Plano De Contas De SUPERMERCADO

Plano De Contas De SUPERMERCADO

(Parte 1 de 4)

Curso de Ciências Contábeis

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Joziane Corrêa de Lima

Lígia Flavia Costa Fermino

Milena dos Santos Generozo

Lílian Fernanda Ferreira Ambrósio

Getulina - SP

Supermercado Caliani Getulina Ltda.

MILENA DOS SANTOS GENEROZO
IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CONTAS GERENCIAL

LINS – SP 2009

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, curso de Ciências Contábeis sob a orientação da Profª. M.Sc. Rosiane Cristina Sozzo Gouvêa e orientação técnica da Prof.ª M.Sc. Heloisa Helena Rovery da Silva.

Lima, Joziane Corrêa; Fermino, Lígia Flavia Costa; Ambrósio, Lilian Fernanda Ferreira; Generozo, Milena dos Santos

Implantação de um plano de contas gerencial: Supermercado Caliani Getulina

Ltda / Joziane Corrêa Lima; Lígia Flavia Costa Fermino; Lilian Fernanda Ferreira Ambrósio; Milena dos Santos Generozo. – – Lins, 2009. 68p. il. 31cm.

Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium –

UNISALESIANO, Lins-SP, para graduação em Ciências Contábeis, 2009

Orientadores: Rosiane Cristina Sozzo Gouvea; Heloisa Helena Rovery da Silva

Gerencial. I Título

1. Supermecado Caliani. 2. Contabilidade Gerencial. 3. Plano de Contas CDU 657

L698i

MILENA DOS SANTOS GENEROZO
IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CONTAS GERENCIAL

Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, para obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovada em: _/_/_

Banca Examinadora:

Assinatura:
1º Prof (a):
Assinatura:
2º Prof (a):
Titulação:

2 DEDICATÓRIA

Dedico esta realização ao meu Sr. Jesus, meu único e verdadeiro salvador que o tempo todo esteve à frente de tudo na minha vida, me dando força, sabedoria, esperança e por ter cumprido mais uma de Suas promessas. Obrigado Papai! Tu és o meu Rei e meu Senhor!

Dedico também aos meus pais por estarem comigo nas dificuldades mostrando que aos olhos da fé tudo é possível ao que crê. Meu muito

Obrigado! Deus abençoe!

E aos irmãos, familiares, amigos, enfim a todos que oraram por mim, principalmente aqueles que o Senhor enviou como verdadeiros anjos que nessa caminhada estiveram me fortalecendo espiritualmente. Obrigado! Joziane

Gostaria de agradecer aos meus pais, minha querida vó Maria, e meus irmãos que estiveram comigo desde o inicio. Em especial ao meu noivo Leonardo que está sempre ao meu lado, me dando forças para continuar a caminhada. Lígia

Dedico esse trabalho aos meus pais, Ana e Antônio, a meu irmão Luis Fernando que contribuíram em mais uma vitória de minha vida. E principalmente a meu esposo Júnior, que durante todo curso me apoiou, incentivou e sempre se mostrou companheiro me ajudando em todos os momentos. Lílian

Dedico este trabalho á Deus, a minha Fé, aos meus pais, Nelson e

Cléo, e minha irmã Maryane, que através dos seus pequenos gestos, me deram forças para lutar e vencer todos os obstáculos.

Ao meu namorado André, obrigada, por tudo que você contribuiu para a realização desse tcc.

Em especial à minha mãe, e minha querida madrinha que em todos os momentos nunca me desampararam nessa caminhada. Milena

AGRADECIMENTOS

A Deus

Agradecemos primeiramente a Deus, por sempre estar ao nosso lado nos direcionando e conduzindo a mais uma conquista de grande importância em nossas vidas.

Às nossas Famílias

Pelos valores ensinados durante nossas vidas propiciando condições para formação de um caráter ético, e orientando-nos na busca dos nossos objetivos.

À Empresa

Supermercado Caliani

Pela atenção e fornecimento de material e informações necessárias para elaboração da presente monografia. Ao Sr. José Carlos Caliani, pela acolhida nas reuniões e visitas ao

Aos Professores

Que iluminaram nossos caminhos, com lições de vida e sabedoria, mostrando que o empenho e a dedicação e aos estudos culminam no desenvolvimento de um profissional apto para o mercado.

