TELECURSO 2000 Mecânica - 16. se??o e encurtamento

TELECURSO 2000 Mecânica - 16. se??o e encurtamento

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Introduçªo Seçªo e encurtamento

Nossa aula

Em desenho tØcnico busca-se, sempre, a forma mais simples, clara e prÆtica de representar o maior nœmero possível de informaçıes.

VocŒ jÆ viu como a representaçªo em corte facilita a interpretaçªo de elementos internos ou de elementos nªo visíveis ao observador. Mas, às vezes, o corte nªo Ø o recurso adequado para mostrar a forma de partes internas da peça. Nestes casos, devemos utilizar a representaçªo em seçªoseçªoseçªoseçªoseçªo, que Ø um dos assuntos que vocŒ vai aprender nesta aula. As representaçıes em seçªo tambØm sªo normalizadas pela ABNT (NBR10067/1987).

Observe a perspectiva, a seguir:

Este desenho mostra uma peça longa, com forma constante. Em desenho tØcnico existe um recurso que permite simplificar a representaçªo de peças deste tipo: Ø por meio do encurtamento, outro assunto que vocŒ vai estudar nesta aula.

E tem mais: num mesmo desenho, vocŒ pode encontrar representaçıes de seçıes e tambØm de encurtamento.

Representaçªo em seçªo

Secionar quer dizer cortar. Assim, a representaçªo em seçªo tambØm Ø feita imaginando-se que a peça sofreu corte.

Mas existe uma diferença fundamental entre a representaçªo em corte e a representaçªo em seçªo. VocŒ vai compreender bem essa diferença, analisando alguns exemplos.

AULA16

Imagine o modelo representado a seguir (modelo de plÆstico n” 15) secionado por um plano de corte transversal. Analise a perspectiva do modelo, atingida pelo plano de corte e, embaixo, as suas vistas ortogrÆficas com a representaçªo do corte na vista lateral.

A vista lateral mostra a superfície atingida pelo corte e tambØm a projeçªo da parte da peça que ficou alØm do plano de corte. A vista lateral permite analisar a parte atingida pelo corte e tambØm outros elementos da peça.

Veja agora o desenho tØcnico do mesmo modelo, com representaçªo em seçªo.

Note que, ao lado da vista frontal estÆ representada a seçªo A. Esta seçªo mostra a parte maciça atingida pelo plano de corte. A seçªo representa o perfil interno rebatido da peça ou de uma parte da peça.

A indicaçªo da seçªo representada pela linha traço e ponto com traços largos nas extremidades aparece na vista frontal, no local onde se imaginou passar o plano de corte.

A linha de corte onde se imagina o rebatimento da seçªo deve ser sempre no centro do elemento secionado.

Enquanto a representaçªo em corte mostra as partes maciças atingidas pelo corte e outros elementos, a representaçªo em seçªo mostra apenas a parte atingida pelo corte. Resolva o exercício, para nªo esquecer.

AULA16Verificando o entendimento Escreva C para a afirmativa que se refere a corte e S para a afirmativa que se refere a seçªo:

a)a)a)a)a)()mostra apenas a parte cortada da peça; b)b)b)b)b)()mostra a parte cortada e outros elementos.

Veja as respostas corretas: a)a)a)a)a) S e b)b)b)b)b) C.C.C.C.C.

Nos desenhos tØcnicos de peças a seçªo pode ser representada: fora da vista, fora da vista, fora da vista, fora da vista, fora da vista, dentro da vista ou interrompendo a vista.dentro da vista ou interrompendo a vista.dentro da vista ou interrompendo a vista.dentro da vista ou interrompendo a vista.dentro da vista ou interrompendo a vista.

Seçªo fora da vista

Os desenhos tØcnicos com seçªo fora da vista sªo semelhantes, em alguns pontos, aos desenhos tØcnicos em corte. Observe o próximo desenho.

Compare as vistas ortogrÆficas desta peça em corte e em seçªo.

Observe as semelhanças e as diferenças entre os dois desenhos.

Semelhanças: Semelhanças: Semelhanças: Semelhanças: Semelhanças: Em ambos os casos imaginaram-se cortes na peça; eles apresentam indicaçªo do plano de corte e as partes maciças atingidas pelo corte sªo hachuradas.

