resoluçao dos exercicios de Ingles-Volume 03

resoluçao dos exercicios de Ingles-Volume 03

Língua

Inglesa Volume 3

Bernoulli Resolve

Sumário - Inglês

Módulo A

3 Editora Bernoulli

MÓDULO – A 09

Future Tenses

Proposed Exercises

Questão 01 – Letra B

Comentário: A sentença apresentada expressa a ideia de previsão (It will snow heavily) de um acontecimento que ocorrerá em 2 dias (in two days' time).

Questão 02 – Letra A

Comentário: Além de formar o futuro simples, o auxiliar will é usado também para expressar uma ação voluntária; geralmente o utilizamos para responder a uma reclamação ou a um pedido de ajuda de alguém, como no diálogo apresentado na questão, em que o falante “A” reclama que está sentindo frio devido à baixa temperatura do ar condicionado.

Questão 03 – Letra B

Comentário: Na primeira lacuna, usamos o futuro simples, will, porque a sentença expressa uma promessa de que um novo produto “cairá no gosto” de moradores de cidades. Na segunda, o verbo é empregado no Simple Present porque trata-se de uma descrição das funções do produto. Por fim, na terceira lacuna, o verbo é novamente empregado no futuro com will, já que se trata de uma previsão.

Questão 04 – Letra D

Comentário: Prize é sujeito da voz passiva, portanto a melhor resposta é will be given.

Questão 05 – Letra B

Comentário: O uso do Future "going to" se aplica, visto que a pergunta se refere a um plano ou a uma intenção (ir ao cinema); o uso do modal could se aplica, pois a frase veicula uma ideia de possibilidade ou de permissão.

Questão 06 – Letra C

Comentário: O modal may adicionado ao advérbio soon representa ideia de possibilidade futura.

Enem Exercises

Questão 01 – Letra B Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 8

Comentário: Jimi Hendrix associa os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que o amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor, como se pode observar na tradução do texto: “When the power of love overcomes the love of power, the world will know Peace” – “Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz”.

Questão 02 – Letra A Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: Em sua visita, Obama tinha como principal objetivo fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos da América, o que se confirma principalmente no seguinte trecho: “Obama aimed to bolster the trade relationship between the United States and Brazil”.

Questão 03 – Letra B Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 8

Comentário: A crítica presente na tirinha direciona-se ao comportamento do marido, que consiste em não reconhecer o trabalho doméstico, sendo isso perceptível pelo fato de acreditar que a louça se lava e vai para o armário sozinha, ao dizer que há algo errado com a pia porque há 4 dias a quantidade de louça (suja) não diminui.

MÓDULO – A 10

Present Perfect and Past Perfect Tenses

Proposed Exercises

Questão 01 – Letra E Comentário: Since significa “desde” na oração dada.

Questão 02 – Letra B

Comentário: O uso do advérbio since evidencia que o tempo verbal a ser usado deve ser o Present Perfect.

Questão 03 – Letra A

Comentário: O tempo verbal a ser empregado nessa frase é o Present Perfect, em sua forma negativa. O uso do advérbio yet justifica tal uso.

Questão 04 – Letra D

Comentário: O uso do Present Perfect Continuous se justifica pela ideia de que a ação ainda está em progresso.

Questão 05 – Letra B

Comentário: O uso do Present Perfect Continuous se justifica pela ideia de que a ação ainda está em progresso.

Questão 06 – Letra B

Comentário: Has é necessário para completar a estrutura do tempo verbal Present Perfect, uma vez que o sujeito da frase é Mr. Smith, ou seja, terceira pessoa do singular.

4 Coleção Estudo

Questão 07 – Letra D

Comentário: O uso do Present Perfect Continuous se justifica pela ideia de que a ação ainda está em progresso.

Questão 08 – Letra C

Comentário: A sentença apresentada indica que há duas ações no passado por meio da conjunção before. O verbo que expressa a ação que ocorreu primeiro, no caso, será empregado no Past Perfect Continous (had been working), enquanto o verbo da segunda ação será empregado no Simple Past (got).

Questão 09 – Letra D

Comentário: A primeira lacuna do diálogo apresentado deve ser preenchida com o verbo empregado no Present Perfect, acompanhado do advérbio ever, pois, no caso, o falante expressa uma experiência única em sua vida (o fato de o hotel em que está hospedado ser o melhor em que já esteve). A segunda lacuna sugere o uso do verbo to be no Present Continous, enquanto a terceira sugere o verbo to be acompanhado de um adjetivo (to be pleased = happy or satisfied). A quarta lacuna deve ser completada com o verbo empregado no Simple Past porque há um tempo definido no passado (the last time). Na última lacuna, deve-se empregar o verbo no Present Perfect, já que se trata de uma ação que começou no passado (10 anos atrás) e continua no presente.

