• A unidade de geração de imagens, ou de imagenologia, se constitui, nos dias de hoje, em uma das mais importantes dentre os diversos setores das edificações de saúde, não somente como apoio ao diagnóstico como para o tratamento de diversas afecções

Programa Arquitetônico e Setorização Programa Arquitetônico e Setorização

Apoio Administrativo

• onde se concentram as atividades de chefia, secretaria, reuniões, sanitários ou vestiários para pessoal, estar, copa, depósitos, arquivo, utilidades e quarto de plantão – quando a unidade estiver dando apoio a um hospital.

Este setor, quando possível, deve estar resguardado do acesso de pacientes e pessoas estranhas ao serviço.

Recepção

• – é constituído pelo conjunto que abriga as esperas, recepção, sanitário de pacientes e acompanhantes e distribuição de resultados. É importante que haja separação de espera de pacientes internados, que normalmente se deslocam em macas ou cadeiras de rodas e que sempre terão prioridade no atendimento, e aquela para os que se utilizam do acessoexterno.

Quando houver o atendimento infantil, este também deverá ter espera separada..

Procedimentos

• o setor de procedimentos abriga as diversas salas de exames, cada uma com suas peculiaridades de proteção, área para comando, vestiários, sala para componentes

• técnicos de apoio aos equipamentos, sala de revelação ou impressão. Como alguns exames necessitam de contraste ou sedação, deve-se prever, quando necessário, sala de preparo de medicamentos. Uma sala de recuperação e preparo de pacientes deve ser prevista, notadamente no caso da existência de exames de endoscopia, tomografia e ressonância. Esta sala deve prever o acompanhamento de enfermagem.

• No Brasil, as normas de maior importância relativa à utilização de radiações ionizantes são a Portaria

2003), sendo que, para os espaços físicos, a

de posto de enfermagem e serviços em área de tomografia e ressonância magnética. O posto é recomendado nestes casos devido à fragilidade apresentada por muitos pacientes, pois são exames demorados que exigem preparo e observação.

Comentários