resoluçao dos exercicios de Espanhol-Volume 03

resoluçao dos exercicios de Espanhol-Volume 03

(Parte 1 de 3)

Língua

Espanhola Volume 3

Bernoulli Resolve

Sumário - Espanhol

Módulo A

3 Editora Bernoulli

MÓDULO – A 09

El cuerpo humano

Ejercicio Práctico

Comentário: Para estabelecer a relação especialista – sintomas, o aluno deve seguir as seguintes pistas textuais:

1. Neumólogo – pista textual: pulmones 2. Neurocirujano – pista textual: cráneo 3. Cardiólogo – pista textual: corazón 4. Angiólogo – pista textual: venas 5. Otorrinolaringólogo – pista textual: nariz / oídos 6. Ortopedista – pista textual: rodilla / tobillo 7. Oftalmólogo – pista textual: ojos 8. Nefrólogo – pista textual: riñones 9. Odontólogo – pista textual: muelas 10. Pediatra – pista textual: bebé

Ejercicios Propuestos

Texto Fallece un niño de seis años por gripe aviar en Indonesia

Questão 01 – Letra B

Comentário: A alternativa correta é a B, pois o texto afirma que o país mais afetado do mundo quanto ao número de mortes, ou seja, a China, teve 81 óbitos.

Observação: a alternativa A é incorreta, pois a palavra “inocuo” significa inofensivo’ e essa não é uma característica do vírus.

Questão 02 – Letra C

Comentário: A palavra “más” que significa ‘mais’ em português indica ideia de quantidade / intensidade; a palavra “aún” significa ‘ainda’ e indica a ideia de tempo. Portanto, a alternativa C responde a questão.

Questão 03 – Letra D

Comentário: A passagem textual “la docena de virus que se conocen de la gripe aviar” define que mais de dez vírus são conhecidos, portanto, a resposta correta é D.

Observação: O aluno deve estar atento à diferença entre a diferença sutil da grafia das as expressões numéricas “docena” para indicar grupo de doze e “decena” para grupo de dez.

Questão 04 – Letra C

Comentário: Para solucionar essa questão, é necessário que o aluno conheça as expressões linguísticas “en cuanto”, cuja tradução seria ‘assim que’, ‘tão logo que’ e “llevados a cabo”, que se traduz como ‘finalizados’, ‘realizados’. Assim, a resposta correta será C – “al punto que” e “realizados”, respectivamente.

Tradução das alternativas: A) Enquanto – realizados B) Depois de – esquecidos C) No ponto em que – realizados D) O mais rápido – organizados

Questão 05 – Letra B

Comentário: O texto afirma que há em Sumatra uma endemia, o que não é sinónimo da palavra “endeblez” cujo significado é ‘fragilidade’, ‘fraqueza’. Portanto, a alternativa a ser assinalada como falsa é a B.

Sección Enem

Questão 01 – Letra D Eixo cognitivo: I Competência de área: 2 Habilidade: 5

Comentário: Para demonstrar que ‘fumantes engordam mais que não fumantes’ (alternativa D), o autor se vale de uma gradação, segundo a qual, as pessoas que deixam de fumar engordam mais, seguidas das que mantêm o hábito e, em último lugar, na escala dos que mais engordam, estariam os que nunca fumaram. A resposta à questão pode, ainda, ser confirmada quando o autor do texto conclui que “[...] lo mejor para mantener una vida saludable es no fumar nunca”, ou seja, ‘o melhor para manter uma vida saudável é não fumar nunca’.

Questão 02 – Letra B Eixo cognitivo: IV Competência de área: 2 Habilidade: 7

Comentário: O autor do texto se baseia nas ideias apresentadas na palestra cujo título antecipa ao leitor o tema que nela será abordado: o perigo potencialmente mortal que representa o uso de aparelhos informáticos implantados nas pessoas, já que estes podem apresentar defeitos. A intenção do autor é de emitir um alerta ao leitor quanto ao uso desses aparelhos, que podem falhar como já ocorreu em outras áreas de aplicação desses componentes. Desse modo, temos como resposta correta a letra B.