Questão 10 – Letra A

Comentário: A sentença apresentada indica que há duas ações no passado. A primeira ação que ocorreu deve ser empregada no Past Perfect (had done), enquanto a ação que ocorreu posteriormente deve ser empregada no Simple Past (thanked).

Enem Exercises

Questão 01 – Letra D Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: As palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal reforçar a ideia de que os jovens precisam não apenas de amor, mas também de firmeza, como se observa nos seguintes trechos: “But you do need [...] to be very tough” – “mas vocês precisam [...] ser muito firmes”; “British Prime Minister David Cameron, arguing that those involved in the recent riots in England need tough love [...]” – “Primeiro Ministro britânico argumentando que aqueles envolvidos nos recentes tumultos na Inglaterra precisam de um ‘amor firme’”.

Questão 02 – Letra E Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 6

Comentário: A licença Creative Commons dá direito a adaptação e distribuição do material mediante licença igual ou similar à especificada pelo autor ou licenciante, como se pode ler no seguinte trecho: “You are free to adapt the work under the following conditions: You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor”.

Questão 03 – Letra D Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 6

Comentário: Ao adaptar um trabalho com a licença Creative Commons, você deverá atribuir autoria da maneira especificada pelo autor ou licenciante (“attribute the work in the manner specified by the author or licensor”).

MÓDULO – A 1

Modal Verbs

Proposed Exercises

Questão 01 – Letra B Comentário: O modal should dá a ideia de conselho, advice.

Questão 02 – Letra C

Comentário: A frase deve ser completada com o modal must, uma vez que se trata de uma conclusão lógica.

Questão 03 – Letra E Comentário: O modal may indica possibilidade.

Questão 04 – Letra D Comentário: O modal ought é associado à preposição to.

Questão 05 – Letra A

Comentário: O modal mustn’t veicula a ideia de proibição na frase.

Questão 06 – Letra C

Comentário: O modal must veicula a ideia de conclusão lógica na frase.

Questão 07 – Letra E

Comentário: O modal must veicula a ideia de obrigação na frase.

Questão 08 – Letra C

Comentário: O modal mustn’t veicula a ideia de proibição na frase.

Questão 09 – Letra D

Comentário: O modal could veicula a ideia de habilidade na frase.

Questão 10 – Letra C

Comentário: O modal may veicula a ideia de possibilidade na frase.

Questão 1 – Letra D

Comentário: O semimodal needn’t veicula a ideia de ausência de necessidade na frase.

5 Editora Bernoulli

Questão 12 – Letra B

Comentário: Deve-se utilizar o modal ought to na frase para que seja veiculada à ideia de dever. Além disso, a palavra deve vir acompanhada da preposição to.

Questão 13 – Letra A

Comentário: O modal mustn’t veicula a ideia de proibição na frase.

Questão 14 – Letra C

Comentário: Deve-se utilizar o modal ought to na frase para que seja veiculada à ideia de dever. Além disso, a palavra deve vir acompanhada da preposição to.

Questão 15 – Letra C Comentário: O modal must veicula a ideia de obrigação na frase.

Questão 16 – Letra D

Comentário: As ideias veiculadas pelo modal could nas frases são, respectivamente: pedido formal, capacidade e possibilidade.

Questão 17 – Letra A

Comentário: O modal may veicula a ideia de possibilidade na frase.

Questão 18 – Letra E

Comentário: Ambos, o modal must e o semimodal have to, expressam a ideia de obrigação.

Questão 19 – Letra A

Comentário: O verbo que segue um modal verb deve sempre ser empregado no infinitivo sem a partícula to.

Questão 20 – Letra D

Comentário: O modal can, no trecho apresentado, expressa uma possibilidade de que as pessoas se sintam sozinhas mesmo quando rodeadas de amigos.

Questão 21 – Letra B

Comentário: A sentença da alternativa B indica obrigação / necessidade por causa do modal must.

Questão 2 – Letra E

Comentário: O modal can pode expressar a ideia de habilidade; no caso, indica a habilidade de nadar. O verbo have to, no caso, indica necessidade, e não obrigação, porque o falante diz que não será necessário nadar – “we won't have to [swim]” –, pois há um bote salva-vidas a bordo.

Questão 23 – Letra B

Comentário: O verbo que segue um modal verb deve sempre ser empregado no infinitivo sem a partícula to.

Questão 24 – Letra B

Comentário: O verbo que segue um modal verb deve sempre ser empregado no infinitivo sem a partícula to.