Diferenças: Diferenças: Diferenças: Diferenças: Diferenças: No desenho em corte, a vista onde o corte Ø representado mostra outros elementos da peça, alØm da parte maciça atingida pelo corte, enquanto que o desenho em seçªo mostra apenas a parte cortada; a indicaçªo do corte Ø feita pela palavra corte, seguida de duas letras maiœsculas repetidas, enquanto que a identificaçªo da seçªo Ø feita pela palavra seçªo, tambØm seguida de duas letras maiœsculas repetidas.

AULA16

VocŒ notou que o rebaixo na vista frontal apresenta duas linhas que se cruzam em diagonal? Essas duas linhas contínuas estreitas, que aparecem cruzadas na vista frontal, indicam que a superfície assinalada Ø plana, derivada de uma superfície cilíndrica.

Em desenho tØcnico, quando queremos indicar que uma superfície Ø plana, obtida a partir de superfície cilíndrica, utilizamos essas duas linhas cruzadas. Veja, a seguir, outra maneira de posicionar a seçªo fora da vista.

Neste caso, a seçªo aparece ligada à vista por uma linha traço e ponto estreita, que indica o local por onde se imaginou passar o plano de corte.

Uma vez que a relaçªo entre a seçªo e a parte da peça que ela representa Ø evidente por si, nªo Ø necessÆrio dar nome à seçªo.

Seçıes sucessivas fora da vista

Quando se tratar de uma peça com vÆrios elementos diferentes, Ø aconselhÆ- vel imaginar vÆrias seçıes sucessivas para analisar o perfil de cada elemento.

16No desenho tØcnico, as seçıes sucessivas tambØm podem ser representadas: próximas da vista e ligadas por linha traço e ponto; em posiçıes diferentes mas, neste caso, identificadas pelo nome. Compare as duas formas de representaçªo, a seguir:

Analise mais um exemplo de seçıes sucessivas e faça o que Ø pedido no exercício.

Verificando o entendimento

Na figura A as seçıes sucessivas estªo representadas ao lado da vista frontal.

Complete o desenho da figura B, representando as mesmas seçıes sucessivas próximas da vista.

Fig. A

Fig. B

AULA16

Acompanhe as explicaçıes e confira seu desenho: a seçªo A representa o perfil da espiga redonda com rebaixo. Sabemos que hÆ um rebaixo por causa das linhas cruzadas, que sªo indicadoras de superfície plana. A seçªo B representa o perfil da parte cilíndrica, atravessada por um rasgo de forma retangular.

Na figura B, as seçıes devem ser representadas rebatidas, próximas da vista frontal. Nªo hÆ, portanto, necessidade de indicar o plano de corte nem os nomes das seçıes. Veja como deve ter ficado seu desenho:

Seçªo dentro da vista

A seçªo pode ser representada rebatida dentro da vista, desde que nªo prejudique a interpretaçªo do desenho. Observe a próxima perspectiva em corte e, ao lado, sua representaçªo em vista ortogrÆfica, com a seçªo representada dentro da vista.

Para representar o contorno da seçªo dentro da vista, usa-se a linha contínua estreita. A parte maciça Ø representada hachurada. Quando a seçªo aparece rebatida dentro das vistas do desenho tØcnico, ela nªo vem identificada pela palavra seçªo, seguida de letras do alfabeto.

Na seçªo dentro das vistas tambØm nªo aparece a indicaçªo do plano de corte. Agora Ø sua vez!

Verificando o entendimento

Observe a perspectiva, em corte, e represente, na vista ortogrÆfica, a seçªo correspondente.

AULA16 Muito bem! O perfil que vocΠrepresentou deve ter ficado com a forma abaixo.

Seçªo interrompendo a vista

Observe a perspectiva em corte de uma peça sextavada e, ao lado, sua representaçªo em vista ortogrÆfica com uma seçªo.

Quando a seçªo Ø representada interrompendo as vistas do desenho tØcnico, ela nªo vem identificada pela palavra seçªo, seguida pelas letras do alfabeto.

Na seçªo interrompendo as vistas nªo aparece a linha indicativa de corte. A interrupçªo da vista Ø feita por uma linha que vocŒ jÆ conhece: a linha de ruptura.

Observe novamente a vista ortogrÆfica e veja que os dois lados interrompidos da vista frontal estªo representados com linha de ruptura.

