TELECURSO 2000 Mecânica - 25. supress?o de vistas em pe?as compostas

TELECURSO 2000 Mecânica - 25. supress?o de vistas em pe?as compostas

(Parte 1 de 2)

IntroduçªoAs peças cilíndricas, ou que contŒm partes cilíndricas, tambØm podem ser representadas com supressªo de uma ou duas vistas, desde que se utilizem alguns símbolos adequados. Analise a projeçªo de uma peça cilíndrica, em 3 vistas.

Observe que a vista frontal e a vista superior sªo iguais. Sendo assim, uma delas pode ser suprimida. Como a vista frontal deve permanecer no desenho tØcnico porque Ø a vista principal, a vista superior serÆ suprimida.

Examinando as vistas: frontal e lateral, devidamente cotadas, podemos imaginar a forma e o tamanho da peça representada. Observando apenas a vista frontal Ø impossível saber se a peça tem a forma prismÆtica, cilíndrica ou outra qualquer.

Mas, quando observamos a vista lateral esquerda, que tem a forma circular, concluímos que a peça só pode ser cilíndrica. A representaçªo em vista œnica, de peças cilíndricas, Ø possível desde que se utilize a simbologia adequada, que vocŒ conhecerÆ a seguir.

Supressªo de vistas em peças compostas

AULA25Símbolo indicativo de diâmetro Na representaçªo da peça cilíndrica em vista œnica Ø necessÆrio transmitir a idØia da forma da peça. Para mostrar a forma circular do perfil de peças cilíndricas, utiliza-se o símbolo indicativo do diâmetro, que Ø representado como segue: Ø.Ø.Ø.Ø.Ø. Este símbolo Ø colocado ao lado esquerdo da cota que indica o diâmetro da peça. Veja.

A vista representada Ø a vista frontal. Nesse desenho, o sinal indicativo de diâmetro aparece junto à cota 30. Com essa indicaçªo, a interpretaçªo da peça pode ser feita normalmente.

Peças cilíndricas com elementos tambØm podem ser representadas com vista œnica. Analise um exemplo, a seguir. Mas, antes, observe bem a peça correspondente: uma peça cilíndrica com espiga redonda e furo passante, representada em perspectiva e em duas vistas.

Verificando o entendimento Observe a vista frontal representada abaixo e complete os espaços em branco com as cotas solicitadas.

a) a) a) a) a) comprimento da peça:;
b) b) b) b) b) comprimento da espiga:;
c)c)c)c)c) comprimento do furo:;
d)d)d)d)d) diâmetro do corpo da peça:;
e) e) e) e) e) diâmetro da espiga:;

f) f) f) f) f) diâmetro do furo passante:........................

AULA25

Confira suas respostas: a)a)a)a)a) o comprimento da peça Ø 40 m; b)b)b)b)b) o comprimento da espiga Ø 8 m; o comprimento do furo Ø o mesmo da peça, ou seja, 40 m; d)d)d)d)d) o diâmetro da peça Ø 25 m; e)e)e)e)e) o diâmetro da espiga Ø 15 m; f)f)f)f)f) o diâmetro do furo passante Ø 9 m.

Peças cilíndricas podem conter elementos quadrados. O símbolo indicativo de quadrado vocŒ jÆ conhece. Entªo, vocŒ tem condiçıes de analisar o próximo modelo: uma peça cilíndrica com espiga quadrada.

Verificando o entendimento Verificando o entendimento Verificando o entendimento Verificando o entendimento Verificando o entendimento Analise a vista ortogrÆfica representada e responda às questıes que seguem:

neste desenho? R.:
neste desenho? R.:

a)a)a)a)a)Que vista estÆ representada b)b)b)b)b)Quantas vistas foram suprimidas

da peça? R.:
refere a cota Ø 25? R.:
a cota ¤ 12? R.:

c)c)c)c)c)Qual o comprimento d)d)d)d)d)A que dimensªo se e)e)e)e)e)A que dimensªo se refere

da espiga? R

f)f)f)f)f)Qual a cota do comprimento

Vamos às respostas: a)a)a)a)a) a vista representada neste desenho Ø a vista frontal; b)b)b)b)b) duas vistas foram suprimidas; c)c)c)c)c) o comprimento da peça Ø 30 m; d)d)d)d)d) a cota Ø25 refere-se ao diâmetro do corpo da peça; e)e)e)e)e) a cota ¤ 12 refere-se à largura e a altura da espiga quadrada; f)f)f)f)f) o comprimento da espiga Ø 6 m.

Supressªo de vistas em peças cônicas Observe a perspectiva de uma peça cônica e, ao lado, seu desenho tØcnico.

