Volume II. Arte Naval_2 - ap?ndices - VI a xix

Volume II. Arte Naval_2 - ap?ndices - VI a xix

ARTE NAVAL862

1 – Medida de pedras preciosas.

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0,155 sq.in.

10,764 sq.in. 15,5 sq.in.

1 pol. = 2,540 cm.

ARTE NAVAL864

1 jarda = 0,914 m.

sorteMs adageloPs éPs adraJs açarBs orteMs adageloPs éPs adraJs açarB

1 m = 3’ 3”.

ARTE NAVAL866

1 km = 0,539 milha.

ARTE NAVAL868 sóN ónedsomicéD

Exemplos: (a) Um navio que tem a velocidade de 21,7 nós percorre 1,16 metros por segundo; (b) A velocidade de 7,92 metros por segundo corresponde a 15,4 nós.

ASREV-ECIVESODARGÍTNECSUARGMETIEHNERHAFSUARGEDOÃSREVNOC sodargítneC=CtiehnerhaF=F

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Fórmulas: C = ––– (F – 32)F = ––– C + 32

ARTE NAVAL870 arutaiverbAs êlgnimeodacifingiS sêugutropmeodacifingiS

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1 – Milha náutica – É o comprimento do arco de 1 minuto do perímetro médio do globo terrestre. Como a Terra não é rigorosamente esférica, seu valor varia conforme seja adotada a medida no meridiano ou no equador. Na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar adotou-se o valor de 1.852 metros para a milha náutica.

2 – Amarra – É uma unidade tradicionalmente usada a bordo para avaliar as distâncias no mar. Provém das amarras dos navios antigos, mas não tem qualquer relação com as amarras atuais dos navios. É aproximadamente igual a 1/10 da milha náutica.

3 – Potência Cavalo Vapor (Horsepower – HP) é o trabalho executado por um peso de 3.0 libras-pés de trabalho executado em 1 minuto = 1 libra que se move de 3.0 pés em 1 minuto = 550 libras movidas de 1 pé em 1 segundo.

Potência indicada (Indicated Horsepower – IHP) é a potência desenvolvida nos cilindros de um motor. É medida por um aparelho indicador de pressão durante o passeio do êmbolo, nas máquinas alternativas.

Potência no eixo (Shaft Horsepower – SHP) é a potência desenvolvida no eixo do motor. É cerca de 90% da IHP. É praticamente igual à potência no freio (Brake horsepower – BHP) e é medida por um freio mecânico.

Potência efetiva (Effective Horsepower) é a potência real despendida em mover o casco do navio através a água. É a potência final que propulsiona o navio após as perdas no motor, no eixo e no hélice. Pode ser medida, por exemplo, num cabo de reboque.

ARTE NAVAL872 ARTE NAVAL872

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