Receitas Variadas

Receitas Variadas

(Parte 3 de 4)

Modo de Preparo do Recheio de queijo com presunto: Arrume metade da massa do nhocão em um reratário, misture todos os ingredientes do recheio de queijo e presunto e arrume por cima da massa. Cubra com o restante da massa e passe uma camada fina de maionese por cima. Decore e leve ao forno para assar. Sirva com molho de tomate.

Modo de Preparo do Recheio de Camarões: Em uma panela frite o alho e a cebola no azeite até que fique transparente. Junte os camarões e deixe refogar por pouco tempo. Acrescente o purê de tomates e a salsa e cebolinha. Por último derreta o catupiry nesta mistura ou deixe para arrumar por cima do recheio em pedacinhos. Deixe esfriar para usar. Arrume metade da massa do nhocão em um reratário, coloque o recheio de camarões e arrume por cima da massa. Cubra com o restante da massa e passe uma camada fina de maionese por cima. Decore e leve ao forno para assar. Sirva com molho de tomate.

dica: Não deixe os camarões por muito tempo no fogo para que não fiquem borrachudos. Rendimento: 4 porções

Nhoque (Gnochi) de Batatas

Ingredientes: Massa: 1 kg de batatas boas para cozinhar 2 ovos 2 colheres (sopa) de margarina farinha de trigo (o suficiente para dar ponto) sal

Montagem: Molho de tomate pronto(de sua preferência) Margarina para untar Parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo: Massa: Cozinhe e esprema a batata como para purê, junte a margarina, os ovos, sal e vá juntando a farinha (cerca de 1 xícara e meia, dependendo da batata). Não ponha muita farinha, que tornará o nhoque pesado e duro. Utilize a nhoqueira conforme intruções que acompanham este utensílio ou coloque a massa em um saco de confeitar sem o bico. Vá apertanto enquanto corta com uma faca o tamanho que desejar para cair diretamente em água fervente. Cozinhe em água fervendo, até que suba. Recolha com uma colher ou escumadeira em uma peneira e mergulhe em água fria para dar um choque térmico.

Montagem: Coloque os nhoques num refratário untado, em única camada. Cubra com o molho, polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Rendimento: 4 porções

Brioche de Banana Culinarista Mauro Rebelo

Ingredientes: Para a esponja 100 g de farinha de trigo 1 g de fermento biológico desidratado ou 35 g de fermento biológico fresco 100 ml de água

Para a Massa: 100 ml de leite integral 1 colher (chá) de sal 100 g de açúcar 100 g de manteiga em temperatura ambiente 1 ovo 400 g de farinha de trigo

Recheio: 4 bananas prata amassadas 2 cravos 1 xícara de açúcar

Modo de Preparo Faça a esponja: Coloque a farinha de trigo e o fermento em uma vasilha. Coloque a água e misture. Cubra a vasilha com pano e deixe descansar por 30 minutos.

Faça a massa: coloque a esponja na batedeira e adicione o leite, o sal, o açúcar, a manteiga e o ovo. Bata para misturar. Adicione a farinha aos poucos até dar o ponto de pão - a massa deve estar macia e úmida. Coloque a massa em uma bancada e corte em bolinhas. Cubra com plástico e deixe descansar por 15 minutos. Unte uma fôrma com óleo.

Modele as bolinhas: Abra com a palma da mãos recheie com o doce de bananas e feche a bolinha. Coloque na fôrma e espere os brioches dobrarem de volume. Pincele com a gema e leve ao forno (200 graus) por 20 minutos. Quando sair do forno passe no açúcar misturado com canela.

Para fazer o recheio é só derreter o açúcar até que vire um caramelo. Joque as bananas e o cravo e deixe no fogo mexendo até que derreta todo o caramelo e fique uma massa homogênea.