Verifique se este tipo de representaçªo ficou claro. Resolva o exercício a seguir.

Verificando o entendimento

Analise a perspectiva em corte e complete a vista frontal desenhando a linha de ruptura e representando uma seçªo interrompendo a vista.

Antes de conferir sua resposta observe que a vista superior nªo apresenta linhas de ruptura. Basta representar a seçªo em uma das vistas do desenho tØcnico.

Agora confira. Sua vista frontal deve ter ficado como o desenho a seguir.

Outra possibilidade Ø que vocŒ tenha representado a linha de ruptura em ziguezague.

AULA 16

Seçıes enegrecidas

Quando a Ærea da seçªo Ø a de um perfil de pouca espessura, ao invØs de se representarem as hachuras, o local Ø enegrecidoenegrecidoenegrecidoenegrecidoenegrecido.

As seçıes enegrecidas tanto podem ser representadas fora das vistas como dentro das vistas, ou, ainda, interrompendo as vistas. Veja um exemplo de cada caso.

Encurtamento

Certos tipos de peças, que apresentam formas longas e constantes, podem ser representadas de maneira mais prÆtica.

O recurso utilizado em desenho tØcnico para representar estes tipos de peças

Ø o encurtamento.

A representaçªo com encurtamento, alØm de ser mais prÆtica, nªo apresenta qualquer prejuízo para a interpretaçªo do desenho.

Nem todas as peças podem ser representadas com encurtamento. A seguir vocŒ vai conhecer as condiçıes para que se possa usar este tipo de representaçªo.

Condiçıes para representaçªo com encurtamento

O encurtamento só pode ser imaginado no caso de peças longas ou de peças que contŒm partes longas e de forma constante. Veja o exemplo de um eixo com duas espigas nas extremidades e uma parte central longa, de forma constante. Imagine o eixo secionado por dois planos de corte, como mostra a ilustraçªo.

AULA16

Como a parte compreendida entre os cortes nªo apresenta variaçıes e nªo contØm elementos, vocŒ pode imaginar a peça sem esta parte, o que nªo prejudica sua interpretaçªo.

Verifique se ficou bem entendido. Faça o próximo exercício.

Verificando o entendimento

Analise as perspectivas abaixo e assinale com X as peças que podem ser representadas com encurtamento.

Confira! As alternativas a, c e d, embora sejam peças longas, nªo podem ser representadas com encurtamento porque suas formas apresentam elementos diferentes na parte longa. Logo, vocŒ deve ter assinalado com um X apenas a alternativa b, que corresponde a uma peça com a parte longa em forma cônica. A forma cônica Ø considerada uma forma constante.

Mais de um encurtamento na mesma peça

Certos tipos de peças podem ser imaginadas com mais de um encurtamento.

Observe a chapa com quatro furos, por exemplo. VocŒ pode imaginar um encurtamento do comprimento e outro no sentido da largura, sem qualquer prejuízo da interpretaçªo da peça ou de seus elementos.

a) ( )b) ( )d) ( )c) ( )

AULA16

O encurtamento pode ser imaginado nos sentidos do comprimento, da altura e da largura da peça. Pode-se, tambØm, imaginar mais de um encurtamento no mesmo sentido, como mostra o desenho a seguir.

Observe, pense e resolva!

Complete a frase: na peça abaixo pode(m) ser imaginado(s)
encurtamento(s) no sentido do(a)

Verificando o entendimento

Verifique se acertou. Nos espaços em branco vocŒ deve ter escrito: doisdoisdoisdoisdois e comprimentocomprimentocomprimentocomprimentocomprimento. Confirme a resposta, analisando o desenho abaixo.

AULA16Representaçªo do encurtamento no desenho tØcnico Nas representaçıes com encurtamento, as partes imaginadas cortadas sªo limitadas por linhas de rupturalinhas de rupturalinhas de rupturalinhas de rupturalinhas de ruptura, que sªo linhas contínuas estreitas, desenhadas à mªo-livre.

Nos desenhos tØcnicos confeccionados à mÆquina, pode-se optar pela linha contínua estreita em ziguezague para representar os encurtamentos.

Representaçªo com encurtamento e seçªo

É muito comum, em desenho tØcnico, a seçªo aparecer na representaçªo com encurtamento. Aplicando encurtamento e seçªo num mesmo desenho, economizamos tempo e espaço. Veja um exemplo.