4 Coleção Estudo

MÓDULO – A 10

Las profesiones Ejercicio Práctico

Questão 01

Comentário: Para estabelecer a relação profissão / função, o aluno deve seguir as seguintes pistas textuais:

1. Periodista – pista textual: noticias 2. Costurera – pista textual: cuello 3. Maestro / profesor – pista textual: enseñar 4. Peluquero – pista textual: pelo 5. Veterinario – pista textual: perro 6. Abogado – pista textual: defender / juez 7. Mozo / camareiro - pista textual: restaurante 8. Sastre – pista textual: saco 9. Albañil – pista textual: muro 10. Basurero – pista textual: basura

Ejercicios Propuestos

Texto l Dedican a España la Bienal del Libro de Rio de Janeiro

Questão 01 – Letra C

Comentário: Tema da questão – conhecimentos linguísticos.

A) A alternativa A é incorreta, pois a expressão linguística al tiempo que indica uma ideia de simultaneidade, e não de oposição.

B) A alternativa B é incorreta, pois a expressão linguística al tiempo que indica uma ideia de simultaneidade, e não de posterioridade.

C) A alternativa C é a correta, pois a expressão linguística al tiempo que indica uma ideia de simultaneidade.

D) A alternativa D é incorreta, pois a expressão linguística al tiempo que indica uma ideia de simultaneidade, e não de anterioridade.

Observação: Al tiempo que significa ‘ao mesmo tempo que’.

Questão 02 – Letra D

Comentário: Tema da questão – interpretação de texto.

A) A alternativa A é incorreta, pois a Bienal não homenageia Cervantes, o escritor espanhol, e sim seu país, a Espanha.

B) A alternativa B é incorreta, pois a Bienal homenageia a Espanha, mas não por ser um país próximo ao Brasil.

C) A alternativa C é incorreta, pois a Bienal não homenageia a cidade maravilhosa. A Bienal que acontece na cidade maravilhosa homenageia a Espanha. Além disso, Don Quijote é um clássico personagem de Cervantes. Portanto, não procede a informação de que nasceu na cidade maravilhosa.

D) A alternativa D é a correta, pois a Bienal homenageia a

Espanha por vários motivos, segundo pode-se confirmar nas linhas 16 a 2 do texto: “[...] la elección de España se basó en varios aspectos: ‘Después de Portugal, es el país europeo que tiene más lazos con Brasil’. Rocco no se refería apenas a las grandes inversiones empresariales que los españoles están haciendo en Brasil, sino también a la creciente participación peninsular en el mercado editorial brasileño.”

Questão 03 – Letra C

Comentário: Tema da questão – interpretação de texto.

A) A alternativa A está de acordo com as ideias do texto e pode ser confirmada nas linhas 40 a 45: “Foro de debates: Espacio de discusión y análisis de cuestiones polémicas, con mesas redondas formadas por autores, editores, periodistas y personalidades. Café Literario: Grandes autores e intelectuales participan en charlas informales, tertulias abiertas al público, sobre los asuntos más variados.”

B) A alternativa B está de acordo com as ideias do texto e pode ser confirmada nas linhas 17 a 2: “ ‘Después de Portugal, es el país europeo que tiene más lazos con Brasil’. Rocco no se refería apenas a las grandes inversiones empresariales que los españoles están haciendo en Brasil, sino también a la reciente participación peninsular en el mercado editorial brasileño.”

C) A alternativa C, a ser assinalada, não está de acordo com o texto, pois a Bienal homenageia a Espanha por questões culturais, e não apenas por questões de necessidades mercadológicas.

D) A alternativa D está de acordo com as ideias do texto e pode ser confirmada nas linhas 23 a 26: “En 1999, se tradujeron al portugués 443 nuevos títulos de autores españoles. ‘Su público ha aumentado considerablemente’, recordó Roberto Feith [...]”

Questão 04 – Letra A

Comentário: Tema da questão – conhecimentos linguísticos.

A) A alternativa A é a correta, pois a palavra la se refere a un área.

B) A alternativa B é incorreta, pois a palavra la se refere a un área, e não a la editora.

C) A alternativa C é incorreta, pois a palavra la se refere a un área, e não a la lengua.

