TELECURSO 2000 Mecânica - 14. meio-corte

TELECURSO 2000 Mecânica - 14. meio-corte

Introduçªo Meio-corte

Nossa aula

HÆ tipos de peças ou modelos em que Ø possível imaginar em corte apenas uma parte, enquanto que a outra parte permanece visível em seu aspecto exterior. Este tipo de corte Ø o meio-cortemeio-cortemeio-cortemeio-cortemeio-corte.

O meio-corte Ø aplicado em apenas metademetademetademetademetade da extensªo da peça. Somente em peças ou modelos simØtricossimØtricossimØtricossimØtricossimØtricos longitudinal e transversalmente,

Ø que podemos imaginar o meio-corte.

Nesta aula, vocŒ aprenderÆ a interpretar peças representadas com meiocorte.

Modelos simØtricos longitudinal e transversalmente

Observe o modelo a seguir, representado em perspectiva. Em seguida, imagine este modelo dividido ao meio por um plano horizontal e depois, dividido por um plano vertical.

VocŒ reparou que, nos dois casosnos dois casosnos dois casosnos dois casosnos dois casos, as partes resultantes da divisªo sªo iguais entre si? Trata-se, portanto, de um modelo simØtrico longitudinal e transversal- mente. Neste modelo Ø Ø Ø Ø Ø possível imaginar a aplicaçªo de meio-cortemeio-cortemeio-cortemeio-cortemeio-corte.

Analise o desenho a seguir (modelo de plÆstico n” 35) e imagine-o cortado longitudinal e transversalmente.

14Verificando o entendimento VocŒ acha que Ø possível a aplicaçªo de meio-corte no modelo anterior?

Por quŒ?

Resposta

VocŒ deve ter respondido que nªo Ø possível imaginar a aplicaçªo de meiocorte, pois este modelo Ø simØtrico apenas longitudinalmente. Portanto, nªo apresenta as condiçıes para aplicaçªo de meio-corte.

Representaçªo do meio-corte

Acompanhe a aplicaçªo do meio-corte em um modelo simØtrico nos dois sentidos.

Imagine o modelo atingido atØ a metade por um plano de corte longitudinal

(P1). Depois, imagine o modelo cortado atØ a metade por um plano de corte transversal (P2).

AULA14 Imagine que a parte atingida pelo corte foi retirada.

Observando o modelo com meio-corte, vocŒ pode analisar os elementos internos. AlØm disso, ainda pode observar o aspecto externo, que corresponde à parte nªo atingida pelo corte.

O modelo estava sendo visto de frente, quando o corte foi imaginado. Logo, a vista onde o corte deve ser representado Ø a vista frontal.

Analise a vista frontal vista frontal vista frontal vista frontal vista frontal representada em projeçªo ortogrÆfica com aplicaçªo do meio-corte.

A linha traço e ponto estreita, que divide a vista frontal ao meio, Ø a linha delinha delinha delinha delinha de simetriasimetriasimetriasimetriasimetria.

As partes maciças, atingidas pelo corte, sªo representadas hachuradashachuradashachuradashachuradashachuradas. O centro dos elementos internos, que se tornaram visíveis com o corte, Ø indicado pela linha de centrolinha de centrolinha de centrolinha de centrolinha de centro. Neste exemplo, os elementos que ficaram visíveis com o corte sªo: o furo passante da direita e metade do furo central.

Metade da vista frontal nªo foi atingida pelo meio-corte: o furo passante da esquerda e metade do furo central nªonªonªonªonªo sªo representados no desenho. Isso ocorre porque o modelo Ø simØtrico. A metade da vista frontal nªo atingida pelo corte Ø exatamente igual à outra metade. Assim, nªo Ø necessÆrio repetir a indicaçªo dos elementos internos na parte nªo atingida pelo corte. Entretanto, o centro dos elementos nªo visíveis deve ser indicado.

Quando o modelo Ø representado com meio-corte, nªo Ø necessÆrio indicar os planos de corte. As demais vistas sªo representadas normalmente.

Analise mais uma vez a perspectiva do modelo e, ao lado, suas vistas ortogrÆficas.

AULA14

Verificando o entendimento Pense e responda.O modelo abaixo pode ser representado com meio-corte? Por quŒ?

Resposta:

Veja se vocŒ acertou. VocŒ deve ter respondido que sim, porque este modelo Ø simØtrico tanto longitudinal como transversalmente. Observe novamente o modelo do exercício anterior e faça o que Ø pedido.

Verificando o entendimento Complete o desenho da vista frontal representando o meio-corte.

Se vocŒ fez o exercício corretamente, a vista frontal deve ter ficado como mostra o desenho a seguir:

AULA14Meio-corte nas vistas do desenho tØcnico O meio-corte pode ser representado em qualquer das vistas do desenho tØcnico. A vista representada em corte depende da posiçªo do observador ao imaginar o corte. Quando o observador imagina o meio-corte vendo a peça dedededede frentefrentefrentefrentefrente, a vista representada em corte Ø a frontal.

Sempre que a linha de simetria que atravessa a vista em corte for verticalverticalverticalverticalvertical, a parte representada em corte deve ficar à direitaà direitaà direitaà direitaà direita, conforme recomendaçªo da ABNT.

Quando o observador imagina o meio-corte vendo o modelo de lado, o meiocorte deve ser representado na vista lateral esquerda.

Lembre-se que nªo hÆ necessidade de fazer qualquer indicaçªo do local por onde passam os planos de corte nas outras vistas.

Quando o meio-corte Ø imaginado de cima, a vista representada em meiocorte Ø a superior.

AULA14

No desenho, a linha de simetria que atravessa a vista superior Ø vertical.

Assim, a parte em corte deve ser representada no desenho à direita.

Quando a linha de simetria que atravessa a vista em corte estiver na posiçªo horizontal, a metade em corte deve ser representada na parte inferior do desenho, abaixo da linha de simetria. É isso que vocŒ pode observar, analisando a vista frontal em meio-corte, no exemplo a seguir.

A escolha da vista onde o meio-corte deve ser representado depende das formas do modelo e das posiçıes dos elementos que se quer analisar.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Analise as vistas ortogrÆficas e faça um traço embaixo das palavras que respondem corretamente às perguntas.

a)a)a)a)a)Qual a vista representada em meio-corte? · vista lateral esquerda;

· vista frontal.

b)b)b)b)b)Qual a direçªo de onde o corte foi imaginado? · de lado;

· de frente.

c)c)c)c)c)O que mostra a vista em meio-corte? · só os elementos internos da peça;

· os elementos internos e as partes externas da peça.

d)d)d)d)d)Em que vista devem ser indicados os planos de corte? · na vista superior;

· nªo hÆ necessidade de indicar os planos de corte.

e)e)e)e)e)Os elementos internos nªo atingidos pelo corte: · devem ser representados na vista em meio-corte pela linha tracejada estreita;

· nªo devem ser representados na vista em meio-corte.

Exercícios

AULA14

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Assinale com um X os desenhos tØcnicos com representaçªo de meio-corte.

a) a) a) a) a)( )b) b) b) b) b) ( )

c)c)c)c)c) ( )d) d) d) d) d) ( )

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Imagine que a peça abaixo sofreu meio-corte, vista de cima. Complete, no desenho tØcnico, a vista atingida pelo corte.

AULA14

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Analise as perspectivas e assinale com X as que correspondem a modelos ou peças que podem ser representados em meio-corte.

b) ( )b) ( )b) ( )b) ( )b) ( ) c) ( )c) ( )c) ( )c) ( )c) ( )

Comentários