À Orientadora

A nossa querida amiga e Professora Rosiane Cristina Sozzo Gouvêa, pela compreensão e disposição, oferecendo valioso material no desenvolvimento do estudo proposto.

tomada de decisão

Com a chegada do século XXI, o cenário empresarial está exigindo que as empresas procurem meios que possam reduzir o grau de incertezas quanto à tomada de decisões, assim buscando dados claros, rápidos e precisos, a custo satisfatório. Essa busca é uma questão de sobrevivência, uma vez que o mercado está competitivo. A empresa estagiada iniciou suas atividades em 1991, como mercearia. No início de 1994, em função da alta demanda para um pequeno espaço, o proprietário resolveu estabelecer-se em um local maior, onde está localizado até o momento. A empresa está sempre buscando aperfeiçoar suas informações, que ainda não são suficientes. Uma possível ferramenta é a utilização da Contabilidade Gerencial, que pode proporcionar uma visão ampla com linguagem simples e objetiva em todos os aspectos desejados, podendo, assim, saber a situação atual, para posteriormente, traçar planos futuros. Pois, com o atual momento econômico brasileiro está cada vez mais difícil a administração financeira para as empresas, necessitando de um profundo conhecimento de sua situação. Esse conhecimento pode vir através de um Sistema de Informação Contábil Gerencial que gera relatórios gerenciais com base em um Plano de Contas Gerencial, onde o mesmo capta todos os dados, processa e devolve como produto final, pois a falta de um controle adequado poderá distorcer o resultado final das informações, integrando todos os departamentos. A proposta de intervenção sugerida à empresa estagiada é a implantação de um plano de contas gerencial que poderá demonstrar todos os dados necessários existentes na empresa de forma ampla para o auxílio na

Palavras-chave: Ciências Contábeis. Contabilidade gerencial. Plano de contas gerencial. Sistema de informação contábil-gerencial.

ABSTRACT
company broadly to aid in decision making

With the arrival of the twenty-first century, the business environment is demanding that companies look for ways they can reduce the degree of uncertainty for decision making, and looking with clear, fast and accurate, the cost satisfactory. This search is a matter of survival, since the market is competitive. The company began operations staged in 1991 as a grocery store. In early 1994, due to the high demand for a small space, the owner decided to move to a larger site, where it is located so far. The company is always looking to improve their information, which are not yet sufficient. One possible tool is the use of Management Accounting, which can provide a broad overview with simple and objective in all aspects allowed, and thus can know the current situation, to then make plans to come. For the, current economic Singapore is increasingly difficult for financial management companies, requiring a thorough understanding of their situation. This knowledge can come through an Information System Accounting Management generates management reports based on a Plan of Management Accounts, where it captures all data, processes and returns as an end product, since the lack of an adequate control could distort the final result of information, integrating all the departments. The proposed intervention staged suggested the company is implementing a plan of management accounts that can demonstrate all the necessary data exist in the

Word-key: Accounting. Managerial accounting. Chart of accounts management. Accounting information system-management .

Figura 1: O Supermercado Caliani14
Figura 2: Gôndolas15
Figura 3: Frios e laticínios16
Figura 4: Logotipo17
Figura 5: Funcionários20
Figura 8: Processo do Sistema de Informação34
Quadro 1: Visão sintética do Balanço32
Quadro 2: Resumo das contas3
Quadro 3: Projeção Orçamentária Receitas49
Quadro 4: Projeção Orçamentária Despesas51
Quadro 5: Projeção Orçamentária51

COFINS: Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Liquido FGTS: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços INSS: Instituto Nacional de Seguridade Social IOF: Imposto sobre Operações Financeiras IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados IPTU: Imposto Predial e Territorial Urbano IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

IRF: Imposto de Renda Pessoa Física IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica ISS: Imposto sobre Serviço PIS: Programa de Integração Social SIG: Sistema de Informação Gerencial

