pare! Estude! Responda!

Comentários