TELECURSO 2000 Mecânica - 13. corte composto

TELECURSO 2000 Mecânica - 13. corte composto

AULA 13

Corte composto

Certos tipos de peças, como as representadas abaixo, por apresentarem seus elementos internos fora de alinhamento, precisam de outra maneira de se imaginar o corte.

O tipo de corte usado para mostrar elementos internos fora de alinhamento

Ø o corte composto, tambØm conhecido como corte em desvio. Nesta aula, vocŒ aprenderÆ a representar, em corte composto, peças semelhantes às que foram mostradas.

Corte composto por planos paralelos

Imagine o primeiro modelo (Fig. A) sendo secionado por um plano de corte longitudinal vertical que atravessa o furo retangular e veja como fica sua representaçªo ortogrÆfica:

Nossa aula

Introduçªo

13 A U L A

Fig. AFig. AFig. AFig. AFig. AFig. BFig. BFig. BFig. BFig. BFig. CFig. CFig. CFig. CFig. C

AULA13

VocŒ deve ter observado que o modelo foi secionado por um plano que deixou visível o furo retangular.furo retangular.furo retangular.furo retangular.furo retangular. Os furos redondos, entretanto, nªo podem ser observados.

Para poder analisar os furos redondos, vocŒ terÆ de imaginar um outro plano de corte, paralelo ao anterior. Veja, a seguir, o modelo secionado pelo plano longitudinal vertical que atravessa os furos redondos e, ao lado, sua representaçªo ortogrÆfica.

Em desenho tØcnico existe um modo de representar estes cortes reunidos: Ø o corte compostocorte compostocorte compostocorte compostocorte composto, ou em desvioem desvioem desvioem desvioem desvio.

O corte composto torna possível analisar todos os elementos internos do modelo ou peça, ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o corte composto permite representar, numa mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vista, elementos situados em diferentesdiferentesdiferentesdiferentesdiferentes planos de corte.

VocŒ deve imaginar o plano de corte desviadodesviadodesviadodesviadodesviado de direçªo, para atingir todos os elementos da peça.

A vista frontalvista frontalvista frontalvista frontalvista frontal, representada em corte, neste exemplo, mostra todos os elementos como se eles estivessem no mesmo plano.

Se vocŒ observar a vista frontal, isoladamente, nªo serÆ possível identificar os locais por onde passaram os planos de corte. Nesse caso, vocŒ deve examinar a vista onde Ø representada a indicaçªo do plano de corte.

Observe abaixo que o corte Ø indicado pela linha traço e ponto na vista superior. Os traços sªo largoslargoslargoslargoslargos nas extremidades e quando indicam mudanças de direçªo dos planos de corte. O nome do corte Ø indicado por duas letras maiœsculas, representadas nas extremidades da linha traço e ponto. As setas indicam a direçªo em que o observador imaginou o corte.

AULA 13

Observe novamente o modelo da Fig.B, que tambØm apresenta elementos internos nªo alinhados. Para analisar os elementos internos desse modelo, vocŒ deverÆ imaginar um corte composto.

a)a)a)a)a)a vista representada em corte Ø a, porque o observador
imaginou o corte vendo o modelo de;
b)b)b)b)b)a indicaçªo dos planos de corte estÆ representada na vista;
c)c)c)c)c)o nome deste corte Ø;
d)d)d)d)d) este corte Ø composto porplanos........................;
e)e)e)e)e)as setas ao lado das letras A, na vista superior, indicam;
f)f)f)f)f)o corte composto Ø tambØm chamado de, porque a

Verificando o entendimento Analise o desenho tØcnico anterior e complete as frases: linha de corte foi desviada para atingir os diferentes elementos do modelo.

VocŒ deve ter respondido: a)a)a)a)a) vista frontal, frente; b) b) b) b) b) superior; c) c) c) c) c) Corte A; d)d)d)d)d) dois , paralelos; e)e)e)e)e) a direçªo de onde o observador imaginou o corte; f)f)f)f)f) corte em desvio.