INTRODUÇÃO1
CAPÍTULO I – SUPERMERCADO CALIANI13
1 HISTÓRICO13
1.1 Evolução histórica13
1.2 Layout14
1.3 Marketing16
1.4 Atendimento17
1.5 Missão17
1.6 Visão18
1.7 Valores18
1.8 Objetivo18
1.9 Responsabilidade social e ambiental da empresa18
1.10 Estrutura organizacional19
1.1 Contabilidade19
1.12 Funcionários20
1.13 Fornecedores21
1.14 Clientes2
CAPÍTULO I - O PLANO DE CONTAS GERENCIAL COMO FERRAMENTA
CONTÁBIL23
2 CONTABILIDADE23
2.1 Fundamentos da contabilidade24
2.1.1 Objetivo25
2.1.2 Campo de atuação25
2.2 Origem da contabilidade gerencial26
2.2.1 Definição da contabilidade gerencial26
2.2.2 Objetivos e finalidades da contabilidade gerencial27
2.2.3 Contador gerencial28
2.3 Plano de contas28
2.3.1 Legislação do plano de contas29
2.3.3 Estrutura30
2.3.3.1 Elenco de contas32
2.4 Sistema de informação34
2.4.1 Contabilidade gerencial com sistema de informação contábil35
2.5 Relatórios gerencial36
2.6 Tomada de decisão37
SUPERMERCADO CALIANI38
3 INTRODUÇÃO38
3.1 Fluxo das informações contábeis da empresa39
3.2 Plano de Contas vigente na empresa40
3.3 Elaboração de um Plano de contas gerencial41
3.3.1 Plano de Contas Sugerido41
3.4 Benefícios da implantação do plano de contas gerencial48
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO53
CONCLUSÃO54
REFERENCIAS56
APÊNDICES58

CAPÍTULO I - IMPLANTACAO DO PLANO DE CONTAS GERENCIAL NO ANEXOS..........................................................................................................65

INTRODUÇÃO

O tema abordado no presente trabalho busca ferramentas adequadas para projetar e implementar uma estratégia eficiente de gestão, devido a um mercado cada vez mais competitivo, mutável e globalizado.

A monografia tem como objetivo demonstrar a importância da implantação de um plano de contas gerencial para o processo decisório da empresa Supermercado Caliani e seus benefícios, descrevendo como a contabilidade gerencial composta de um sistema de informação auxilia no processo de gestão com base nos relatórios gerencias.

Baseado no plano de contas gerencial, os relatórios gerenciais proporcionam uma melhor interpretação da estrutura econômica da empresa. Para a sua elaboração, é indispensável que se tenha conhecimento de suas atividades, do campo de ação e dos métodos de trabalho, com o propósito de atender, de maneira uniforme e sistematizada, os atos e fatos ocorridos na empresa.

A contabilização, de forma integrada com as áreas de custos, financeira e contábil, onde cada lançamento seja identificado, constituindo o sistema de informação contábil gerencial proporciona uma melhor visualização do setor a que se refere.

Com o propósito de demonstrar a elaboração e implantação do Plano de

Contas Gerencial, visando os benefícios trazidos à empresa, foi analisado o Plano de Contas já utilizado como suporte para o desenvolvimento do estudo.

Diante do que foi pesquisado e observado na empresa, questiona-se: De que forma a implantação de um plano de contas gerencial contribui para o processo decisório e para o crescimento empresarial da empresa Supermercado Caliani?

Como resposta ao questionamento, surgiu o seguinte pressuposto: A contabilidade gerencial dentro de uma empresa é de grande importância, porque ela possibilita uma melhor visualização através do plano de contas gerencial, fornecendo informações necessárias à gestão.

Para comprovar tal pressuposto, fez-se uma pesquisa de campo e usouse os seguintes métodos e técnicas: Estudo de Caso: ocorreu através de análise dos aspectos da empresa para a implantação de um plano de contas gerencial.

Métodos de Observação Sistemática: Foi observada e analisada a implantação do Plano de Contas Gerencial, visando os benefícios trazidos à empresa.

Método histórico: utilizado para observar e analisar o plano de contas que atualmente é utilizado pelo contador responsável da empresa Supermercado Caliani Getulina Ltda.

As técnicas utilizadas para obter informações foram as seguintes:

Roteiro de estudo de caso (Apêndice A) Roteiro de observação sistemática (Apêndice B) Roteiro Histórico (Apêndice C) Roteiro de entrevista para o proprietário da empresa (Apêndice D) Roteiro de entrevista para o contador responsável pela empresa

(Apêndice E)

Roteiro de entrevista para o responsável do setor de compras

(Apêndice F)

O trabalho apresenta três capítulos, distribuídos da seguinte maneira: Capítulo I – Relata o histórico da empresa, desde a sua fundação até os dias atuais e os departamentos que possuem.

Capítulo I – Conceitua a contabilidade e a contabilidade gerencial. Capítulo I- Aborda o desenvolvimento e a implantação do Plano de

Contas Gerencial.

Por fim, são apresentadas a proposta de intervenção e as conclusões do presente trabalho.

