eletrodinamica

eletrodinamica

Eletrodinâmica

RESISTOR

  • RESISTOR

  • Resistor é todo dispositivo elétrico que transforma exclusivamente energia elétrica em energia térmica.

1ª LEI DE OHM (Ω)

Mantendo-se constante a temperatura do resistor, sua resistência elétrica permanecera constante.

EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA

efeito joule: liberar calor

efeito magnético: gerar campo magnético

efeito fisiológico: choque

efeito químico: produzir reações químicas

efeito luminoso: gerar luz

Associação de resistores

Em série

Em paralelo

Ponte de Wheatstone

Em situação de equilíbrio, a corrente no galvanômetro é nula.

Quando utilizamos algum aparelho que funciona à base de transformação de energia, podemos observar que ele esquenta durante o seu funcionamento. Isso não é diferente quando estamos lidando com aparelhos que funcionam à base de energia elétrica. Esse aquecimento é conhecido como efeito Joule, e ele é fruto das colisões que os elétrons sofrem contra os átomos e íons que pertencem ao condutor. A energia que é drenada nesse aquecimento é chamada de energia dissipada

  • Quando utilizamos algum aparelho que funciona à base de transformação de energia, podemos observar que ele esquenta durante o seu funcionamento. Isso não é diferente quando estamos lidando com aparelhos que funcionam à base de energia elétrica. Esse aquecimento é conhecido como efeito Joule, e ele é fruto das colisões que os elétrons sofrem contra os átomos e íons que pertencem ao condutor. A energia que é drenada nesse aquecimento é chamada de energia dissipada

  • Existem aparelhos que têm como objetivo dissipar toda a energia elétrica e transformá-la em energia térmica. Temos muitos exemplos cotidianos de aparelhos que funcionam assim, o chuveiro, o ferro de passar, o forno elétrico, o secador de cabelo, etc.

ASSSOCIÇÃO DE “GERADORES”

RECEPTOR ELÉTRICO

A “conta de luz”

  • A “conta de luz”

  • A conta de luz fornecida num período de tempo, geralmente, de um mês marca o consumo medido pela diferença de leituras e é expresso em KWh. Observe o preço do KWh e os impostos que incidem sobre a conta e é possível analisar o consumo de energia elétrica nos diversos meses anteriores.

  • A unidade quilowatt.hora e a unidade usual de Energia

MEDIDAS ELÉTRICAS

Chaves e Interruptores

  • Permitem que se ligue ou desligue a energia, permitindo ou não sua circulação.

Complemento

Você acha um elétron e leva ele pra casa.

Qual é o nome dele?

Peixes elétricos

Esses animais têm um órgão especializado - chamado justamente de órgão elétrico -, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante sua evolução. Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carrega e descarrega continuamente. Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts). Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro puraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga. "O puraquê é apenas uma entre mais de 120 espécies de peixes elétricos que existem na América do Sul.

Todas as outras espécies produzem descargas mais fracas, que variam entre menos de 1 volt e 5 volts", diz o biólogo José Alves Gomes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Também há peixes elétricos em rios da África. Nos oceanos, há duas espécies de arraia e uma de peixe capazes de emitir descargas elétricas.

 

Peixes com luz

CHOQUES ELÉTRICOS

  • CHOQUES ELÉTRICOS

  • Por que o choque ocorre?

  • Quando uma corrente elétrica atravessa nosso corpo, interfere com as correntes internas carregadas pelos nervos e nos dá a sensação de formigamento.

  • Para que isto ocorra, é necessário existir uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo: quanto maior esta diferença de potencial, maior a corrente elétrica e maior o choque.

  • Normalmente, um dos pontos são os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que entra em contato com algum aparelho ou fio.

  • O valor da corrente depende de vários fatores, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho que ela percorre pelo corpo. A resistência do corpo humano varia de pessoa para pessoa e depende muito das condições da pele. A resistência do corpo humano molhado é muito menor do que quando seco. Molhado, a resistência baixa, e a corrente que passa pelo corpo pode ser muito alta, mesmo para uma pequena tensão.

  • É interessante notar que os danos causados pelos choques são mais relacionados com a corrente elétrica do que com as voltagem. Choques fatais podem ocorrer com voltagens de apenas 20V.

Quando uma corrente passa pelo corpo, os seguintes efeitos podem ocorrer: sensação de formigamento, dor, contração e espasmos musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos decorrem do fato de a movimentação dos músculos e a transmissão de sinais nervosos se darem pela passagem de pequenas correntes elétricas.

  • Quando uma corrente passa pelo corpo, os seguintes efeitos podem ocorrer: sensação de formigamento, dor, contração e espasmos musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos decorrem do fato de a movimentação dos músculos e a transmissão de sinais nervosos se darem pela passagem de pequenas correntes elétricas.

  • Deve ser lembrado que também o trajeto que a corrente percorre no corpo humano é um fator determinante dos danos causados. Os choques mais perigosos são os recebidos quando se segura um fio em cada mão, pois o caminho da corrente passa próximo ao coração. Por isso os eletricistas evitam utilizar as duas mãos ao mesmo tempo quando mexem em um circuito elétrico que pode estar energizado.

Situações de perigosas e como evitar choques

  • Situações de perigosas e como evitar choques

  • -

  • Lembre-se sempre de que correntes elétricas podem matar e que o número de acidentes é grande.

  • Ao lidar com fios ou tomadas, certifique-se de que o disjuntor esteja desligado. Mesmo assim antes de tocar em qualquer fio use uma chave-teste para verificar se existe ddp entre o fio e sue corpo.

  • Tire da tomada qualquer equipamento antes de abri-lo . Não mexa nos circuitos de equipamento sem conhecer detalhadamente a função de cada componente (consertos devem ser feitos por especialistas) já que, mesmo desligados, alguns componentes (como os capacitores) podem causar violentos choques pois armazenam energia.

  • Evite ao máximo usar aparelhos elétricos no banheiro ou nas proximidades de piscinas. Quando o corpo esta molhado, a condução de eletricidade através dele é facilitada e as chances de você sofrer lesões graves são maiores.

  • Caso tenha crianças pequenas em casa compre tapadores de tomadas para evitar acidentes.

  • Só use fios que estejam em perfeitas condições, inclusive para extensões elétricas.

  • Nunca toque fios que estão na rua, mesmo quando a companhia elétrica indicou que a energia seria cortada.

Comentários