Neste caso tambØm nªo foi representada a vista lateral. Daqui para frente vocŒ encontrarÆ outras situaçıes que em apenas duas vistas serªo suficientes para representar as peças ou modelos.

AULA13Corte composto por mais de dois planos de corte paralelos Este tipo de corte se aplica nos modelos ou peças em que o plano de corte tem de se desviar mais de uma vez mais de uma vez mais de uma vez mais de uma vez mais de uma vez para atingir todos os elementos que interessa mostrar.

Veja novamente o modelo da Fig.C: tem um furo rebaixado, um furoum furo rebaixado, um furoum furo rebaixado, um furoum furo rebaixado, um furoum furo rebaixado, um furo passante e um rasgo arredondado. passante e um rasgo arredondado. passante e um rasgo arredondado. passante e um rasgo arredondado. passante e um rasgo arredondado. Observe que sªo necessÆrios trŒstrŒstrŒstrŒstrŒs planos de corte paralelos para atingir os elementos desalinhados.

Como o corte foi imaginado de frente, a vista representada em corte Ø a vista frontal. A indicaçªo dos planos de corte Ø representada na vista superior.

Analise a perspectiva em corte e as vistas representadas com aplicaçªo e indicaçªo de corte composto. Observe que na vista frontal todos os elementos sªo visíveis, embora na realidade estejam em diferentes planos, como mostra a vista superior.

Agora, resolva o próximo exercício.

AULA13

Verificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimentoVerificando o entendimento Analise as vistas representadas abaixo e complete as afirmaçıes nos espaços indicados.

a)a)a)a)a)A vista representada em corte Ø a
b)b)b)b)b)A vista onde estªo indicados os planos de corte Ø a
c)c)c)c)c)Este corte Ø composto porplanos........................... .
d)d)d)d)d)O observador imaginou o corte vendo o modelo de
e)e)e)e)e)O nome deste corte Ø
f)f)f)f)f)As setas com a letra A indicam aem que o

observador imaginou o corte.

atingidas pelo corte.

g)g)g)g)g)Os espaços hachurados, na vista lateral esquerda, representam as partes

VocŒ deve ter completado as frases da seguinte maneira: a)a)a)a)a) vista lateral esquerda; b)b)b)b)b) vista frontal; c)c)c)c)c) trŒs; paralelos; d)d)d)d)d) lado; e)e)e)e)e) corte A; f)f)f)f)f) direçªo; g)g)g)g)g) maciças.

A ilustraçªo a seguir mostra os trŒs planos que cortam a peça.

AULA13Corte composto por planos concorrentes Agora vocΠvai conhecer uma outra forma de imaginar cortes compostos.

Observe o flangeflangeflangeflangeflange com trŒs furos passantes, representada a seguir.

Se vocŒ imaginar o flange atingido por um œnico plano de corte, apenas um dos furos ficarÆ visível. Para mostrar outro furo, vocŒ terÆ de imaginar o flange atingido por dois planos concorrentes, planos concorrentes, planos concorrentes, planos concorrentes, planos concorrentes, isto Ø, dois planos que se cruzam ( P1 e P2 ).

Neste exemplo, a vista que deve ser representada em corte Ø a vista frontal, porque o observador estÆ imaginando o corte de frentede frentede frentede frentede frente.

Para representar os elementos, na vista frontal, em verdadeira grandezaverdadeira grandezaverdadeira grandezaverdadeira grandezaverdadeira grandeza, vocŒ deve imaginar que um dos planos de corte sofreu um movimento de rotaçªo, de modo a coincidir com o outro plano.

Veja como ficam as vistas ortogrÆficas: vista frontal e vista superior, após a rotaçªo do elemento e a aplicaçªo do corte.

AULA 13

Na vista frontal, todos os elementos sªo visíveis e aparentam estar no mesmo plano. Note que, na vista superior, os elementos sªo representados semsemsemsemsem rotaçªo, na sua posiçªo real. Nesta vista fica bem visível que este corte Ø composto por dois planos concorrentesdois planos concorrentesdois planos concorrentesdois planos concorrentesdois planos concorrentes.