1.1 Evolução Histórica

1 HISTÓRICO

O Sr. José Carlos Caliani, ao longo da sua experiência profissional, durante 10 anos trabalhou como bancário, depois na Construtora Paulo Ribeiro, onde ocupava o cargo de gerente financeiro. Em 1991, resolveu ajudar seu pai, Frederico Caliani, a abrir uma mercearia, mas devido ao aumento das vendas, teve que abandonar o emprego para trabalhar com o pai no comércio.

A primeira firma constituída com capital próprio, tinha como razão social o nome José Carlos Caliani ME. No início, era localizada na rodoviária de Getulina, ocupando uma área de aproximadamente 100 m². Funcionava como bar e mercearia no sistema de balcão, onde pesavam os cereais. Com o tempo, o sistema de bar foi ficando inviável, dando preferência ao ramo alimentício. Após três anos e meio de atividade nesse endereço, o Sr. José Carlos resolveu ampliar o estabelecimento mudando para outro local, porque para atender a demanda, o estabelecimento era pequeno.

quarenta mil reais

Sabendo do potencial que a empresa havia adquirido no ano de 1994, o supermercado passou a atuar em novo local, em caráter de aluguel, no antigo cinema onde está até hoje, situado na Praça Nove de Julho nº. 37, na cidade de Getulina – SP, com uma área de aproximadamente 400 m². Para acomodarse nesta área, o proprietário teve que fazer algumas reformas, como: aterramento, troca de piso e mudanças na faixada da empresa. Toda modificação contou com injeção de capital próprio, atingindo o valor de

O depósito da empresa localiza-se na Rua Armando Salles de Oliveira, nº. 139, com uma área de aproximadamente 300 m², contendo apenas produtos não perecíveis.

Em 30 de janeiro de 1997, registrou-se a Sociedade perante a Junta

Comercial com a denominação de Supermercado Caliani Getulina Ltda., em que o Sr. José Carlos Caliani corresponde com 95% da empresa e a sua sócia e esposa, Rosely Aparecida Scalone Caliani, com 5%.

investir

Nos primeiros quatro anos, a empresa enfrentou obstáculos pela falta de capital de giro, tendo assim, que se manter sem lucros e capacidade de

Fonte: Supermercado Caliani Getulina Ltda, 2009. Figura 1: O Supermercado Caliani

1.2 Layout

O layout da empresa é estruturado com 4 corredores, sendo: o primeiro de cereias e bebidas, o segundo dividido em matinais, enlatados e doces, o terceiro dividido entre bazar, papelaria, utilidades domésticas e o quarto é dividido entre materiais de limpeza, higiene pessoal e perfumaria, somando em média 12 mil itens comercializados, sendo todos cadastrados e identificados por códigos de barras.

Figura 2: Gôndolas

Fonte: Supermercado Caliani Getulina Ltda, 2009.

Conta também com setores de frios e laticínios, como: resfriados e congelados, produtos de melhor procedência, marcas de prestígio na embalagem de revenda ou na embalagem institucional, carnes resfriada, como: bovinas, suínas, aves e peixes, mantidos em rigorosas condições de armazenamento e higiene.

Fonte: Supermercado Caliani Getulina Ltda, 2009. Figura 3: Frios e laticínios

1.3 Marketing

A publicidade da empresa é realizada na rádio Terra de Getulina, na rádio Alvorada de Lins, e nas edições especiais do Getulina Jornal, divulgando produtos e promoções em datas comemorativas , utilizam também sacolas e documentos personalizados pelo timbre da empresa, o mesmo é reconhecido pelas cores verde e vermelho.

Durante todo o período inicial, a empresa não contava com logotipo, só após a alteração da razão social para Supermercado Caliani, por volta do ano 2000, é que foi criado o logotipo e até o momento não houve nenhuma alteração.

Fonte: Supermercado Caliani Getulina Ltda, 2009. Figura 4: Logotipo

1.4 Atendimento

O Supermercado atende de segunda a sábado das 8h às 18h e aos domingos e feriados é aberto das 8h às 12h.

baixos, pela qualidade e pelo bom atendimento

Atualmente o Supermercado Caliani opera com 5 check–outs pelo sistema de frente de caixa Zeus manager-Zanthus, desenvolvido para melhor atender, com eficiência e rapidez. O Caliani é reconhecido por seus preços

1.5 Missão

Comercializar produtos e serviços no ramo mercadista com o melhor preço, gerando empregos, impostos, lucros e desenvolvimento. Oferecer à população de Getulina e região comodidade com entregas em domicílio sem

(Parte 1 de 4)

Comentários