Lanchinho de Salsicha Culinarista Mauro Rebelo

Ingredientes: 300ml de leite morno (se quiser use água) 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (granulado) ou 30g de fermento biológico em pasta (fresco) 2 colheres (sopa) de óleo 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal farinha de trigo o necessário ( 500g mais ou menos) 16 salsichas 1 cebola em tiras 1 pimentão em tiras 1 tomate em tiras

Modo de Preparo: Em uma vasilha coloque o fermento, o açúcar, o sal e o leite. Deixe descansar por 5 minutos. Adicione o óleo e a farinha até dar o ponto para sovar. Sove por 10 minutos. Abra a massa e corte em tiras compridas de 2 cm de largura. Junte uma salsicha com uma tira de cebola, 1 tira de pimentão e uma tira de tomate. Enrole este recheio com a tira da massa para dar o efeito que está na foto ou modele da forma que achar melhor. Arrume em travessa untada de óleo e polvilhada de farinha de trigo. Deixe crescer por 2 horas. Leve para assar em forno baixo preaquecido até ficar corado. Não deixe assar demais para que a salsicha não fique enrugada.

Sirva com maionese, catchup e mostarda. Rendimento: 16 pães

Focaccia Fácil e Rápida

Ingredientes: 1 copo (240ml) de água morna 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (desidratado/granulado) 1 colher (sopa) sal 3 colheres (sopa) açúcar 1 ovo 500g de farinha de trigo (aproximadamente) 1/2 colher (sopa) de melhorador 1 colher (sobremesa) rasa de alecrim seco 300g de mussarela 1 linguiça calabresa cortada em tiras 1 cebola cortada em rodelas finas 1 pimentão cortado em tiras finas (se quiser use das 3 cores) azeitonas a gosto orégano a gosto molho de tomate de sua preferência ou tomates passados no liquidificador

Modo de Preparo: Em uma bacia coloque o fermento biológico e o açúcar, a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Mexa com a colher de pau até formar uma pasta. Deixe descansar por uns 10 minutos. Coloque o ovo, o sal, o alecrim, o melhorador e vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre. A farinha não tem uma medida exata. O ponto é deixar a massa levemente pegajosa. Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima da bacia em local abafado. Unte uma forma de alumínio ou refratário com óleo e jogue a massa no fundo da forma abrindo com as mãos. Para ajudar deixe sua mão com uma camada de farinha para não grudar massa. Arrume uma camada fina de molho, a mussarela, o pimentão, a calabresa, a cebola, as azeitonas e o orégano. Regue com um fio de azeite. Leve ao forno para assar. Se quiser preparar com antecedência, asse por 10 minutos a massa e depois coloque o recheio e na hora de servir asse até derreter a mussarela. Não guarde a massa crua, pois não fica bom.

Cinnamon Rolls (Pão de Canela)

Esta receita é dedicada a amiga Flavia Millás.

Ingredientes: Massa: 1 pacote de fermento biológico desidratado (11g) 1/4 de xícara de água morna 100g de margarina 1/3 de xícara de açúcar 1 colher (chá) de sal 1 xícara de leite 1 ovo

1 colher (sobremesa) de melhorador farinha de trigo até dar o ponto (mais ou menos 6 xícaras)

Recheio: açúcar mascavo ou açúcar comum manteiga amolecida canela passas (opcional) nozes (opcional)

Cobertura: 1 xícara de açúcar de confeiteiro 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de baunilha creme de leite fresco até dar o ponto de fondant

mantendo uma distância de 5 centímetros entre eles e entre as bordas, pois eles crescem muito

Modo de Preparo: Hidrate o fermento na água morna por 10 minutos. Derreta a margarina no leite, junte o açúcar e o sal e deixe esfriar um pouco. Acrescente o fermento dissolvido e o ovo levemente batido com garfo. Misture a farinha aos poucos até a massa ficar fofa e soltar das mãos. Deixe descansar por 1 hora e meia em tigela untada com óleo. Divida a massa em duas partes, abra com o rolo em uma superfície enfarinhada. Forme um retângulo com espessura de meio centímetro. Espalhe a manteiga amolecida em toda a massa. Coloque uma camada de açúcar mascavo e salpique a canela. Se quiser, acrescente as passas ou nozes. Enrole e corte em rodelas de 5 centímetros. Em uma forma coberta com papel manteiga, coloque os rolinhos virados para cima e Deixe descansar mais 1 hora. Leve para assar em forno médio, por 15 a 20 minutos ou até dourarem. Eles devem preencher toda a forma e encostar um no outro. Faça a cobertura, misturando os ingredientes batendo delicadamente. Leve ao microondas e espalhe por cima de cada rolinho ainda quente.

