TELECURSO 2000 Mecânica - 22. cotagem de elementos

TELECURSO 2000 Mecânica - 22. cotagem de elementos

IntroduçªoCotagem de elementos Na aula anterior vocŒ estudou algumas re- gras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas bÆsicas da peça. Mas, só com essas cotas, nªo Ø possível produzir peças que tenham elementos.

Nesta aula, vocŒ aprenderÆ a cotar elementos das peças. Veja, a seguir, alguns tipos de peças com elementos que vocŒ estudarÆ.

elemento

AULA22

Nos modelos e peças com elementos, alØm de indicar as cotas bÆsicas, Ø necessÆrio indicar, tambØm, as cotas de tamanho e de localizaçªo dos elementos.

As cotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanho referem-se às medidas do elemento, necessÆrias à execuçªo da peça.

As cotas de localizaçªocotas de localizaçªocotas de localizaçªocotas de localizaçªocotas de localizaçªo indicam a posiçªo do elemento na peça, ou a posiçªo do elemento em relaçªo a outro, tomado como referŒncia.

Primeiro vocŒ vai saber como sªo definidas as cotas de tamanho. Em seguida conhecerÆ as cotas de localizaçªo.

Cotagem de rebaixo Observe o modelo representado abaixo (modelo de plÆstico n” 1).

Este modelo tem um elemento: o rebaixo. Para cotar o rebaixo, necessitamos de duas cotas: a do comprimento e a da profundidade ou altura. As fotos abaixo mostram como sªo tomadas essas medidas.

Medida do comprimento do rebaixo: 36 m

Medida da profundidade do rebaixo: 9 m

Nossa aula

AULA22

A vista onde essas duas cotas sªo melhor representadas Ø a vista frontal. VocŒ reparou que a largura do rebaixo coincide com a largura da peça? Por isso nªo hÆ necessidade de repetir esta cota para completar a idØia do tamanho do rebaixo. Veja como fica o modelo com as cotas bÆsicas e as cotas do elemento.

Neste exemplo nªo hÆ necessidade de marcar cotas de localizaçªo do rebaixo porque a posiçªo deste elemento estÆ determinada pelos limites da própria peça.

Cotagem de rasgo Observe o modelo representado a seguir (modelo de plÆstico n” 32).

Este modelo tem um rasgo central passante transversal. Para executar a peça, alØm das medidas bÆsicas, precisamos das medidas do tamanho do rasgo. Duas cotas sªo necessÆrias para dimensionar o rasgo: a cota do comprimento e a cota da profundidade ou altura.

AULA22

As fotos mostram como sªo tomadas as medidas do comprimento e da profundidade do rasgo.

Medida do comprimento do rasgo: 20 m

Medida da profundidade do rasgo: 7 m

O rasgo atravessa completamente a peça no sentido transversal. A largura do rasgo, portanto, coincide com a largura da peça. Agora faça o que Ø pedido.

Verificando o entendimento

Observe as ilustraçıes anteriores e transfira as cotas do rasgo para as linhas de cota correspondentes, na vista frontal.

AULA22

Veja se vocŒ colocou as cotas do rasgo corretamente e aproveite para ver o dimensionamento completo do modelo, com a indicaçªo das cotas bÆsicas.

Pronto! Agora vocŒ jÆ tem todas as cotas necessÆrias para a execuçªo da peça. VocŒ observou a linha de simetria? Ela aparece na vista frontal e na vista superior indicando que o modelo Ø simØtrico. Quando o modelo Ø simØtrico, as cotas de localizaçªo tornam-se dispensÆveis.

Veja como fica a cotagem do mesmo modelo semsemsemsemsem a indicaçªo da linha de simetria. Neste caso, Ø necessÆrio indicar a localizaçªolocalizaçªolocalizaçªolocalizaçªolocalizaçªo do elemento.

A cota 2020202020, ao lado da cota do comprimento do rasgo, indica a localizaçªo localizaçªo localizaçªo localizaçªo localizaçªo do elemento, isto Ø, a distância do elemento em relaçªo à face direita da peça, tomada como referŒncia.

Cotagem de furo Analise o modelo representado abaixo (modelo de plÆstico n” 35).

AULA22

Note que o furo nªonªonªonªonªo Ø centralizado. Neste caso, alØm das cotas que indicam o tamanho do furo, necessitamos tambØm das cotas de localizaçªo. A vista onde o furo aparece com maior clareza Ø a vista frontal. Esta serÆ, portanto, a vista escolhida para cotagem do elemento.

O tamanho do furo Ø determinado por duas cotas: altura= 16mm, comprimento= 16mm. Veja como estas cotas aparecem dispostas na vista frontal.