Questão 25 – Letra A

Comentário: A forma que não expressa a mesma ideia de obrigação do modal must na sentença apresentada é had better, já que essa expressão indica uma sugestão.

Enem Exercises

Questão 01 – Letra E Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 6

Comentário: De acordo com o texto, Van Gogh pintou seu autorretrato baseando-se em sua crítica sobre a própria beleza.

Questão 02 – Letra C Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: No cartum, discute-se a questão do bullying, afirmando-se que essa prática faz parte do cotidiano e deve ser discutida para que se tomem medidas.

Tradução: “O bullying é um problema que afeta a todos. Pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora e não é legal. Mas o bullying pode ser evitado. É apenas uma questão de se discutir o assunto e fazer algo a respeito”.

Questão 03 – Letra D Eixo Cognitivo: IV Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram, como dito na seguinte afirmação do texto: “Estamos particularmente interessados em como a felicidade das pessoas é afetada pelo seu ambiente local” – “We're particularly interested in how people's happiness is affected by their local environment”.

MÓDULO – A 12

Relative Pronouns

Proposed Exercises

Questão 01 – Letra B

Comentário: Apenas o pronome who pode ser usado na alternativa B, pois a frase está entre vírgulas.

6 Coleção Estudo

Questão 02 – Letra C

Comentário: "that public schools make their children criminals" é objeto direto do verbo say.

Questão 03 – Letra C

Comentário: Dentre as alternativas, apenas o pronome that pode ser utilizado na frase, pois se refere a objeto ou coisa e ocupa a posição de sujeito.

Questão 04 – Letra A

Comentário: Deve-se usar o pronome who, por se tratar de pessoa e porque a oração está entre vírgulas, o que impede o uso de that.

Questão 05 – Letra D

Comentário: O pronome relativo pode ser omitido, pois se refere a some of the boys, que é objeto direto da frase.

Questão 06 – Letra B

Comentário: O pronome relativo who se refere a uma pessoa. Na frase who told you that, who ocupa a função de sujeito.

Questão 07 – Letra C Comentário: O pronome who refere-se a student.

Questão 08 – Letra C

Comentário: O pronome whose refere-se ao livro, o qual pertence ao escritor.

Questão 09 – Letra E

Comentário: O pronome who refere-se ao aluno que perdeu seus livros. Who ocupa a função de sujeito da frase who lost his books.

Questão 10 – Letra D

Comentário: O pronome which refere-se ao disco de Milton Nascimento.

Questão 1 – Letra D

Comentário: O pronome who refere-se ao homem. Who ocupa a posição de sujeito na frase. Whom refere-se ao objeto da frase whom you talked with.

Questão 12 – Letra A

Comentário: A palavra gossip (fofoca) remete a uma “coisa”, por isso usamos which; o carro pertence ao Dr. Smith, por isso usamos whose; Jack refere-se à pessoa, por isso usamos who; usamos whom pois ele ocupa a posição de objeto na oração.

Questão 13 – Letra B

Comentário: O pronome that pode substituir which quando este não vier numa frase entre vírgulas.

Questão 14 – Letra A

Comentário: Whose refere-se à idade da mulher; which refere-se ao fato de Martin e Grace receberem um salário baixo; that refere-se ao “pior”; which refere-se a “carro”.

Questão 15 – Letra C

Comentário: O pronome whom substitui my uncle, que é objeto na oração.

Questão 16 – Letra B

Comentário: O pronome who é usado em ambas as frases, e substitui “pensadores” e “realistas”.

Questão 17 – Letra E

Comentário: O pronome who refere-se a boys; which refere-se a bombings.

Questão 18 – Letra A

Comentário: O pronome which pode ser omitido na frase, pois substitui o objeto direto the book.

Questão 19 – Letra A

Comentário: O pronome which pode ser omitido na frase, pois substitui o objeto direto the plate.

Enem Exercises

Questão 01 – Letra E Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 5

Comentário: As palavras que Bill Gates não quer que o leitor conheça se referem às empresas que levam vantagem para serem suas concorrentes – “two little-known companies have a huge head start.”

Questão 02 – Letra A Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 6

Comentário: A música reflete o momento em que o personagem costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

Questão 03 – Letra B Eixo Cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: A linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem: a informal e a culta. No primeiro quadro, o falante nativo utiliza uma linguagem informal, não se atentando para os erros gramaticais, enquanto, no segundo quadro, um imigrante, que não tem o Inglês como língua materna, corrige-o, indicando os erros. O nativo diz: “Não há como vocês todos estarem aqui se vocês não falam inglês realmente bem”. O imigrante responde: “Claro! Posso sugerir que você evite duplas negativas e não se esqueça de usar um advérbio!”.

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