AULA25

Como vocŒ deve ter observado, a vista frontal e a vista lateral esquerda sªo iguais. Uma delas, no caso a vista lateral esquerda, pode ser suprimida.

Mas, as peças cônicas tambØm podem ser representadas com vista œnica. Para isso, devemos usar o símbolo indicativo de diâmetro.

As peças cônicas com elementos tambØm podem ser representadas com supressªo de vistas. Acompanhe alguns exemplos para tirar suas próprias conclusıes.

Observe a próxima peça. Ela Ø cônica com uma espiga redonda. Depois resolva o exercício proposto.

Verificando o entendimento Escreva, nas linhas de cota do desenho em vista œnica, todas as cotas da peça em perspectiva.

AULA25 Compare seu desenho com o desenho abaixo. Veja se vocΠacertou tudo!

Peças cônicas tambØm podem apresentar elementos quadrados. Veja um exemplo.

Utilizando todos os símbolos que vocŒ jÆ conhece Ø perfeitamente possível representar essa peça com vista œnica. Veja, a seguir.

Medidas da peça:Medidas da peça:Medidas da peça:Medidas da peça:Medidas da peça: comprimento da peça: 40 m; diâmetro maior da peça: 30 m; comprimento da parte cônica: 28 m; diâmetro da superfície truncada: 18 m; comprimento da espiga: 12 m; largura e altura da espiga: 10 m. As duas linhas estreitas cruzadas em diagonal indicam que as superfícies da espiga sªo planas.

Supressªo de vistas em peças com forma composta

Vamos chamar de peças com forma composta aquelas peças que apresentam combinaçıes de vÆrias formas, como por exemplo: prismÆtica, cilíndrica, cônica, piramidal etc. As peças com forma composta tambØm podem ser representadas com supressªo de uma ou de duas vistas. Veja, a seguir, a perspectiva de uma peça com forma composta, ou seja, com forma prismÆtica e cilíndrica e, ao lado, seu desenho tØcnico em duas vistas.

AULA 25

As vistas representadas sªo: vista frontal e vista lateral esquerda. A vista superior foi suprimida por ser semelhante à vista frontal.

VocŒ observou que esta peça tem uma parte prismÆtica e trŒs partes cilíndricas, que sªo as espigas A, B e C. Veja as medidas da peça: comprimento, largura e altura da peça: 82 m, 50 m, 62 m; comprimento da parte prismÆtica: 54 m; largura e altura da parte prismÆtica: 50 m; diâmetro e altura da espiga A: 4 m e 12 m; altura e diâmetro do furo nªo passante: 20 m e 30 m; comprimento e diâmetro das espigas B e C: 14 m e 40 m; comprimento e diâmetro do furo passante: 82 m e 26 m. No desenho tØcnico desta peça, com vista œnica, todas essas informaçıes aparecem concentradas na vista frontal. O corte parcial ajuda a visualizar a forma e o tamanho do furo nªo passante superior.

Veja, a seguir, mais um exemplo de peça com forma composta, nesse caso com formas: prismÆtica, piramidal e cônica. AlØm disso, a peça tem um furo quadrado nªo passante e tambØm um furo redondo nªo passante interrompido.

AULA 25

Abaixo vocŒ tem a representaçªo desta peça em duas vistas.

Verificando o entendimento Observe o desenho tØcnico com duas vistas, acima, e escreva as cotas correspondentes no desenho tØcnico da mesma peça, com vista œnica, abaixo.

AULA25

Analise atentamente o desenho tØcnico abaixo e certifique-se de que vocŒ indicou todas as cotas corretamente.

Ao fazer o œltimo exercício, vocŒ deve ter relacionado as cotas com as medidas da peça, como segue: comprimento, largura e altura da peça: 56 m, 26 m e 40 m; comprimento e largura da parte prismÆtica: 26 m; altura da parte prismÆtica: 24 m; comprimento e largura da parte piramidal: 26 m; altura da parte piramidal: 16 m; comprimento e largura da superfície truncada da parte piramidal: 18 m; comprimento e largura do furo quadrado: 12 m profundidade do furo quadrado: 35 m; comprimento das partes cônicas: 15 m; diâmetro maior das partes cônicas: 19 m; diâmetro da superfície truncada da parte cônica: 12 m; localizaçªo das partes cônicas: 12 m; diâmetro do furo redondo: 6 m.

Representaçªo com supressªo de vistas em corteRepresentaçªo com supressªo de vistas em corteRepresentaçªo com supressªo de vistas em corteRepresentaçªo com supressªo de vistas em corteRepresentaçªo com supressªo de vistas em corte

Agora vocŒ vai estudar a representaçªo com supressªo de vistas em desenhos tØcnicos com cortes. Veja, a seguir, a perspectiva em corte total de uma peça cilíndrica com espiga e furo passante redondo e, ao lado, duas vistas ortogrÆficas.