Muito bem! Agora veja como fica o desenho tØcnico do modelo com furo quadrado passante, com as cotas bÆsicas e as cotas de tamanho e de localizaçªo do elemento.

AULA22

Em alguns casos, a cotagem da peça pode ser feita por meio das cotas de tamanho ououououou das cotas de localizaçªo. Veja um exemplo. Observe o modelo prismÆtico com rebaixo, a seguir.

Agora, veja duas maneiras diferentes de cotar o mesmo modelo.

meio de cotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanho (7 e 18)No desenho da direita o rebaixo aparece

No desenho da esquerda, o rebaixo aparece dimensionado diretamente, diretamente, diretamente, diretamente, diretamente, por dimensionado indiretamenteindiretamenteindiretamenteindiretamenteindiretamente, pois sªo indicadas apenas suas cotas de localiza-cotas de localiza-cotas de localiza-cotas de localiza-cotas de localizaçªo çªo çªo çªo çªo (5 e 10).

Cotagem de peças com mais de um elemento Quando a peça apresenta mais de um elemento, duas situaçıes sªo possíveis: os elementos sªo iguaisiguaisiguaisiguaisiguais ou os elementos sªo diferentesdiferentesdiferentesdiferentesdiferentes. No primeiro caso, nªonªonªonªonªo Ø necessÆrio cotar todos os elementos. Quando a peça tem elementos diferentes todos todos todos todos todos devem ser adequadamente cotados de modo a possibilitar sua execuçªo.

Primeiro vocŒ vai acompanhar um exemplo de cotagem de modelo com dois elementos iguais. Para começar, analise o modelo apresentado a seguir (modelo de plÆstico n” 4). Trata-se de um modelo prismÆtico simØtrico, com dois rebaixos laterais. Os rebaixos sªo definidos com a retirada de dois prismas retangulares.

AULA22

Uma vez que o modelo Ø simØtrico, duas cotas sªo suficientes para dimensionar o rebaixo: do comprimento e da altura ou profundidade. Veja as linhas de cota do rebaixo; indicadas na perspectiva e ao lado, nas vistas ortogrÆ- ficas.

Para completar o dimensionamento do modelo, basta indicar as cotas bÆsicas: comprimento= 50mm, altura= 32mm e largura= 16mm.

Por fim, veja o modelo cotado, com todas as medidas necessÆrias à sua execuçªo.

Acompanhe agora a cotagem do modelo representado a seguir (modelo de plÆstico n” 1). Este modelo tem dois rebaixos diferentes.

AULA22

Como os dois elementos sªo diferentes, Ø necessÆrio colocar as cotas de tamanho de cada um dos rebaixos. Observe as linhas de cota que indicam as dimensıes dos rebaixos, na perspectiva, e, ao lado, as cotas indicadas nas vistas ortogrÆficas.

O dimensionamento completo do desenho, com cotas bÆsicas e de elementos, Ø mostrado a seguir.

Verificando o entendimento

a)a)a)a)a) comprimento:b) b) b) b) b) altura: ........ c) c) c) c) c) largura: ........

Analisando o desenho tØcnico anterior, resolva o exercício a seguir. Escreva, nas linhas pontilhadas, as cotas pedidas: Cotas bÆsicas: Cotas de tamanho do rebaixo da esquerda

d)d)d)d)d), ........... e ...........

Cotas de tamanho do rebaixo da direita e)e)e)e)e) ........., ........... e ...........

AULA22

Veja se vocŒ acertou. As cotas bÆsicas sªo: a)a)a)a)a) comprimento: cinqüenta e quatro; b)b)b)b)b) altura: trinta e dois; c)c)c)c)c) largura: vinte. As cotas de tamanho do rebaixo esquerdo sªo: d)d)d)d)d) dezoito, vinte, vinte e um. As cotas de tamanho do rebaixo direito sªo: e)e)e)e)e) dezoito, dez e vinte.

Para finalizar, acompanhe a cotagem de um modelo com trŒs elementos: dois rasgos diferentes e um furo passante. Este desenho corresponde ao modelo de plÆstico n” 15.

A vista onde os rasgos aparecem melhor representados Ø a vista frontal. Por isso, a cotagem dos rasgos serÆ feita na vista frontal.

Para dimensionar cada um dos rasgos, na vista frontal, necessitamos de duas cotas: uma cota de comprimento e outra de profundidade.

A localizaçªo dos rasgos fica definida pela linha de simetria. Veja as cotas de tamanho dos rasgos indicadas na vista frontal.

