Qual a importancia da usinagem

Qual a importancia da usinagem

Sumário

  • Introdução

  • Conceito Indústria

  • Conceito Usinagem

  • Aplicação

  • Classificação

  • Fabricação de Peças

  • Conclusão

  • Referências Bibliográficas

Introdução

Usinagem é o processo de fabricação que confere formato, dimensão e acabamento da superfície de uma peça, removendo-se o material excedente ou sobremetal.

Pré-história compreende o período que vai desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, sendo subdividida em:

Idade da Pedra Lascada (Paleolítico-Machado de Pedra Lascada)

Idade da Pedra Polida (Neolítico-Foice de osso)

Idade dos Metais (Pontas de armas)

Observe que a usinagem evoluiu juntamente com o homem, sendo usada como parâmetro de subdivisão de um período.

Surge o Princípio da Fabricação

No Período Paleolítico, as facas, pontas de lanças e machados eram fabricados com lascas de grandes pedras. No Período Neolítico, os artefatos eram obtidos com o desgaste e polimento da pedra (Princípio da Retificação).

Surge o Conhecimento de Novos Materiais

O Homem passa a usar metais na fabricação de ferramentas e armas no fim da pré-história. Os primeiros metais a serem conhecidos foram o cobre e o ouro, e em escala menor, o estanho. O ferro foi o último metal que o homem passou a utilizar na fabricação de seus instrumentos.

Conceito de Indústria

Podemos definir a indústria como qualquer atividade humana, que com auxílio do trabalho, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias. Podemos dividir a indústria em:

1. Extrativa

  • A indústria extrativa retira a matéria-prima da natureza para ser utilizada em outras indústrias. Existem dois tipos principais desse tipo de indústria: a indústria extrativa vegetal e a indústria extrativa mineral. A indústria que extrai o petróleo é um exemplo de indústria extrativa.

Conceito de Indústria

Podemos definir a indústria como qualquer atividade humana, que com auxílio do trabalho, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias. Podemos dividir a indústria em:

2. De transformação

  • São as indústrias que produzem alimentos, roupas e todos os produtos que são consumidos no nosso dia-a-dia (indústrias de bens de consumo). E que fazem a primeira transformação da matéria-prima para ser utilizada em outras indústrias

Conceito de Usinagem:

Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas.

É muito comum em todo o mundo, indo desde a fabricação de peças para automóveis até o processo da cópia de uma chave, por exemplo.

por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir da um bloco sólido da matéria-prima.

Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais.

Atualmente está presente em várias categorias de indústrias, como a naval, aeroespacial, eletrônica, eletrodomésticos ,

mecânica envolve o uso de equipamentos e máquinas dentro da indústria metálica, como: furadeiras, tornos (a mais antiga ferramenta/máquina que o homem criou), fresadoras, retificadoras e etc.

Aplicação na Indústria

A usinagem compreende o processo de desbaste mecânico que visa dar forma a uma peça, normalmente metálica e que compõe a matéria-prima, significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.

Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros. A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.

Classificação de Usinagem:

Os processos de usinagem mais Classificados são:- Usinagem com Ferramenta de Geométrica Definida

Torneamento Fresamento Furação

Classificação de Usinagem:

Os processos de usinagem mais Classificados são:- Usinagem com Ferramenta de Geométrica Definida

Alargamento Brochamento Rosqueamento

Fabricação de Peças

De qualquer forma, a partir de um bloco de material metálico. As operações de usinagem podem ser classificadas em: torneamento, fresamento, aplainamento, furação, mandrilamento, serramento, brochamento e roscamento, entre outros.

A Importância da Usinagem na Indústria

Para sobreviver dentro da economia com concorrência global, as empresas fabricantes de peças industriais precisam ter capacidade para reagir a curto prazo e com preços competitivos aos desejos dos clientes. É obrigatório saber fabricar diversos produtos. E um dos principais aspectos de gestão estratégica da indústria atual é sua relação com a usinagem e o meio ambiente.

A indústria de manufatura vem realizando grandes esforços com o objetivo de reduzir a utilização de fluidos de corte nos processos de usinagem. Aspectos econômicos, ambientais e relativos à saúde dos trabalhadores justificam essa preocupação. Os processos de usinagem de fresamento e furação. Uma alternativa importante à ausência total de fluidos de corte (usinagem a seco) é a utilização de mínimas quantidades de lubrificante (MQL), técnica que vem apresentando resultados satisfatórios em diversas aplicações. Este trabalho apresenta um estudo das tendências da utilização de fluidos de corte nos processos de usinagem, bem como alguns resultados de ensaios experimentais da aplicação dessas tendências em operações de fresamento e furação.

Conclusão

Ambos os processos têm suas aplicações e importância dentro das suas limitações de funções, no entanto são notáveis algumas vantagens do comando numérico aplicado às operações de usinagem, como a possibilidade de produção em larga escala, a melhor precisão dimensional conseguida, a velocidade com que alguns materiais podem ser usinados superando outros processos, além disso, a variedade de materiais que podem ser submetidos a essas operações de usinagem. Outro ponto positivo da usinagem programável consiste em ser aplicável a grandes repetições de operações, sem grandes intervenções humanas o que diminui os erros, retrabalho e desperdício.

Além disso, pode-se analisar como a variação do avanço, num processo de acabamento, influi na rugosidade de uma peça.

Por fim, pode-se ressaltar a importância de um bom projeto de um processo de usinagem, garantindo produtividade, gerando cavacos que não influenciem de maneira negativa no processo e obtendo-se o acabamento superficial desejado para a peça.

Referências Bibliográficas

Divisão de Recursos Didáticos, processos mecânicos de usinagem. Brasil, SENAI,1998

Prof. Dr. Eng. Rodrigo Lima Stoeterau, Usinagem com ferramentas de geometria definida. Brasil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

http://www.colegioweb.com.br Acessado 19/01/2016

http://www.infopedia.pt Acessado 19/01/2016

www.exatadez.com.br Acessado 21/01/2016

Comentários