O suporte, representado em perspectiva, Ø uma peça que tem vÆrias partes longas, onde vocŒ pode imaginar encurtamentos. Na vista ortogrÆfica desta peça Ø possível representar, ao mesmo tempo, os encurtamentos e as seçıes.

AULA 16

Note que a peça estÆ representada atravØs da vista frontal. Neste desenho estªo representados 4 encurtamentos e 4 seçıes. Duas seçıes estªo indicadas na vista frontal e representadas fora da vista: Seçªo A e Seçªo B. Uma seçªo aparece rebatida dentro da vista. Quando a seçªo vem rebatida na vista, nªo Ø necessÆrio dar-lhe um nome. Por fim, observe que no encurtamento da parte inclinada aparece representada a quarta seçªo.

Analise o próximo desenho e procure identificar, vocŒ mesmo, as seçıes e os encurtamentos representados.

Verificando o entendimento Estude as vistas ortogrÆficas e faça o que Ø pedido:

a)a)a)a)a)Faça um círculo em volta da seçªo representada dentro da vista; b)b)b)b)b)Faça um X na seçªo representada interrompendo a vista; c)c)c)c)c)Escreva C se a afirmativa for correta e E se for errada:

( )No local em que a seçªo aparece interrompendo a vista estÆ representado um encurtamento.

d)d)d)d)d)Escreva, nos locais apropriados, os nomes das seçıes representadas fora da vista.

e)e)e)e)e)Desenhe uma seta apontando para o encurtamento representado neste desenho.

AULA16

Veja as respostas corretas, a seguir. Para verificar as respostas aos itens: a, b, d, e observe o desenho.

O item c merece um comentÆrio. A afirmativa estÆ errada porque no local em que a seçªo aparece interrompendo a vista, neste caso, nªo estÆ representado um encurtamento. VocŒ pode comprovar que nªo houve encurtamento analisando a vista frontal, que aparece representada inteira, sem qualquer indicaçªo de encurtamento neste ponto. Quanto ao item e, tanto faz se vocŒ apontou a seta para a vista frontal ou para a vista superior, pois o encurtamento representado nas duas vistas Ø o mesmo.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Analise as vistas ortogrÆficas e escreva: (C)para as que apresentam corte (S)para as que apresentam seçªo

()( )( )( )( )
()( )( )( )( )
()( )( )( )( )

Exercícios

AULA16

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Complete as frases escolhendo a alternativa correta.

a)a)a)a)a)O contorno da seçªo Ø representado por meio de

luma linha contínua larga; luma linha contínua estreita.

interrupçªo Ø

b)b)b)b)b)Quando a seçªo aparece interrompendo a vista, a linha que indica a la linha de ruptura la linha indicativa de corte

cilíndrica, no desenho tØcnico utilizamos

c)c)c)c)c)Para indicar que uma superfície Ø plana, derivada de uma superfície llinhas grossas em diagonal; lduas linhas estreitas cruzadas em diagonal;

d)d)d)d)d)Quando a seçªo Ø representada dentro da vista

lØ necessÆrio identificar o nome da seçªo lnªo Ø necessÆrio identificar o nome da seçªo

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Analise a perspectiva em corte e complete, na vista ortogrÆfica, a representaçªo da seçªo dentro da vista.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Analise as vistas ortogrÆficas e escreva,nas linhas indicadas, a localizaçªo das seçıes.

a)a)a)a)a) b)b)b)b)b) c)c)c)c)c) d)d)d)d)d)

AULA16

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Analise a perspectiva em corte e represente as seçıes: A e B, indicadas na vista frontal.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Analise a perspectiva em corte e represente a seçªo próxima da vista.

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Analise a perspectiva com indicaçªo do plano de corte e represente, no quadriculado, a seçªo enegrecida.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Assinale com um X as peças que podem ser representadas com encurtamento.

a) () a) ( ) a) ( ) a) ( ) a) ( ) b) ( ) b) ( ) b) ( ) b) ( ) b) ( )

c) ( ) c) ( ) c) ( ) c) ( ) c) ( ) d) ( ) d) ( ) d) ( ) d) ( ) d) ( )

AULA16

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

(Parte 1 de 2)

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