O outro elemento a ser dimensionado Ø o furo, que aparece melhor representado na vista superior. Para dimensionar o furo basta indicar a cota do seu diâmetro. O dimensionamento da peça fica completo com a indicaçªo das cotas bÆsicas.

AULA 2

Verifique se vocŒ Ø capaz de interpretarinterpretarinterpretarinterpretarinterpretar todas as cotas deste desenho. Resolva o próximo exercício.

Verificando o entendimento

a)a)a)a)a)Qual a cota do comprimento do modelo? R:
b)b)b)b)b)Em que vista foi indicada a cota da largura do modelo? R:
c)c)c)c)c)Escreva as cotas da profundidade do rasgo superior :; do rasgo
inferior
d)d)d)d)d)Quais as cotas que definem o tamanho do furo? R:e ..........
e)e)e)e)e)A cota da altura da peça Ø:
f)f)f)f)f)O comprimento do rasgo superior Ø: 45 m ( )5 m ( ) 32 m ( )

Analise o desenho anterior e responda:

Veja agora as respostas corretas: a)a)a)a)a) A cota do comprimento do modelo Ø cinqüenta e cinco; b)b)b)b)b) a largura do modelo aparece indicada na lateral; c)c)c)c)c) a profundidade do rasgo superior Ø oito milímetros e a profundidade do rasgo inferior Ø cinco milímetros; d)d)d)d)d) as cotas que definem o tamanho do furo sªo: oito e dezessete. A cota 17 resulta da subtraçªo da profundidade do rasgo inferior (5) e da profundidade do rasgo superior (8) da altura da peça (30), ou seja: 17 = 30

- (5 + 8) ; e) a cota da altura da peça Ø trinta; f)f)f)f)f) o comprimento do rasgo superior Ø trinta e dois milímetros.

Cotagem de peças com elementos angulares VocŒ jÆ sabe que o chanfro Ø um elemento oblíquo. Muitas peças apresentam partes chanfradas. As partes chanfradas servem para quebrar os cantos vivos.

AULA22

No desenho tØcnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: por cotas lineares e por cotas lineares e angulares.

lCotas linearesCotas linearesCotas linearesCotas linearesCotas lineares sªo aquelas que vocŒ viu atØ aqui. Elas referem-se a medidas de extensªo.

lCotas angularesCotas angularesCotas angularesCotas angularesCotas angulares sªo aquelas que indicam medidas de aberturas de ângulos. Veja, a seguir, a cotagem de um chanfro apenas por cotas lineares.

Veja a outra forma de cotagem do chanfro, utilizando cotas lineares e cotas angulares. Neste exemplo os dois chanfros sªo diferentes, portanto cada um deles deve ser cotado separadamente.

Observe primeiro o chanfro da esquerda. O tamanho deste chanfro ficou

AULA22Tente vocŒ! Verificando o entendimento

No desenho anterior, analise o chanfro da direita e responda:

R.:
b)b)b)b)b) Qual a cota que indica o comprimento do chanfro? R.:
R.:

a)a)a)a)a) Quais as cotas que definem o tamanho do chanfro? c)c)c)c)c) Qual a cota que indica a abertura do ângulo do chanfro?

VocŒ deve ter respondido: a)a)a)a)a) as cotas que dimensionam o chanfro da direita sªo oito, trinta graus e sete; b)b)b)b)b) a cota que indica o comprimento do chanfro Ø oito; c)c)c)c)c) a cota que indica a abertura do ângulo do chanfro Ø trinta graus.

Quando o ângulo do chanfro Ø de 45° 45° 45° 45° 45° sua cotagem pode ser feita como mostram as ilustraçıes abaixo.

Certas peças possuem outros tipos de elementos angulares. Veja alguns exemplos.

A cotagem destes elementos tambØm Ø feita por meio de cotas angulares e de cotas lineares. Analise um exemplo.

AULA22

As cotas: 50, 25 e 28 sªo as cotas bÆsicas da peça. Veja mais um exemplo. Observe a perspectiva de outra peça com elementos angulares e ao lado suas vistas ortogrÆficas cotadas.

Acompanhe a interpretaçªo da cotagem da peça e de seus elementos angulares: las cotas bÆsicas dessa peça sªo: 3(comprimento), 18(largura) e 15(altura); las aberturas dos ângulos dos elementos angulares sªo: 135° e 45°; lo tamanho do elemento angular da esquerda Ø definido pelas cotas: 135°, 4 e 18; lo tamanho do elemento angular da direita Ø 45°, 4 e 18 m. lo tamanho do rasgo passante Ø: 20 m, 18 m e 4 m;

AULA22 la cota 5 indica a localizaçªo do rasgo passante em relaçªo à lateral direita da peça; la espiga redonda mede 5 m de altura e seu diâmetro Ø de 10 m; lo furo redondo mede 5 m de diâmetro, 1 m de altura e Ø passante.