D) A alternativa D é incorreta, pois a palavra la se refere a un área, e não a el país de Don Quijote.

Observação: Para resolver esse exercício, o aluno deve reler o trecho que retoma as estruturas em questão, sempre voltando ao texto: “[...] un área en la que estarán representadas [...]”

Questão 05 – Letra B Comentário: Tema da questão – conhecimentos linguísticos.

A) A alternativa A é incorreta, pois a palavra inversiones significa, em português, ‘investimentos financeiros’, e não ‘compor obras literárias’.

B) A alternativa B é a correta, pois a palavra novelista significa, em português, ‘escritor de romances’, que, por sua vez, são textos narrativos.

C) A alternativa C é incorreta, pois a palavra galardonado significa, em português, ‘premiado’, e não ‘elegante’.

D) A alternativa D é incorreta, pois a palavra periodista significa, em português, ‘jornalista’, e não ‘jornaleiro’.

Observação: O enunciado desse exercício pode confundir o aluno: pede-se a correta entre as alternativas. Na alternativa D, faz-se necessário o conhecimento linguístico do falso cognato jornalero, que significa ‘diarista’, e não ‘jornalista’.

5 Editora Bernoulli

Questão 06 – Letra C Comentário: Tema da questão – conhecimentos linguísticos.

A) A alternativa A está incorreta, pois o artigo indefinido de área volta a ser feminino no plural.

B) A alternativa B é incorreta, pois não existe em espanhol a palavra uns.

C) A alternativa C, é a correta, pois, no plural, o artigo un, antes de substantivos femininos iniciados por ‘a’ tônico, volta a ser feminino.

D) A alternativa D é incorreta, pois não se usa artigo singular antes de substantivo no plural.

Texto I “El éxito y el fracaso son hermanos gemelos”

Questão 01 – Soma = 18 Comentário:

(01) Incorreta, pois José Luis Montes não é apresentado no texto como um esportista, mas como um empresário de sucesso.

camino hacia la felicidady es más parte de ello,

(02) Correta, pois na conclusão da entrevista o empresário afirma que “fracasar es parte del aprendizaje, de ese incluso, que el éxito.”

(04) Incorreta, pois, segundo o texto, José Luis Montes não teve dificuldades para superar a derrota e superou o fracasso, como descrito no trecho “Fracasar me ha enseñado a fijar bien los objetivos, a planificar mejor su consecución, a ser más fuerte porque entrenas el músculo del levantarse cuando caes y no cuando alcanzas las cimas, y fracasar me ha enseñado también lo que me falta para tener el éxito.”

(08) Incorreta, inclusive descreve seu conceito de felicidade

“Yo pienso que la felicidad es vivir de acuerdo con nuestro ser interior, con nosotros mismos, ser mejor personas cada día”.

(16) Correta, pois a concepção de felicidade de José Luis

Montes inclui a felicidade alheia, como se pode confirmar na passagem “Yo pienso que la felicidad es [...] ser mejor personas cada día y que todo eso nos lleve a hacer felices a los demás.”

(32) Incorreta, já que em sua opinião fazer outras pessoas felizes promove também a própria felicidade.

Questão 2 – Soma = 53 Comentário:

(01) Correta, a expressão linguística “golpe de timón” indica uma mudança de rumo, já que timón significa o ‘timão’ do navio, instrumento que define o rumo da embarcação.

Observação: cambio = mudança

(02) Incorreta, pois estar / viver um momento de sucesso não implica necessariamente cultivar a vaidade e o luxo.

Observação: vanidad = vaidade / lujo = luxo

(04) Correta, pois “estamparse de bruces” significa ‘bater de cara’.

(08) Incorreta, já que “mieles” denota a ideia de ‘delícias’ do sucesso, e não excessos necessariamente.

Miel = mel / éxito = sucesso

(16) Correta, já que o contexto permite interpretar “regalado” como “provocado, causado”.

Observação: regalado = presenteado

(32) Correta, pois a expressão “cima” significa ‘alto’, ‘topo’, ‘auge’.

(64) Incorreta, pois o autor do texto utilizou-se dessa expressão para estabelecer a ideia de adição e não de lugar.