AULA25

A vista frontal aparece representada em corte total. Examinando a vista lateral esquerda deduzimos a forma circular da peça, da espiga e do furo. Esta peça, em corte, tambØm pode ser representada com vista œnica. Veja.

Com a supressªo da vista lateral esquerda foi necessÆrio indicar a forma circular da peça na vista frontal.

VocŒ notou que o nome do corte, que estava na vista frontal, desapareceu do desenho tØcnico com vista œnica? Isso porque a vista que trazia a indicaçªo do plano de corte foi suprimida.

O próximo exercício apresenta uma peça em corte total representada em vista œnica. Tente resolvŒ-lo sozinho. Estude o desenho cuidadosamente e depois responda às questıes propostas.

Verificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimento Analise o desenho tØcnico e responda às questıes.

a)a)a)a)a) Que vistas foram suprimidas neste desenho? R.:;
b)b)b)b)b) Qual a forma da peça representada? R.:;
c)c)c)c)c) Quais as cotas bÆsicas deste desenho? R.:;
d) Qual a cota que indica o diâmetro do furo passante? R.:;
e)e)e)e)e) A que se refere a cota ØØØØØ18? R.:
f)f)f)f)f) Qual a profundidade do furo rebaixado? R.:

g) g) g) g) g) Qual das perspectivas abaixo corresponde ao desenho tØcnico? (Assinale com um X)

a)a)a)a)a)( )b) b) b) b) b) ( )

c) c) c) c) c) ( )

AULA25

E agora, vamos às respostas corretas: a)a)a)a)a) neste desenho foram suprimidas as vistas: lateral esquerda e superior; b)b)b)b)b) a peça representada tem a forma prismÆtica; c)c)c)c)c) as cotas bÆsicas deste desenho sªo: 28, 28 e 12; d)d)d)d)d) a cota que indica o diâmetro do furo passante Ø 10; e)e)e)e)e) a cota ØØØØØ18 refere-se ao diâmetro do furo rebaixado; f)f)f)f)f) a profundidade do furo rebaixado Ø 5 m; g)g)g)g)g) a perspectiva que corresponde ao desenho tØcnico Ø a c. Assim, vocŒ interpretou as formas e o tamanho de uma peça representada em corte, com supressªo de vistas. VocŒ viu que usando o símbolo indicativo de quadrado foi possível deduzir a forma da peça e identificar a cota de duas dimensıes: comprimento e largura. VocŒ percebeu, tambØm, que por meio de uma œnica vista, a vista frontal, foi possível transmitir todas as informaçıes importantes sobre a peça.

Supressªo de vistas em peças simØtricas

A seguir vocŒ vai aprender a interpretar a cotagem de desenhos tØcnicos com supressªo de vistas em representaçªo com meio corte e com vistas parciais.

Representaçªo com supressªo de vistas em meio corte A peça cilíndrica, a seguir, Ø simØtrica longitudinal e transversalmente.

Nªo hÆ necessidade de representar a vista superior porque ela Ø semelhante à vista frontal. A vista frontal, representada em meio corte, mostra a aparŒncia externa e os elementos internos da peça. A vista lateral esquerda mostra a forma circular da peça e das espigas.

Podemos representar esta mesma peça com vista œnica transferindo as cotas dos diâmetros da peça e do furo passante para a vista frontal.

AULA25

VocŒ notou que a linha de cota da cota Ø14 aparece incompleta? Isso ocorre porque essa cota refere-se a um elemento interno, que tem uma parte oculta. Quando parte do elemento estÆ oculta, a linha de cota nªo Ø desenhada completa. Ela apenas ultrapassa um pouco a linha de simetria, de modo a permitir a inscriçªo clara do valor numØrico.

Agora leia as medidas da peça: comprimento e diâmetro da peça: 30 m e 26 m; comprimento e diâmetro das espigas: 5 m e 20 m; comprimento e diâmetro do furo passante: 30 m e 14 m. Quando o desenho tØcnico em corte Ø representado com vista œnica Ø absolutamente necessÆrio usar os símbolos indicativos de quadrado e de diâmetro, para dar a idØia da forma da peça com apenas uma vista.

Supressªo de vistas em peças com vistas parciais Na aula 20, vocŒ aprendeu a interpretar a forma de peças representadas por meia-vista e por quarta parte de vista. Agora vocŒ vai aprender a ler as cotas que indicam as dimensıes inteiras das peças representadas apenas parcialmente. Observe a peça representada em perspectiva, a seguir.

Essa peça pode ser representada de vÆrias maneiras, no desenho tØcnico. A forma de cotagem varia em cada caso. Analise cada uma das possibilidades, a seguir.