A cotagem de elementos angulares tambØm Ø normalizada pela ABNT. De acordo com a norma NBR 10126/1987 sªo aceitÆveis as duas formas para indicar as cotas na cotagem angular. Compare as duas alternativas, a seguir.

Cabe à pessoa que executa o desenho escolher a forma que melhor se adapte às características da peça.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Analise o desenho tØcnico e responda à pergunta que vem a seguir.

R

Quais as cotas que dimensionam o furo nªo passante? Exercícios

AULA22

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Analise a perspectiva e escreva, nas linhas de cota do desenho tØcnico, apenasapenasapenasapenasapenas as cotas que definem o tamanho do elemento.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Analise o desenho tØcnico e assinale com um X a afirmaçªo correta.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Escreva nos quadrinhos correspondentes:

a)a)a)a)a)para aqueles que indicam as cotas bÆsicas; b)b)b)b)b)para aqueles que indicam o tamanho do elemento; c)c)c)c)c)para aqueles que indicam a localizaçªo do elemento.

AULA22

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Escreva V no início das frases verdadeiras e F no início das falsas.

a)a)a)a)a)( )Quando o desenho tØcnico apresenta linha de simetria nªo Ø necessÆrio indicar as cotas de localizaçªo do elemento.

b)b)b)b)b)( )Quando a peça tem elementos Ø dispensÆvel indicar as cotas bÆsicas. c)c)c)c)c)( )Só hÆ uma maneira correta de dispor as cotas no desenho tØcnico. d)d)d)d)d)( )As cotas de localizaçªo definem a posiçªo que o elemento ocupa na peça.

Analise os dois conjuntos de vistas ortogrÆficas e assinale com um X o conjunto em que o rebaixo aparece dimensionado indiretamente, por cotas de localizaçªo.

b)b)b)b)b)( )( )( )( )( )

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Escreva nas linhas de cota das vistas ortogrÆficas as cotas indicadas na perspectiva do modelo.

AULA22

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8

Escreva nas linhas de cota da perspectiva as cotas indicadas nas vistas ortogrÆficas da peça.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Analise as vistas ortogrÆficas abaixo (modelo de plÆstico n” 16). Depois, complete as frases corretamente.

a)a)a)a)a)As cotas bÆsicas deste modelo sªo: comprimento:,
largura:e altura: .................................
b)b)b)b)b)As cotas do rebaixo aparecem indicadas na vistae as
cotas do rasgo e do furo aparecem indicadas na vista
c)c)c)c)c) O comprimento do rebaixo Øm e a profundidade do rebaixo Ø
m.
d)d)d)d)d)O tamanho do rasgo Ø definido pelas cotas:
Ølongitudinalmente.
f)f)f)f)f)O diâmetro do furo Øm.

e)e)e)e)e)Nªo Ø necessÆrio indicar as cotas de localizaçªo do rasgo porque o modelo g)g)g)g)g)A cota 1616161616 Ø uma cota de .................... do furo.

AULA22

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10

Analise a vista ortogrÆfica representada e complete as frases, nas linhas indicadas, escrevendo as alternativas corretas.

a)a)a)a)a)A cotagem do chanfro foi feita por meio de cotas: ( )lineares ( )lineares e angulares b)b)b)b)b)O tamanho do chanfro estÆ indicado pelas cotas : ( ) 2727272727, 10 10 10 10 10 e 4 4 4 4 4; ( ) 8, 10 10 10 10 10 e 4.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Analise a vista ortogrÆfica e escreva C se a frase estiver certa e E se a frase estiver errada.

c)c)c)c)c)( )A cota que indica a abertura do ângulo do chanfro Ø 30° 30° 30° 30° 30° .

a)a)a)a)a)( ) A cotagem do chanfro foi feita por cotas lineares e angulares; b)b)b)b)b)( ) A cota que indica o comprimento do chanfro Ø 1818181818;

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12

Analise o desenho em perspectiva e escreva nas vistas ortogrÆficas as cotas que dimensionam o chanfro.

AULA22

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13

Analise as vistas ortogrÆficas e escreva, na perspectiva, as cotas do elemento angular.

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14 Analise as vistas ortogrÆficas e complete as frases.

a)a)a)a)a)A cota que indica a abertura dos ângulos dos elementos angulares Ø
b)b)b)b)b)As cotas que indicam o tamanho deste elemento angular sªo, ....., .....

e .....

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