Calda (opcional): Faça uma calda de 1 xícara de açúcar para 2 de água, 2 cravos. Deixe ferver por 10 minutos. Regue os pães assim que eles saírem do forno.

Pãozinho de Aipim Recheado (doce)

Ingredientes 250g de aipim 2 ovos 1 tabletes de fermento biológico fesco ou 1 colher (sopa) do biológico seco 1/2 copo (tipo requeijão)de leite morno 1 colher (sopa) de manteiga 1/2 xícara de açúcar 1 pitada de sal farinha de trigo até soltar das maos (+ ou - 500g) 1/2 colher (sopa) de melhorador (opcional)

Modo de Preparo: Cozinhe e amasse o aipim e reserve. Derreta o fermento biológico fresco no açúcar (veja dica de como fazer com o seco). Junte ao fermento o leite, o aipim, a manteiga, o sal e os ovos. Coloque 200 a 300g de farinha e leve para a batedeira e deixe batendo por 5 minutos. Esta quantidade de farinha vai variar porque você colocará a porção que achar necessária para que a batedeira consiga trabalhar. Se você colocar muita farinha a massa ficará dura e a batedeira quebrará. Depois de 5 minutos tire da batedeira e acrescente o restante da farinha até dar o ponto que solte das mãos. Sove bem e deixe crescer por uns 30 a 40 minutos. Divida a massa em porções e recheie com goiabada, banana com açúcar e canela ou com o que desejar. Deixe crescer novamente, pincele gemas, açúcar cristal e leve ao forno pré-aquecido na temperatura média para baixa até que fiquem coradinhos.

Para fazer a modelagem da foto é só dividir a massa, abrir cada porção em forma de quadrado, colocar recheio no centro e fechar apenas duas pontas do quadrado.

Faça uma calda com 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de água, 2 cravos e leve ao fogo para engrossar. Assim que os pães sairem do forno jogue essa calda ainda quente por cima.

Pizza de Arroz

Ingredientes: Massa: 2 xícaras (chá) de arroz, cozido 2 xícaras (chá) de leite 4 ovos 100g de margarina em temperatura ambiente 50g de parmesão ralado 1 colher (sopa) de orégano 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio 1: 1 1/2 xícara (chá) de molho de tomate 200g de mussarela ralada 100g de presunto cortado em tiras 2 tomates pequenos cortados em rodelas finas 30 unidades de azeitonas verdes

Recheio 2: 1 1/2 xícara (chá) de molho de tomate 200g de mussarela ralada 100g de requeijão tipo catupiry

Recheio 3 (doce): 6 bananas nanicas cortadas em rodelas 1/2 colher (sopa) de canela 200g de chocolate ao leite picadinho

Recheio 4: 1 liguiça calabresa em rodelas molho de tomate 200g de mussarela orégano

Modo de preparo: Bata no liqüidificador o arroz, o leite, os ovos, a margarina, o parmesão e o orégano até obter uma mistura homogênea. Junte a farinha de trigo e bata mais um pouco. Transfira a massa para uma tigela e junte o fermento, misturando delicadamente. Acomode a massa em fôrmas para pizza ou minipizza bem untadas. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Recheio 1: Distribua uma camada fina de de molho de tomate em cada pizza. Cubra com a mussarela, o presunto, o tomate e azeitonas em cada disco. Volte ao forno apenas para aquecer o recheio e sirva a seguir.

Recheio 2: Distribua uma camada fina de molho de tomate em cada pizza. Cubra com a mussarela e o catupiry. Volte ao forno apenas para aquecer o recheio e sirva a seguir.

Recheio 3: Distribua as rodelas de banana nos discos de pizza, polvilhe canela e cubra com o chocolate. Volte ao forno apenas para aquecer o recheio e sirva a seguir.