AULA 25

É possível, ainda, representar esta mesma peça em vista œnica e obter todas as informaçıes que interessam para a sua interpretaçªo.

Acompanhe a leitura das cotas da peça, observando esse œltimo desenho: comprimento, largura e altura da peça: 26 m, 26 m e 12 m; diâmetro e altura da parte superior: 20 m e 8 m; comprimento, largura e altura do furo quadrado: 10 m, 10 m e 12 m.

Representaçıes com vista œnica em vistas parciais O próximo exemplo serve para ilustrar a cotagem de peças representadas em meia-vista.

Neste caso, o desenho tØcnico pode ser representado sem corte ou com corte. Compare as duas possibilidades.

AULA25

Repare que as linhas de cota ultrapassam um pouco a linha de simetria. Essas linhas de cota apresentam apenas uma seta. A parte que atravessa a linha de simetria nªo apresenta seta.

Embora a peça esteja apenas parcialmente representada, as cotas referem-se às dimensıes da peça inteira.

Assim, a cota Ø 12Ø 12Ø 12Ø 12Ø 12 indica o diâmetro do corpo da peça. A cota Ø 6Ø 6Ø 6Ø 6Ø 6 indica o diâmetro do furo passante e a cota Ø 20Ø 20Ø 20Ø 20Ø 20 indica o diâmetro do flange. As outras cotas: 1818181818 e 1414141414 referem-se respectivamente, ao comprimento da peça e ao comprimento do corpo da peça.

Para finalizar o assunto, veja como fica o desenho tØcnico com supressªo de vistas de uma peça representada em quarta-parte de vista. Primeiro, observe a peça. Trata-se de um disco com furos, simØtrico longitudinal e transversalmente.

Agora, analise a peça representada atravØs de quarta-parte de vista e acompanhe a leitura das cotas.

cota que indica a distância dos furos menores opostos Ø 2626262626O diâmetro dos

O diâmetro da peça Ø 40 m40 m40 m40 m40 m. O diâmetro do furo central Ø 12 m12 m12 m12 m12 m. A 6 furos menores Ø 4 m4 m4 m4 m4 m. A espessura da peça, indicada pela abreviatura ESP 1ESP 1ESP 1ESP 1ESP 1, Ø 1 m1 m1 m1 m1 m.

As duas linhas de simetria aparecem identificadas pelos dois traços paralelos nas extremidades.

Lembre-se que as representaçıes atravØs de vistas parciais mostram apenas partespartespartespartespartes de um todotodotodotodotodo, mas as cotas indicadas nessas vistas referem-se às dimensıes do todo.

AULA25

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Analise o desenho tØcnico e escreva as medidas pedidas nas linhas indicadas.

a)a)a)a)a)comprimento da peça:;
b)b)b)b)b)diâmetro da peça:;
c)c)c)c)c)comprimento da espiga:;
d)d)d)d)d)diâmetro da espiga:

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Analise o desenho tØcnico e responda às perguntas que vŒm a seguir.

a)a)a)a)a)Qual a forma do corpo da peça representada? R.:;
b)b)b)b)b)Qual a forma da seçªo da espiga? R;
c)c)c)c)c)Qual a forma do furo passante? R.:

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Escreva na perspectiva da peça as cotas do desenho tØcnico.

Exercícios ESC 1:1

AULA25

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Escreva, no desenho tØcnico da peça, as cotas da perspectiva.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Analise o desenho tØcnico e complete as frases, nas linhas indicadas, escrevendo as alternativas corretas.

a)a)a)a)a) A peça representada neste desenho tØcnico tem forma
truncada sªo:e ...............

cilíndrica cônica b)b)b)b)b)As cotas que indicam o diâmetro maior da peça e o diâmetro da parte 35 e 28 28 e 18

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Escreva na perspectiva da peça as cotas do desenho tØcnico.

AULA25

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Em um dos desenhos tØcnicos abaixo estÆ faltando o símbolo indicativo de superfície plana. Assinale com X o desenho incompleto e represente o símbolo no local apropriado.

b)b)b)b)b) ( )

c) c) c) c) c) ( )

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Analise o desenho tØcnico e escreva as cotas pedidas nas linhas indicadas.

a)a)a)a)a) comprimento da peça:;
b)b)b)b)b)largura e altura da peça:;
c)c)c)c)c)comprimento da parte piramidal:;
d)d)d)d)d)largura e altura da parte piramidal:;
e)e)e)e)e)largura e altura da superfície truncada:;
f)f)f)f)f)comprimento da parte prismÆtica:;

g)g)g)g)g)largura e altura da parte prismÆtica:.........................

AULA25

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Analise o desenho tØcnico e faça um X nas cotas que respondem corretamente às perguntas.

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