Questão 03 – Soma = 21 Comentário:

(01) Correta, pois “empresário de éxito” concorda em gênero – masculino, e número – singular com “instalado”.

(02) Incorreta, “tras” é uma expressão que possui valor temporal – “após”, e não espacial, como atrás.

(04) Correta, já que, analisando-se a estrutura da oração “De las múltiples enseñanzas que parece haberle regalado el fracaso”, teremos “el fracasso” como sujeito e o pronome “le” desempenhando função de objeto, referindo-se ao entrevistado José Luis Montes.

(08) Incorreta, o demonstrativo “aquel” se refere a ‘espejo’ e não ao entrevistado.

(16) Correta, pois o demonstrativo neutro “eso” se refere a uma ideia citada anteriormente, nesse caso ao fato de “conocerme mejor”.

(32) Incorreta, já que a conjunção “aunque” estabelece uma relação subordinada de valor concessivo e não temporal.

Texto I Lo mejor de cada jefe

Questão 01 – Letra D

Comentário: A resposta pode ser confirmada pelo trecho em que se lê: “En el trabajo no se quiere um jefe chistoso, prepotente o autoritário, sino um professional dialogante y respetuoso”.

Tradução das alternativas:

A) abertos e pouco exigentes B) engraçados e tolerantes C) faladores e competitivos D) respeitosos e dialogantes

Questão 02 – Letra C

Comentário: A resposta para esta questão encontra-se na conclusão do texto, em que se afirma “El perfil del incompetente se completa com cualidades como la de no comunicar com claridade a sus empleados, no escuchar, no motivar a los equipos y contradecirse com frecuencia”.

Questão 03 – Letra C

Comentário: A única alternativa em que o pronome em negrito não se refere aos empregados é a C “se estresa con frecuencia ante la mala gestión que (el jefe) hace de su tempo”. Na frase, o pronome possessivo se refere ao chefe.

Questão 04 – Letra D

Comentário: A conjunção de valor aditivo “además de” tem como sinônimo “y también”, expressão de igual valor.

Tradução das alternativas:

A) em troca de C) desde que / sempre que B) uma vez que D) e também

6 Coleção Estudo

Questão 05 – Letra B

Comentário: Para a interpretação correta da estrutura devese levar em conta o sujeito implícito da oração – “ideas que (los emplesdos) puedan aportar”. Assim fica mais claro que o sujeito – “los empleados” – “pueden presentar ideas” (ou seja, apresentar ideias).

Observação: a alternativa D é escolhida pela maioria dos alunos, já que estes costumam interpretar equivocadamente “ideas” como sujeito de ‘surgir’ (ideas que puedan surgir).

Sección Enem

Questão 01 – Letra C Eixo cognitivo: I

Competência de área: 2 Habilidade: 8

Comentário: Observe-se que o enunciado aponta para o motivo da “desumanização” dos profissionais, ao questionar sobre em que fato incide esse processo, ou seja, o que causa esse processo.

Tradução das alternativas:

A) As empresas preferem mão de obra experiente. B) As multinacionais procuram trabalhadores recém formados. C) O mercado exige profissionais padronizados. D) Os profissionais buscam conhecimentos técnicos. E) A economia gera cada vez mais empregos.

Questão 02 – Letra D Eixo cognitivo: I

Competência de área: 2 Habilidade: 5

Comentário: Antes de responder a essa questão, o aluno deve necessariamente voltar ao quadro indicado pelo enunciado e observá-lo atentamente, tanto em seu aspecto verbal, quanto no aspecto não verbal.

A) A alternativa A é incorreta, pois o personagem usa camisa e gravata, vestimenta mais adequada para um executivo ou profissional com nível de instrução mais elevado.

B) A alternativa B é incorreta, pois presume-se que nesse momento de sua formação o personagem já possui os conhecimentos necessários para a função de chefe. Por outro lado o uso de roupa social não retrata, necessariamente, tal função.

C) A alternativa C é incorreta, pois o personagem nitidamente teve seu perfil modificado pelas demandas do mercado de trabalho ao longo do curso.

(Parte 1 de 3)

Comentários