Tente interpretar vocŒ mesmo um outro exemplo de desenho tØcnico, com aplicaçªo de corte composto por planos concorrentes.

Verificando o entendimento Analise a perspectiva com a indicaçªo de corte por planos concorrentes e assinale com um X as vistas ortogrÆficas correspondentes.

b()c ( )

Confira a resposta e acompanhe a justificativa. A alternativa correta Ø a c, porque o corte foi imaginado vendo-se o modelo de lado. lado. lado. lado. lado. Assim, a vista representada em corte só poderia ser a lateral esquerdalateral esquerdalateral esquerdalateral esquerdalateral esquerda. A indicaçªo do plano de corte foi representada na vista frontalvista frontalvista frontalvista frontalvista frontal. Uma vez que na vista em corte houve rotaçªo de elemento, dois rasgos foram representados. Para ter uma idØia completa deste modelo, Ø necessÆrio examinar as duas vistas, representadas anteriormente.

AULA13Corte composto por planos sucessivos Veja mais um tipo de corte composto. A próxima ilustraçªo mostra um joelhojoelhojoelhojoelhojoelho, que Ø uma peça usada para unir canalizaçıes.

Para poder analisar os elementos internos desta peça, vocŒ deverÆ imaginar vÆrios planos de corte seguidos ( P1, P2, P3 ).

O corte foi imaginado observando-se a peça de frentefrentefrentefrentefrente. Por isso, a vista representada em corte Ø a vista frontalvista frontalvista frontalvista frontalvista frontal. Observe as vistas ortogrÆficas: vista frontal e vista superior. Na vista frontal, as partes maciças atingidas pelo corte sªo hachuradas. Na vista superior, os planos de corte sucessivosos planos de corte sucessivosos planos de corte sucessivosos planos de corte sucessivosos planos de corte sucessivos sªo representados pela linha de corte.

A linha traço e ponto, que indica o local por onde passam os planos de corte,

Ø formada por traços largos nas extremidades e no encontro de dois planos sucessivos. VocŒ deve ter observado que foram utilizados trŒs planos de cortetrŒs planos de cortetrŒs planos de cortetrŒs planos de cortetrŒs planos de corte sucessivossucessivossucessivossucessivossucessivos.

Sªo raras as peças em que se pode imaginar a aplicaçªo deste tipo de corte.

Entretanto, Ø bom que vocŒ esteja preparado para interpretar cortes compostos por mais de dois planos sucessivos quando eles aparecerem no desenho tØcnico.

AULA13

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Analise as perspectivas e escreva, na linha ao lado de cada desenho, o tipo de corte composto imaginado em cada caso.

a)a)a)a)a)
b)b)b)b)b)
c)c)c)c)c)

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Analise as vistas ortogrÆficas e escreva na linha ao lado de cada desenho o tipo de corte composto imaginado em cada caso.

a)a)a)a)a)
b)b)b)b)b)
c)c)c)c)c)

Exercícios

AULA13

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Analise as vistas ortogrÆficas e resolva as questıes que vŒm a seguir.

a)a)a)a)a)O corte aplicado nestas vistas ortogrÆficas Ø formado por planos
b)b)b)b)b)O corte composto reuniucortes em um só corte.
c)c)c)c)c)A vista representada em corte Ø a
d)d)d)d)d)A indicaçªo do plano de corte estÆ representada na vista

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Analise as perspectivas e represente, nas vistas ortogrÆficas correspondentes, as partes maciças atingidas pelos cortes.

b)b)b)b)b) c)c)c)c)c)

AULA13

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Analise as perspectivas com indicaçªo dos locais por onde passam os planos de corte e faça, nas vistas ortogrÆficas, o que Ø pedido. a)a)a)a)a)Represente a indicaçªo dos planos de corte. b)b)b)b)b)Hachure as partes maciças atingidas pelos cortes. c)c)c)c)c)Escreva o nome do corte, no local apropriado.

b)b)b)b)b) c)c)c)c)c)

Comentários