Recheio 4: Distribua uma camada fina de de molho de tomate em cada pizza. Cubra com a mussarela, a calabresa e orégano. Volte ao forno apenas para aquecer o recheio e sirva a seguir.

Pão de Queijo (massa com batata) Culinarista Mauro Rebelo

Ingredientes: 1 copo (tipo de requeijão) de polvilho doce 140g 1 copo (tipo de requeijão) de batata cozida amassada 300g 100g de queijo parmesão ralado 1 colher (sopa) de margarina 1 ovo

Modo de Preparo: Colocar todos os ingredientes em uma bacia e amassar até soltar das mãos. Faça bolinhas e arrume em uma forma de alumínio distantes umas das outras. Não precisa untar a forma. Aquecer o forno por uns 10 minutos e colocar para assar na temperatura média até que fiquem moreninhos e soltem facilmente da forma.

Rendimento: 30 unidades

Estrela de Chocolate

Ingredientes da Massa: 1 tablete de fermento biológico fresco (15g) ou 1 colher (sopa) fermento biológico granulado (seco) 2 colheres (sopa) de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 2 ovos 3/4 de xícara de leite morno 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de margarina

Ingredientes do Recheio:

2 colheres (sopa) de chocolate 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de leite nozes moídas ou picadas

Misturar os quatro primeiros ingredientes e levar ao fogo para virar uma calda homogênea. Reservar as nozes para polvilhar no recheio.

Ingredientes para Cobertura: 200g de chocolate para cobertura 100g de cerejas

Modo de Preparo: Em uma bacia misture o fermento fresco com o açúcar, até que fique líquido (Se usar o fermento seco, dissolva no leite morno). Acrescente os ovos, o leite, o sal e a margarina. Mexa bem e acrescente aos poucos a farinha de trigo mexendo sempre com uma colher. Quando a massa estiver homogênea, cubra com um pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa com o rolo bem fina, passe uma camada fina da calda, polvilhe as nozes e enrole como rocambole. Corte as rodelas, distribua dentro de uma forma de pudim de alumínio,untada e deixe crescer novamente, até dobrar de volume. Leve ao forno (pré aquecido) médio para baixo até que doure. Depois de frio, desinforme e jogue o chocolate derretido por cima. Enfeite com cerejas.

Pizza de Rolo*

Ingredientes da Massa: 1 1/2 xícara (chá) de leite morno ou água 1 ovo 1 colher (sopa) fermento biológico granulado (seco) 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de óleo 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+ ou -)

Ingredientes do Recheio: 300g de mussarela 200g de peito de chester defumado 50g de azeitonas picadas 1 colher (sopa) orégano molho de tomate

Modo de Preparo: No copo do liquidificador, coloque o leite morno, o ovo, o fermento biológico, o açúcar, o sal e o óleo. Bata bem. Desligue e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos, incorporando bem. Abra um retângulo grande com 1cm de espessura, pincele molho de tomate, arrume as fatias de mussarela, peito de chester, azeitonas e polvilhe o orégano. Enrole como um rocambole, apertando a emenda com a ponta dos dedos para fechar bem, corte em fatias grossas e arrume em uma forma ou travessa refratária untada e enfarinhada. Deixe descansar por uns 15 minutos. Pincele com gema e leve para assar. Deixe no forno até dourar a massa. Se a massa abrir enquanto estiver assando não tem problema.

Opções de Recheios: Presunto, presunto de parma, salame, queijo provolone, ricota temperada com azeitonas e frango desfiado com catupiry.

Rendimento: 10 a 12 unidades

Croquete de Atum

Ingredientes: 2 latas de atum no óleo e escorrido 2 colheres de sopa de azeite extra virgem 2 dentes de alho picados 1/2 cebola média picada ou ralada 1/2 pimentão médio picado 1 colher (chá) rasa de sopa de sal 1/2 colher (chá) de páprica Pimenta do reino moída na hora 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 ovos (um para a massa e o outro para empanar)

(Parte 3 de 4)

Comentários